Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35559 |
Resumo: | A pesquisa parte dos saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha, em Salvador, e busca revelar de que forma elas desenvolveram o ofício em contato com suas vivências de religiosidade e fé. Mergulho enquanto filha de santo, artista e pesquisadora no ambiente das rezadeiras possuidoras de conhecimentos, que garantem a saúde física e espiritual que acomete o doente, trazendo a sua cura. Nesse sentido, valorizo esses costumes de manifestações tradicionais afro-brasileiras na contemporaneidade, considerando diversos aspectos: corporais, plásticos, poéticos, simbólicos, artísticos e histórico-sociais. O objetivo principal da pesquisa é ressignificar as memórias, corporalidades e elementos simbólicos de matrizes estéticas afro-brasileiras, das vivências de terreiro e narrativas da reza, que me atravessaram em processos criativos na poética de dança afroancestral: Alfazema. Uma dança que traz movimentos encarnados nas memórias, atravessamentos e estabelece relações com a religiosidade, encontros com o sagrado, comunicando corporalmente identidades e ancestralidades. Estar envolvida em vivências cotidianas do terreiro revela, nesse trabalho, os atravessamentos da cultura do Candomblé de nação Congo-Angola, abarcando as diversidades estéticas e culturais, com enfoque na memória e ancestralidade, evidenciando um modo de viver e de pensar negro. Desse modo, a pesquisa de campo, as entrevistas, a história oral e a prática como pesquisa são caminhos metodológicos que a pesquisa assumiu ao longo de dois anos. |
id |
UFBA-2_143da0ac8789225f7a6a45e43fe64a9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/35559 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2022-06-20T15:35:50Z2022-06-20T15:35:50Z2021-05-31https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35559A pesquisa parte dos saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha, em Salvador, e busca revelar de que forma elas desenvolveram o ofício em contato com suas vivências de religiosidade e fé. Mergulho enquanto filha de santo, artista e pesquisadora no ambiente das rezadeiras possuidoras de conhecimentos, que garantem a saúde física e espiritual que acomete o doente, trazendo a sua cura. Nesse sentido, valorizo esses costumes de manifestações tradicionais afro-brasileiras na contemporaneidade, considerando diversos aspectos: corporais, plásticos, poéticos, simbólicos, artísticos e histórico-sociais. O objetivo principal da pesquisa é ressignificar as memórias, corporalidades e elementos simbólicos de matrizes estéticas afro-brasileiras, das vivências de terreiro e narrativas da reza, que me atravessaram em processos criativos na poética de dança afroancestral: Alfazema. Uma dança que traz movimentos encarnados nas memórias, atravessamentos e estabelece relações com a religiosidade, encontros com o sagrado, comunicando corporalmente identidades e ancestralidades. Estar envolvida em vivências cotidianas do terreiro revela, nesse trabalho, os atravessamentos da cultura do Candomblé de nação Congo-Angola, abarcando as diversidades estéticas e culturais, com enfoque na memória e ancestralidade, evidenciando um modo de viver e de pensar negro. Desse modo, a pesquisa de campo, as entrevistas, a história oral e a prática como pesquisa são caminhos metodológicos que a pesquisa assumiu ao longo de dois anos.The research starts from the knowledge and practice of the prayers of the Bate Folha terreiro in Salvador and seeks to reveal how they developed the craft in contact with their experiences of religiosity and faith. I dive as a daughter of a saint, artist and researcher in the environment of prayers with knowledge that guarantee the physical and spiritual health that affects the patient, bringing their cure. In this sense, I value these customs of traditional Afro-Brazilian manifestations in contemporary times, considering several aspects: corporal, plastic, poetic, symbolic, artistic and historical-social. The main objective of the research is to reframe the memories, corporalities and symbolic elements of African-Brazilian aesthetic matrixes, of the terreiro experiences and narratives of the prayer, which crossed me in creative processes in the Afro-star dance poetics Alfazema. A dance that brings movements embodied in memories, crossings and establishes relationships with religiosity, encounters with the sacred, communicating identities and ancestry bodily. Being involved in the day-to-day experiences of the terreiro reveals in this work the crossings of the Candomblé culture of the CongoAngola nation, encompassing aesthetic and cultural diversities, with a focus on memory and ancestry, showing a way of living and thinking in black. Thus, field research, interviews, oral history and practice as research are methodological paths that research has taken over two years.Submitted by Carolina Luisa Bastos Santos (pretablack23@hotmail.com) on 2022-06-20T13:46:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Carolina_Bastos_30_04_21 [versão final].pdf: 5660991 bytes, checksum: 4a2eef641cec6ad750dc25780f502677 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-06-20T15:35:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Carolina_Bastos_30_04_21 [versão final].pdf: 5660991 bytes, checksum: 4a2eef641cec6ad750dc25780f502677 (MD5)Made available in DSpace on 2022-06-20T15:35:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Carolina_Bastos_30_04_21 [versão final].pdf: 5660991 bytes, checksum: 4a2eef641cec6ad750dc25780f502677 (MD5) Previous issue date: 2021-05-31FAPESPporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)UFBABrasilEscola de DançaRezadeirasDanceAncestralityPoeticCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESDançaDança afro brasileiraDança - Aspectos religiososLinguagem corporalCurandeiras - Salvador(BA)Criação - Literária, artística, etc.Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAmoroso, Daniela MariaConrado, Amélia Vitória de SouzaLima, Evani TavaresAmoroso, Daniela Mariahttp://lattes.cnpq.br/6550148315771351Santos, Carolina Luisa Bastosreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação_Carolina_Bastos_30_04_21 [versão final].pdfDissertação_Carolina_Bastos_30_04_21 [versão final].pdfapplication/pdf5660991https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35559/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Carolina_Bastos_30_04_21%20%5bvers%c3%a3o%20final%5d.pdf4a2eef641cec6ad750dc25780f502677MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1731https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35559/2/license.txt322b424ca656d7e00c73f5549ccede1aMD52TEXTDissertação_Carolina_Bastos_30_04_21 [versão final].pdf.txtDissertação_Carolina_Bastos_30_04_21 [versão final].pdf.txtExtracted texttext/plain302803https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35559/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Carolina_Bastos_30_04_21%20%5bvers%c3%a3o%20final%5d.pdf.txt6572ac503e77323acfc9e81b6d146e46MD53ri/355592022-06-25 06:23:41.344oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-25T09:23:41Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestral |
title |
Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestral |
spellingShingle |
Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestral Santos, Carolina Luisa Bastos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Dança Dança afro brasileira Dança - Aspectos religiosos Linguagem corporal Curandeiras - Salvador(BA) Criação - Literária, artística, etc. Rezadeiras Dance Ancestrality Poetic |
title_short |
Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestral |
title_full |
Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestral |
title_fullStr |
Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestral |
title_full_unstemmed |
Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestral |
title_sort |
Benza Deus, três vezes no coração: saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha como poética de dança afroancestral |
author |
Santos, Carolina Luisa Bastos |
author_facet |
Santos, Carolina Luisa Bastos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amoroso, Daniela Maria |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Conrado, Amélia Vitória de Souza |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lima, Evani Tavares |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Amoroso, Daniela Maria |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6550148315771351 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carolina Luisa Bastos |
contributor_str_mv |
Amoroso, Daniela Maria Conrado, Amélia Vitória de Souza Lima, Evani Tavares Amoroso, Daniela Maria |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Dança Dança afro brasileira Dança - Aspectos religiosos Linguagem corporal Curandeiras - Salvador(BA) Criação - Literária, artística, etc. Rezadeiras Dance Ancestrality Poetic |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Dança afro brasileira Dança - Aspectos religiosos Linguagem corporal Curandeiras - Salvador(BA) Criação - Literária, artística, etc. |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Rezadeiras Dance Ancestrality Poetic |
description |
A pesquisa parte dos saberes e fazeres das rezadeiras do terreiro Bate Folha, em Salvador, e busca revelar de que forma elas desenvolveram o ofício em contato com suas vivências de religiosidade e fé. Mergulho enquanto filha de santo, artista e pesquisadora no ambiente das rezadeiras possuidoras de conhecimentos, que garantem a saúde física e espiritual que acomete o doente, trazendo a sua cura. Nesse sentido, valorizo esses costumes de manifestações tradicionais afro-brasileiras na contemporaneidade, considerando diversos aspectos: corporais, plásticos, poéticos, simbólicos, artísticos e histórico-sociais. O objetivo principal da pesquisa é ressignificar as memórias, corporalidades e elementos simbólicos de matrizes estéticas afro-brasileiras, das vivências de terreiro e narrativas da reza, que me atravessaram em processos criativos na poética de dança afroancestral: Alfazema. Uma dança que traz movimentos encarnados nas memórias, atravessamentos e estabelece relações com a religiosidade, encontros com o sagrado, comunicando corporalmente identidades e ancestralidades. Estar envolvida em vivências cotidianas do terreiro revela, nesse trabalho, os atravessamentos da cultura do Candomblé de nação Congo-Angola, abarcando as diversidades estéticas e culturais, com enfoque na memória e ancestralidade, evidenciando um modo de viver e de pensar negro. Desse modo, a pesquisa de campo, as entrevistas, a história oral e a prática como pesquisa são caminhos metodológicos que a pesquisa assumiu ao longo de dois anos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-20T15:35:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-20T15:35:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35559 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Dança |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35559/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Carolina_Bastos_30_04_21%20%5bvers%c3%a3o%20final%5d.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35559/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35559/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Carolina_Bastos_30_04_21%20%5bvers%c3%a3o%20final%5d.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a2eef641cec6ad750dc25780f502677 322b424ca656d7e00c73f5549ccede1a 6572ac503e77323acfc9e81b6d146e46 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459646920294400 |