ESCOLA ITINERANTE DO MST: 20 ANOS DE APRENDIZADOS NA LUTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21691 |
Resumo: | O presente texto analisa o significado político e pedagógico das Escolas Itinerantes localizadas nos acampamentos do MST em seu percurso 20 anos. Estas escolas acompanham a dinâmica dos acampamentos e buscam desenvolver o projeto educativo do MST. A fonte de dados tem por base pesquisa documental, e observações em espaços de formação de professores. O artigo sintetiza estudos anteriores das autoras, porém elegendo como aspectos centrais na análise a formação dos educadores, a relação da escola com o Estado e a forma escolar. A bibliografia encontra sustentação, dentre outros, em Pistrak e Freitas. A partir destes aspectos evidenciamos que as Escolas Itinerantes tem desenvolvido diversas e sistemáticas estratégias de formação dos educadores, confronta o Estado burguês ao mesmo tempo em que dele depende e possui potencialidade para questionar a forma escolar e realizar uma escola em sintonia com a luta dos trabalhadores, o que se processa em meio a diversos limites e contradições. |
id |
UFBA-10_5af782ca6b2c3ada316dac5887213977 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/21691 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCOLA ITINERANTE DO MST: 20 ANOS DE APRENDIZADOS NA LUTAEscola ItineranteAcampamentosMSTForma escolarO presente texto analisa o significado político e pedagógico das Escolas Itinerantes localizadas nos acampamentos do MST em seu percurso 20 anos. Estas escolas acompanham a dinâmica dos acampamentos e buscam desenvolver o projeto educativo do MST. A fonte de dados tem por base pesquisa documental, e observações em espaços de formação de professores. O artigo sintetiza estudos anteriores das autoras, porém elegendo como aspectos centrais na análise a formação dos educadores, a relação da escola com o Estado e a forma escolar. A bibliografia encontra sustentação, dentre outros, em Pistrak e Freitas. A partir destes aspectos evidenciamos que as Escolas Itinerantes tem desenvolvido diversas e sistemáticas estratégias de formação dos educadores, confronta o Estado burguês ao mesmo tempo em que dele depende e possui potencialidade para questionar a forma escolar e realizar uma escola em sintonia com a luta dos trabalhadores, o que se processa em meio a diversos limites e contradições.Universidade Federal da Bahia2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2169110.9771/gmed.v9i2.21691Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 2 (2017): PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO; 168-1842175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21691/14891Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessDalmagro, Sandra LucianaBahniuk, CarolineCamini, Isabela2017-10-19T15:54:04Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/21691Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:54:04Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCOLA ITINERANTE DO MST: 20 ANOS DE APRENDIZADOS NA LUTA |
title |
ESCOLA ITINERANTE DO MST: 20 ANOS DE APRENDIZADOS NA LUTA |
spellingShingle |
ESCOLA ITINERANTE DO MST: 20 ANOS DE APRENDIZADOS NA LUTA Dalmagro, Sandra Luciana Escola Itinerante Acampamentos MST Forma escolar |
title_short |
ESCOLA ITINERANTE DO MST: 20 ANOS DE APRENDIZADOS NA LUTA |
title_full |
ESCOLA ITINERANTE DO MST: 20 ANOS DE APRENDIZADOS NA LUTA |
title_fullStr |
ESCOLA ITINERANTE DO MST: 20 ANOS DE APRENDIZADOS NA LUTA |
title_full_unstemmed |
ESCOLA ITINERANTE DO MST: 20 ANOS DE APRENDIZADOS NA LUTA |
title_sort |
ESCOLA ITINERANTE DO MST: 20 ANOS DE APRENDIZADOS NA LUTA |
author |
Dalmagro, Sandra Luciana |
author_facet |
Dalmagro, Sandra Luciana Bahniuk, Caroline Camini, Isabela |
author_role |
author |
author2 |
Bahniuk, Caroline Camini, Isabela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalmagro, Sandra Luciana Bahniuk, Caroline Camini, Isabela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Itinerante Acampamentos MST Forma escolar |
topic |
Escola Itinerante Acampamentos MST Forma escolar |
description |
O presente texto analisa o significado político e pedagógico das Escolas Itinerantes localizadas nos acampamentos do MST em seu percurso 20 anos. Estas escolas acompanham a dinâmica dos acampamentos e buscam desenvolver o projeto educativo do MST. A fonte de dados tem por base pesquisa documental, e observações em espaços de formação de professores. O artigo sintetiza estudos anteriores das autoras, porém elegendo como aspectos centrais na análise a formação dos educadores, a relação da escola com o Estado e a forma escolar. A bibliografia encontra sustentação, dentre outros, em Pistrak e Freitas. A partir destes aspectos evidenciamos que as Escolas Itinerantes tem desenvolvido diversas e sistemáticas estratégias de formação dos educadores, confronta o Estado burguês ao mesmo tempo em que dele depende e possui potencialidade para questionar a forma escolar e realizar uma escola em sintonia com a luta dos trabalhadores, o que se processa em meio a diversos limites e contradições. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21691 10.9771/gmed.v9i2.21691 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21691 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v9i2.21691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21691/14891 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 2 (2017): PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO; 168-184 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313517492731904 |