DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Maria do Céu
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sousa, Luís, Lopes, Manuel José, Magalhães, Maria Dulce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/42849
Resumo: Objetivo: analisar o pensamento crítico desenvolvido pelos estudantes participantes de um componente curricular do curso de graduação em enfermagem. Método: estudo de natureza qualitativa, observacional e comparativa, antes e após a intervenção. Foi aplicado questionário sociodemográfico e texto-estímulo em dois momentos. A amostra foi constituída por 48 estudantes que frequentaram a unidade curricular de Pensamento Crítico em Enfermagem. Resultados: no primeiro momento, os estudantes reconheceram o pensamento crítico como importante na tomada de decisão e no desenvolvimento de competências, educar para pensar. No segundo momento, os comentários indicaram um papel ativo da escola, e a informação e o conhecimento do estudante são acurados no contexto formativo. Considerações finais: no pensamento crítico desenvolvido pelos estudantes participantes do componente curricular do curso de enfermagem constatou-se alteração significativa no léxico dos dois momentos, houve desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, das quais destacamos a interpretação, a argumentação, a análise e avaliação.Descritores: Pensamento. Conhecimento. Tomada de Decisão Clínica. Educação em Enfermagem. Estudantes de Enfermagem.
id UFBA-14_3e86f88edc7546676f8f4b5cec95418d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/42849
network_acronym_str UFBA-14
network_name_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEMObjetivo: analisar o pensamento crítico desenvolvido pelos estudantes participantes de um componente curricular do curso de graduação em enfermagem. Método: estudo de natureza qualitativa, observacional e comparativa, antes e após a intervenção. Foi aplicado questionário sociodemográfico e texto-estímulo em dois momentos. A amostra foi constituída por 48 estudantes que frequentaram a unidade curricular de Pensamento Crítico em Enfermagem. Resultados: no primeiro momento, os estudantes reconheceram o pensamento crítico como importante na tomada de decisão e no desenvolvimento de competências, educar para pensar. No segundo momento, os comentários indicaram um papel ativo da escola, e a informação e o conhecimento do estudante são acurados no contexto formativo. Considerações finais: no pensamento crítico desenvolvido pelos estudantes participantes do componente curricular do curso de enfermagem constatou-se alteração significativa no léxico dos dois momentos, houve desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, das quais destacamos a interpretação, a argumentação, a análise e avaliação.Descritores: Pensamento. Conhecimento. Tomada de Decisão Clínica. Educação em Enfermagem. Estudantes de Enfermagem.Universidade Federal da Bahia2022-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4284910.18471/rbe.v36.42849Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 36 (2022)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 36 (2022)Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 36 (2022)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/42849/26230https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/42849/26231Copyright (c) 2022 Revista Baiana de Enfermagem‏info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Maria do CéuSousa, LuísLopes, Manuel JoséMagalhães, Maria Dulce2021-11-22T14:21:34Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/42849Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2021-11-22T14:21:34Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
title DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Marques, Maria do Céu
title_short DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
title_full DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
title_sort DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
author Marques, Maria do Céu
author_facet Marques, Maria do Céu
Sousa, Luís
Lopes, Manuel José
Magalhães, Maria Dulce
author_role author
author2 Sousa, Luís
Lopes, Manuel José
Magalhães, Maria Dulce
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Maria do Céu
Sousa, Luís
Lopes, Manuel José
Magalhães, Maria Dulce
description Objetivo: analisar o pensamento crítico desenvolvido pelos estudantes participantes de um componente curricular do curso de graduação em enfermagem. Método: estudo de natureza qualitativa, observacional e comparativa, antes e após a intervenção. Foi aplicado questionário sociodemográfico e texto-estímulo em dois momentos. A amostra foi constituída por 48 estudantes que frequentaram a unidade curricular de Pensamento Crítico em Enfermagem. Resultados: no primeiro momento, os estudantes reconheceram o pensamento crítico como importante na tomada de decisão e no desenvolvimento de competências, educar para pensar. No segundo momento, os comentários indicaram um papel ativo da escola, e a informação e o conhecimento do estudante são acurados no contexto formativo. Considerações finais: no pensamento crítico desenvolvido pelos estudantes participantes do componente curricular do curso de enfermagem constatou-se alteração significativa no léxico dos dois momentos, houve desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, das quais destacamos a interpretação, a argumentação, a análise e avaliação.Descritores: Pensamento. Conhecimento. Tomada de Decisão Clínica. Educação em Enfermagem. Estudantes de Enfermagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/42849
10.18471/rbe.v36.42849
url https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/42849
identifier_str_mv 10.18471/rbe.v36.42849
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/42849/26230
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/42849/26231
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Baiana de Enfermagem‏
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Baiana de Enfermagem‏
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 36 (2022)
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 36 (2022)
Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 36 (2022)
2178-8650
0102-5430
reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
collection Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv rbaiana@ufba.br
_version_ 1797066771579011072