O grande ausente da educação matemática e a alienação na educação escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/35659 |
Resumo: | A alienação por muito tempo foi considerada uma temática revisionista no campo marxista sendo pouco explorada em Educação Matemática (EM). Partindo da alienação como categoria marxista analisamos a Teoria da Objetivação chegando à conclusão de que esta se equivoca ao ignorar a luta de classes como categoria analítica na educação escolar desembocando numa postura pedagógica idealista. Por fim defendemos duas tarefas para a TO na perspectiva da revolução socialista: tomar a luta de classes como central na análise concreta da realidade da sala de aula de matemática e articular suas estratégias pedagógicas de superação da alienação com as lutas mais amplas da classe trabalhadora. |
id |
UFBA-10_9618e995c1b4d77ad7be11025cfcbfac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/35659 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
O grande ausente da educação matemática e a alienação na educação escolarAlienaçãoEducação Matemática EscolarTeoria da Objetivação.A alienação por muito tempo foi considerada uma temática revisionista no campo marxista sendo pouco explorada em Educação Matemática (EM). Partindo da alienação como categoria marxista analisamos a Teoria da Objetivação chegando à conclusão de que esta se equivoca ao ignorar a luta de classes como categoria analítica na educação escolar desembocando numa postura pedagógica idealista. Por fim defendemos duas tarefas para a TO na perspectiva da revolução socialista: tomar a luta de classes como central na análise concreta da realidade da sala de aula de matemática e articular suas estratégias pedagógicas de superação da alienação com as lutas mais amplas da classe trabalhadora.Universidade Federal da Bahia2021-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3565910.9771/gmed.v12i3.35659Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 3 (2020): Friedrich Engels – 200 anos!!; 423-4342175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/35659/23936Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessWagner, GuilhermeSilveira, Everaldo2021-01-19T15:57:06Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/35659Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-01-19T15:57:06Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O grande ausente da educação matemática e a alienação na educação escolar |
title |
O grande ausente da educação matemática e a alienação na educação escolar |
spellingShingle |
O grande ausente da educação matemática e a alienação na educação escolar Wagner, Guilherme Alienação Educação Matemática Escolar Teoria da Objetivação. |
title_short |
O grande ausente da educação matemática e a alienação na educação escolar |
title_full |
O grande ausente da educação matemática e a alienação na educação escolar |
title_fullStr |
O grande ausente da educação matemática e a alienação na educação escolar |
title_full_unstemmed |
O grande ausente da educação matemática e a alienação na educação escolar |
title_sort |
O grande ausente da educação matemática e a alienação na educação escolar |
author |
Wagner, Guilherme |
author_facet |
Wagner, Guilherme Silveira, Everaldo |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Everaldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wagner, Guilherme Silveira, Everaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alienação Educação Matemática Escolar Teoria da Objetivação. |
topic |
Alienação Educação Matemática Escolar Teoria da Objetivação. |
description |
A alienação por muito tempo foi considerada uma temática revisionista no campo marxista sendo pouco explorada em Educação Matemática (EM). Partindo da alienação como categoria marxista analisamos a Teoria da Objetivação chegando à conclusão de que esta se equivoca ao ignorar a luta de classes como categoria analítica na educação escolar desembocando numa postura pedagógica idealista. Por fim defendemos duas tarefas para a TO na perspectiva da revolução socialista: tomar a luta de classes como central na análise concreta da realidade da sala de aula de matemática e articular suas estratégias pedagógicas de superação da alienação com as lutas mais amplas da classe trabalhadora. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/35659 10.9771/gmed.v12i3.35659 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/35659 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v12i3.35659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/35659/23936 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 3 (2020): Friedrich Engels – 200 anos!!; 423-434 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313518324252672 |