ESCOLA ITINERANTE DO MST: 20 ANOS DE APRENDIZADOS NA LUTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmagro, Sandra Luciana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bahniuk, Caroline, Camini, Isabela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21691
Resumo: O presente texto analisa o significado político e pedagógico das Escolas Itinerantes localizadas nos acampamentos do MST em seu percurso 20 anos. Estas escolas acompanham a dinâmica dos acampamentos e buscam desenvolver o projeto educativo do MST. A fonte de dados tem por base pesquisa documental, e observações em espaços de formação de professores. O artigo sintetiza estudos anteriores das autoras, porém elegendo como aspectos centrais na análise a formação dos educadores, a relação da escola com o Estado e a forma escolar. A bibliografia encontra sustentação, dentre outros, em Pistrak e Freitas. A partir destes aspectos evidenciamos que as Escolas Itinerantes tem desenvolvido diversas e sistemáticas estratégias de formação dos educadores, confronta o Estado burguês ao mesmo tempo em que dele depende e possui potencialidade para questionar a forma escolar e realizar uma escola em sintonia com a luta dos trabalhadores, o que se processa em meio a diversos limites e contradições.
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