Neoliberalismo e desenvolvimento da concepção de mundo: uma leitura a partir da Psicologia Histórico-Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Juliano Baltazar
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52629
Resumo: : la obra discute el desarrollo del psiquismo y la concepción del mundo en el período dominado por el neoliberalismo y su variante ideológica, el social-liberalismo. En un primer momento, se realiza una discusión teórica sobre el concepto de social-liberalismo. En el segundo, se expone la Psicología Histórico-Cultural como comprensión del sujeto. En el tercer y último momento, se examina una letra del subgénero musical funk ostentação, utilizando la obra como objeto de análisis de la cosmovisión de una porción de la juventud a principios de la década de 2010. Se concluye que el social-liberalismo refuerza una concepción de el mundo se centró en el individualismo y la defensa del orden.
id UFBA-10_2b62ba694d68be0363ebc1942b59dbbe
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/52629
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Neoliberalismo e desenvolvimento da concepção de mundo: uma leitura a partir da Psicologia Histórico-CulturalPsicologia Histórico-CulturalNeoliberalismoSocial-liberalismoFunk ostentaçãoConcepção de mundo: la obra discute el desarrollo del psiquismo y la concepción del mundo en el período dominado por el neoliberalismo y su variante ideológica, el social-liberalismo. En un primer momento, se realiza una discusión teórica sobre el concepto de social-liberalismo. En el segundo, se expone la Psicología Histórico-Cultural como comprensión del sujeto. En el tercer y último momento, se examina una letra del subgénero musical funk ostentação, utilizando la obra como objeto de análisis de la cosmovisión de una porción de la juventud a principios de la década de 2010. Se concluye que el social-liberalismo refuerza una concepción de el mundo se centró en el individualismo y la defensa del orden.O trabalho debate o desenvolvimento do psiquismo e da concepção de mundo no período hegemonizado pelo neoliberalismo e sua variante ideológica, o social-liberalismo. Em um primeiro momento, realiza-se uma discussão teórica sobre o conceito de social-liberalismo. No segundo, ocorre a exposição da Psicologia Histórico-Cultural enquanto compreensão de sujeito. No terceiro e último momento, examina-se uma letra do subgênero musical funk ostentação, utilizando a obra como objeto de análise da concepção de mundo de uma parcela da juventude no início da década de 2010. Conclui-se que o social-liberalismo reforça uma concepção de mundo voltada para o individualismo e a defesa da ordem.Universidade Federal da Bahia2023-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5262910.9771/gmed.v15i1.52629Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 93-1152175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52629/29042Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Juliano Baltazar2023-05-01T01:36:20Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/52629Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2023-05-01T01:36:20Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Neoliberalismo e desenvolvimento da concepção de mundo: uma leitura a partir da Psicologia Histórico-Cultural
title Neoliberalismo e desenvolvimento da concepção de mundo: uma leitura a partir da Psicologia Histórico-Cultural
spellingShingle Neoliberalismo e desenvolvimento da concepção de mundo: uma leitura a partir da Psicologia Histórico-Cultural
Pereira, Juliano Baltazar
Psicologia Histórico-Cultural
Neoliberalismo
Social-liberalismo
Funk ostentação
Concepção de mundo
title_short Neoliberalismo e desenvolvimento da concepção de mundo: uma leitura a partir da Psicologia Histórico-Cultural
title_full Neoliberalismo e desenvolvimento da concepção de mundo: uma leitura a partir da Psicologia Histórico-Cultural
title_fullStr Neoliberalismo e desenvolvimento da concepção de mundo: uma leitura a partir da Psicologia Histórico-Cultural
title_full_unstemmed Neoliberalismo e desenvolvimento da concepção de mundo: uma leitura a partir da Psicologia Histórico-Cultural
title_sort Neoliberalismo e desenvolvimento da concepção de mundo: uma leitura a partir da Psicologia Histórico-Cultural
author Pereira, Juliano Baltazar
author_facet Pereira, Juliano Baltazar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Juliano Baltazar
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Histórico-Cultural
Neoliberalismo
Social-liberalismo
Funk ostentação
Concepção de mundo
topic Psicologia Histórico-Cultural
Neoliberalismo
Social-liberalismo
Funk ostentação
Concepção de mundo
description : la obra discute el desarrollo del psiquismo y la concepción del mundo en el período dominado por el neoliberalismo y su variante ideológica, el social-liberalismo. En un primer momento, se realiza una discusión teórica sobre el concepto de social-liberalismo. En el segundo, se expone la Psicología Histórico-Cultural como comprensión del sujeto. En el tercer y último momento, se examina una letra del subgénero musical funk ostentação, utilizando la obra como objeto de análisis de la cosmovisión de una porción de la juventud a principios de la década de 2010. Se concluye que el social-liberalismo refuerza una concepción de el mundo se centró en el individualismo y la defensa del orden.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52629
10.9771/gmed.v15i1.52629
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52629
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v15i1.52629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52629/29042
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 93-115
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313515317985280