Avaliação de Cursos a Partir de seus Usuários: Análise de Expectativas e Perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luzia Coelho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Paixão, Roberto Brazileiro, Duarte, Francisco Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24345
Resumo: A pesquisa teve como objetivo principal analisar a avaliação que egressos de dois cursos de especialização fazem da formação recebida. O estudo avaliativo foi respaldado na literatura sobre avaliação de programas educacionais, com abordagem centrada em usuários, como consumidores dos serviços ofertados. As categorias avaliativas emergiram da análise de conteúdo de documentos escritos pelos usuários antes e depois da formação. A abordagem avaliativa possibilitou a identificação de aspectos avaliativos dos cursos e das contribuições da formação para as práticas de gestão dos profissionais qualificados. A análise comparativa, ex ante e ex post, revela que as expectativas iniciais foram contempladas com a formação e aponta interesse dos usuários na avaliação de aspectos organizacionais do curso. Resultados permitem refletir sobre ampliação, em ambiente virtual, de oportunidades de interação entre os participantes e entre aluno e conteúdo. Aspectos relacionados à estrutura física não foram apontados na pesquisa.
id UFBA-11_8471df240253097c8b38e2e2157ba077
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24345
network_acronym_str UFBA-11
network_name_str Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de Cursos a Partir de seus Usuários: Análise de Expectativas e PerspectivasAvaliação. Lato sensu. Expectativas. Programa PNAP. Avaliação de egressos.A pesquisa teve como objetivo principal analisar a avaliação que egressos de dois cursos de especialização fazem da formação recebida. O estudo avaliativo foi respaldado na literatura sobre avaliação de programas educacionais, com abordagem centrada em usuários, como consumidores dos serviços ofertados. As categorias avaliativas emergiram da análise de conteúdo de documentos escritos pelos usuários antes e depois da formação. A abordagem avaliativa possibilitou a identificação de aspectos avaliativos dos cursos e das contribuições da formação para as práticas de gestão dos profissionais qualificados. A análise comparativa, ex ante e ex post, revela que as expectativas iniciais foram contempladas com a formação e aponta interesse dos usuários na avaliação de aspectos organizacionais do curso. Resultados permitem refletir sobre ampliação, em ambiente virtual, de oportunidades de interação entre os participantes e entre aluno e conteúdo. Aspectos relacionados à estrutura física não foram apontados na pesquisa.Universidade Federal da Bahia2018-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24345Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 6 n. 3 (2017)2317-24282316-8196reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24345/15950Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Luzia CoelhoPaixão, Roberto BrazileiroDuarte, Francisco Ricardo2018-05-20T11:10:55Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24345Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/rigsONGhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/oairevistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br2317-24282316-8196opendoar:2018-05-20T11:10:55Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de Cursos a Partir de seus Usuários: Análise de Expectativas e Perspectivas
title Avaliação de Cursos a Partir de seus Usuários: Análise de Expectativas e Perspectivas
spellingShingle Avaliação de Cursos a Partir de seus Usuários: Análise de Expectativas e Perspectivas
Rodrigues, Luzia Coelho
Avaliação. Lato sensu. Expectativas. Programa PNAP. Avaliação de egressos.
title_short Avaliação de Cursos a Partir de seus Usuários: Análise de Expectativas e Perspectivas
title_full Avaliação de Cursos a Partir de seus Usuários: Análise de Expectativas e Perspectivas
title_fullStr Avaliação de Cursos a Partir de seus Usuários: Análise de Expectativas e Perspectivas
title_full_unstemmed Avaliação de Cursos a Partir de seus Usuários: Análise de Expectativas e Perspectivas
title_sort Avaliação de Cursos a Partir de seus Usuários: Análise de Expectativas e Perspectivas
author Rodrigues, Luzia Coelho
author_facet Rodrigues, Luzia Coelho
Paixão, Roberto Brazileiro
Duarte, Francisco Ricardo
author_role author
author2 Paixão, Roberto Brazileiro
Duarte, Francisco Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Luzia Coelho
Paixão, Roberto Brazileiro
Duarte, Francisco Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação. Lato sensu. Expectativas. Programa PNAP. Avaliação de egressos.
topic Avaliação. Lato sensu. Expectativas. Programa PNAP. Avaliação de egressos.
description A pesquisa teve como objetivo principal analisar a avaliação que egressos de dois cursos de especialização fazem da formação recebida. O estudo avaliativo foi respaldado na literatura sobre avaliação de programas educacionais, com abordagem centrada em usuários, como consumidores dos serviços ofertados. As categorias avaliativas emergiram da análise de conteúdo de documentos escritos pelos usuários antes e depois da formação. A abordagem avaliativa possibilitou a identificação de aspectos avaliativos dos cursos e das contribuições da formação para as práticas de gestão dos profissionais qualificados. A análise comparativa, ex ante e ex post, revela que as expectativas iniciais foram contempladas com a formação e aponta interesse dos usuários na avaliação de aspectos organizacionais do curso. Resultados permitem refletir sobre ampliação, em ambiente virtual, de oportunidades de interação entre os participantes e entre aluno e conteúdo. Aspectos relacionados à estrutura física não foram apontados na pesquisa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24345
url https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24345/15950
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Social
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Social
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 6 n. 3 (2017)
2317-2428
2316-8196
reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
collection Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br
_version_ 1797686151755071488