Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carolina Luisa Bastos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35559
Resumo: A pesquisa parte dos saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha, em Salvador, e busca revelar de que forma elas desenvolveram o ofício em contato com suas vivências de religiosidade e fé. Mergulho enquanto filha de santo, artista e pesquisadora no ambiente das rezadeiras possuidoras de conhecimentos, que garantem a saúde física e espiritual que acomete o doente, trazendo a sua cura. Nesse sentido, valorizo esses costumes de manifestações tradicionais afro-brasileiras na contemporaneidade, considerando diversos aspectos: corporais, plásticos, poéticos, simbólicos, artísticos e histórico-sociais. O objetivo principal da pesquisa é ressignificar as memórias, corporalidades e elementos simbólicos de matrizes estéticas afro-brasileiras, das vivências de terreiro e narrativas da reza, que me atravessaram em processos criativos na poética de dança afroancestral: Alfazema. Uma dança que traz movimentos encarnados nas memórias, atravessamentos e estabelece relações com a religiosidade, encontros com o sagrado, comunicando corporalmente identidades e ancestralidades. Estar envolvida em vivências cotidianas do terreiro revela, nesse trabalho, os atravessamentos da cultura do Candomblé de nação Congo-Angola, abarcando as diversidades estéticas e culturais, com enfoque na memória e ancestralidade, evidenciando um modo de viver e de pensar negro. Desse modo, a pesquisa de campo, as entrevistas, a história oral e a prática como pesquisa são caminhos metodológicos que a pesquisa assumiu ao longo de dois anos.
id UFBA-2_143da0ac8789225f7a6a45e43fe64a9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/35559
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2022-06-20T15:35:50Z2022-06-20T15:35:50Z2021-05-31https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35559A pesquisa parte dos saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha, em Salvador, e busca revelar de que forma elas desenvolveram o ofício em contato com suas vivências de religiosidade e fé. Mergulho enquanto filha de santo, artista e pesquisadora no ambiente das rezadeiras possuidoras de conhecimentos, que garantem a saúde física e espiritual que acomete o doente, trazendo a sua cura. Nesse sentido, valorizo esses costumes de manifestações tradicionais afro-brasileiras na contemporaneidade, considerando diversos aspectos: corporais, plásticos, poéticos, simbólicos, artísticos e histórico-sociais. O objetivo principal da pesquisa é ressignificar as memórias, corporalidades e elementos simbólicos de matrizes estéticas afro-brasileiras, das vivências de terreiro e narrativas da reza, que me atravessaram em processos criativos na poética de dança afroancestral: Alfazema. Uma dança que traz movimentos encarnados nas memórias, atravessamentos e estabelece relações com a religiosidade, encontros com o sagrado, comunicando corporalmente identidades e ancestralidades. Estar envolvida em vivências cotidianas do terreiro revela, nesse trabalho, os atravessamentos da cultura do Candomblé de nação Congo-Angola, abarcando as diversidades estéticas e culturais, com enfoque na memória e ancestralidade, evidenciando um modo de viver e de pensar negro. Desse modo, a pesquisa de campo, as entrevistas, a história oral e a prática como pesquisa são caminhos metodológicos que a pesquisa assumiu ao longo de dois anos.The research starts from the knowledge and practice of the prayers of the Bate Folha terreiro in Salvador and seeks to reveal how they developed the craft in contact with their experiences of religiosity and faith. I dive as a daughter of a saint, artist and researcher in the environment of prayers with knowledge that guarantee the physical and spiritual health that affects the patient, bringing their cure. In this sense, I value these customs of traditional Afro-Brazilian manifestations in contemporary times, considering several aspects: corporal, plastic, poetic, symbolic, artistic and historical-social. The main objective of the research is to reframe the memories, corporalities and symbolic elements of African-Brazilian aesthetic matrixes, of the terreiro experiences and narratives of the prayer, which crossed me in creative processes in the Afro-star dance poetics Alfazema. A dance that brings movements embodied in memories, crossings and establishes relationships with religiosity, encounters with the sacred, communicating identities and ancestry bodily. Being involved in the day-to-day experiences of the terreiro reveals in this work the crossings of the Candomblé culture of the CongoAngola nation, encompassing aesthetic and cultural diversities, with a focus on memory and ancestry, showing a way of living and thinking in black. Thus, field research, interviews, oral history and practice as research are methodological paths that research has taken over two years.Submitted by Carolina Luisa Bastos Santos (pretablack23@hotmail.com) on 2022-06-20T13:46:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Carolina_Bastos_30_04_21 [versão final].pdf: 5660991 bytes, checksum: 4a2eef641cec6ad750dc25780f502677 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-06-20T15:35:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Carolina_Bastos_30_04_21 [versão final].pdf: 5660991 bytes, checksum: 4a2eef641cec6ad750dc25780f502677 (MD5)Made available in DSpace on 2022-06-20T15:35:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Carolina_Bastos_30_04_21 [versão final].pdf: 5660991 bytes, checksum: 4a2eef641cec6ad750dc25780f502677 (MD5) Previous issue date: 2021-05-31FAPESPporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)UFBABrasilEscola de DançaRezadeirasDanceAncestralityPoeticCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESDançaDança afro brasileiraDança - Aspectos religiososLinguagem corporalCurandeiras - Salvador(BA)Criação - Literária, artística, etc.Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAmoroso, Daniela MariaConrado, Amélia Vitória de SouzaLima, Evani TavaresAmoroso, Daniela Mariahttp://lattes.cnpq.br/6550148315771351Santos, Carolina Luisa Bastosreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação_Carolina_Bastos_30_04_21 [versão final].pdfDissertação_Carolina_Bastos_30_04_21 [versão final].pdfapplication/pdf5660991https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35559/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Carolina_Bastos_30_04_21%20%5bvers%c3%a3o%20final%5d.pdf4a2eef641cec6ad750dc25780f502677MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1731https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35559/2/license.txt322b424ca656d7e00c73f5549ccede1aMD52TEXTDissertação_Carolina_Bastos_30_04_21 [versão final].pdf.txtDissertação_Carolina_Bastos_30_04_21 [versão final].pdf.txtExtracted texttext/plain302803https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35559/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Carolina_Bastos_30_04_21%20%5bvers%c3%a3o%20final%5d.pdf.txt6572ac503e77323acfc9e81b6d146e46MD53ri/355592022-06-25 06:23:41.344oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-25T09:23:41Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestral
title Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestral
spellingShingle Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestral
Santos, Carolina Luisa Bastos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Dança
Dança afro brasileira
Dança - Aspectos religiosos
Linguagem corporal
Curandeiras - Salvador(BA)
Criação - Literária, artística, etc.
Rezadeiras
Dance
Ancestrality
Poetic
title_short Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestral
title_full Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestral
title_fullStr Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestral
title_full_unstemmed Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestral
title_sort Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestral
author Santos, Carolina Luisa Bastos
author_facet Santos, Carolina Luisa Bastos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amoroso, Daniela Maria
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Conrado, Amélia Vitória de Souza
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lima, Evani Tavares
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Amoroso, Daniela Maria
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6550148315771351
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carolina Luisa Bastos
contributor_str_mv Amoroso, Daniela Maria
Conrado, Amélia Vitória de Souza
Lima, Evani Tavares
Amoroso, Daniela Maria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Dança
Dança afro brasileira
Dança - Aspectos religiosos
Linguagem corporal
Curandeiras - Salvador(BA)
Criação - Literária, artística, etc.
Rezadeiras
Dance
Ancestrality
Poetic
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Dança afro brasileira
Dança - Aspectos religiosos
Linguagem corporal
Curandeiras - Salvador(BA)
Criação - Literária, artística, etc.
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Rezadeiras
Dance
Ancestrality
Poetic
description A pesquisa parte dos saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha, em Salvador, e busca revelar de que forma elas desenvolveram o ofício em contato com suas vivências de religiosidade e fé. Mergulho enquanto filha de santo, artista e pesquisadora no ambiente das rezadeiras possuidoras de conhecimentos, que garantem a saúde física e espiritual que acomete o doente, trazendo a sua cura. Nesse sentido, valorizo esses costumes de manifestações tradicionais afro-brasileiras na contemporaneidade, considerando diversos aspectos: corporais, plásticos, poéticos, simbólicos, artísticos e histórico-sociais. O objetivo principal da pesquisa é ressignificar as memórias, corporalidades e elementos simbólicos de matrizes estéticas afro-brasileiras, das vivências de terreiro e narrativas da reza, que me atravessaram em processos criativos na poética de dança afroancestral: Alfazema. Uma dança que traz movimentos encarnados nas memórias, atravessamentos e estabelece relações com a religiosidade, encontros com o sagrado, comunicando corporalmente identidades e ancestralidades. Estar envolvida em vivências cotidianas do terreiro revela, nesse trabalho, os atravessamentos da cultura do Candomblé de nação Congo-Angola, abarcando as diversidades estéticas e culturais, com enfoque na memória e ancestralidade, evidenciando um modo de viver e de pensar negro. Desse modo, a pesquisa de campo, as entrevistas, a história oral e a prática como pesquisa são caminhos metodológicos que a pesquisa assumiu ao longo de dois anos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-20T15:35:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-20T15:35:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35559
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Dança
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35559/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Carolina_Bastos_30_04_21%20%5bvers%c3%a3o%20final%5d.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35559/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35559/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Carolina_Bastos_30_04_21%20%5bvers%c3%a3o%20final%5d.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a2eef641cec6ad750dc25780f502677
322b424ca656d7e00c73f5549ccede1a
6572ac503e77323acfc9e81b6d146e46
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459646920294400