Neoliberalismo e desenvolvimento da concepção de mundo: uma leitura a partir da Psicologia Histórico-Cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52629 |
Resumo: | : la obra discute el desarrollo del psiquismo y la concepción del mundo en el período dominado por el neoliberalismo y su variante ideológica, el social-liberalismo. En un primer momento, se realiza una discusión teórica sobre el concepto de social-liberalismo. En el segundo, se expone la Psicología Histórico-Cultural como comprensión del sujeto. En el tercer y último momento, se examina una letra del subgénero musical funk ostentação, utilizando la obra como objeto de análisis de la cosmovisión de una porción de la juventud a principios de la década de 2010. Se concluye que el social-liberalismo refuerza una concepción de el mundo se centró en el individualismo y la defensa del orden. |
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Neoliberalismo e desenvolvimento da concepção de mundo: uma leitura a partir da Psicologia Histórico-CulturalPsicologia Histórico-CulturalNeoliberalismoSocial-liberalismoFunk ostentaçãoConcepção de mundo: la obra discute el desarrollo del psiquismo y la concepción del mundo en el período dominado por el neoliberalismo y su variante ideológica, el social-liberalismo. En un primer momento, se realiza una discusión teórica sobre el concepto de social-liberalismo. En el segundo, se expone la Psicología Histórico-Cultural como comprensión del sujeto. En el tercer y último momento, se examina una letra del subgénero musical funk ostentação, utilizando la obra como objeto de análisis de la cosmovisión de una porción de la juventud a principios de la década de 2010. Se concluye que el social-liberalismo refuerza una concepción de el mundo se centró en el individualismo y la defensa del orden.O trabalho debate o desenvolvimento do psiquismo e da concepção de mundo no período hegemonizado pelo neoliberalismo e sua variante ideológica, o social-liberalismo. Em um primeiro momento, realiza-se uma discussão teórica sobre o conceito de social-liberalismo. No segundo, ocorre a exposição da Psicologia Histórico-Cultural enquanto compreensão de sujeito. No terceiro e último momento, examina-se uma letra do subgênero musical funk ostentação, utilizando a obra como objeto de análise da concepção de mundo de uma parcela da juventude no início da década de 2010. Conclui-se que o social-liberalismo reforça uma concepção de mundo voltada para o individualismo e a defesa da ordem.Universidade Federal da Bahia2023-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5262910.9771/gmed.v15i1.52629Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 93-1152175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52629/29042Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Juliano Baltazar2023-05-01T01:36:20Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/52629Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2023-05-01T01:36:20Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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