Palavraimagem na rua: criações visuais no cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Ricardo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33745
Resumo: A pesquisa tem como objeto o processo de criação de uma poética artística visual baseada na Palavraimagem que, inscrita no espaço, expande seus conteúdos simbólicos e incita percepções sensíveis, por um olhar que parte das experiências no cotidiano e às questões relacionadas à vida urbana contemporânea e se constitui na linguagem particular criada pelo artista, no trânsito entre as artes visuais, o design e a literatura. Se na poesia escrita, já conseguimos um escape ao diretamente dizível das palavras; o pressuposto é que, composta como Palavraimagem - com os recursos imagéticos e plásticos incorporados - e se relacionando com o espaço-tempo da rua, é possível potencializar suas dimensões simbólicas e sensíveis. A palavra procurada, está nas ruas; a encontrada, no cotidiano; a configurada, nas artes visuais; a apropriada, nos epigramas dos livros autorais; a sentida, nas experiências de vida; a constituída, nestes múltiplos diálogos; a maturada, através das reflexões sobre o conceito de corpo-próprio desenvolvido por Maurice Merleau-Ponty, desdobrado no processo desta poética. Mais do que “o corpo é espaço” ou “o corpo está no espaço”, “o corpo é no espaço”. A palavra é encarada aqui como um corpo. A palavra é no espaço. A minha Palavraimagem segue sendo no espaço da rua. Rua presencial, digital e simbólica, como lugar de encontro e convívio. A escrita da Tese “Palavraimagem na rua: criações visuais no cotidiano” foi estruturada em sincronia com o processo criativo autoral, ainda que este seja o gerador da investigação. O desafio foi estabelecer, através de um diálogo entre as linguagens visual e escrita, um ciclo retroalimentador entre pesquisa e produção, através da proposta de imersão em um jogo humorado feito de palavras e imagens, dirigindo-se ao encontro da intimidade do processo poético do artista/pesquisador. O texto composto por diversos estilos e não-linear em alguns trechos, buscou transpor as sensações da experiência criativa com as palavraimagens, sejam como objetos, instalações, poesias visuais, ações ou intervenções, na rua, compreendendo, assim, a Tese como um prolongamento da obra artística.
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A palavra procurada, está nas ruas; a encontrada, no cotidiano; a configurada, nas artes visuais; a apropriada, nos epigramas dos livros autorais; a sentida, nas experiências de vida; a constituída, nestes múltiplos diálogos; a maturada, através das reflexões sobre o conceito de corpo-próprio desenvolvido por Maurice Merleau-Ponty, desdobrado no processo desta poética. Mais do que “o corpo é espaço” ou “o corpo está no espaço”, “o corpo é no espaço”. A palavra é encarada aqui como um corpo. A palavra é no espaço. A minha Palavraimagem segue sendo no espaço da rua. Rua presencial, digital e simbólica, como lugar de encontro e convívio. A escrita da Tese “Palavraimagem na rua: criações visuais no cotidiano” foi estruturada em sincronia com o processo criativo autoral, ainda que este seja o gerador da investigação. O desafio foi estabelecer, através de um diálogo entre as linguagens visual e escrita, um ciclo retroalimentador entre pesquisa e produção, através da proposta de imersão em um jogo humorado feito de palavras e imagens, dirigindo-se ao encontro da intimidade do processo poético do artista/pesquisador. O texto composto por diversos estilos e não-linear em alguns trechos, buscou transpor as sensações da experiência criativa com as palavraimagens, sejam como objetos, instalações, poesias visuais, ações ou intervenções, na rua, compreendendo, assim, a Tese como um prolongamento da obra artística.The research has as its object the process of creating a visual artistic poetics based on the Wordimage, which, inscribed in the space, expands its symbolic contents and incites sensitive perceptions, through a look that starts from the experiences in daily life and the issues related to contemporary urban life and it is constituted in the particular language created by the artist, in the transit between the visual arts, design and literature. If in written poetry, we have already escaped the directly sayable of words; the assumption is that, composed as Wordimage - with the built-in plastic and image resources - and relating to the space-time of the street, it is possible to enhance its symbolic and sensitive dimensions. The searched word is in the streets; the one found in everyday life; the configured, in the visual arts; the appropriate one, in the epigrams of authorial books; the felt, in life experiences; the constituted, in these multiple dialogues; the matured one, through reflections on the concept of body-self developed by Maurice Merleau-Ponty, unfolded in the process of this poetics. More than "the body is space" or "the body is in space", "the body is in space". The word is seen here as a body. The word is in space. My Wordimage remains in the space of the street. Face-to-face, digital and symbolic street, as a place for meeting and socializing. The writing of the thesis “Wordimage on the street: visual creations in everyday life” was structured in sync with the author's creative process, even though this is the generator of the investigation. The challenge was to establish, through a dialogue between visual and written languages, a feedback loop between research and production, through the proposal of immersion in a humorous game made of words and images, aiming at meeting the intimacy of the poetic process of artist / researcher. The text, composed of different styles and non-linear in some excerpts, sought to transpose the sensations of the creative experience with the words images, whether as objects, installations, visual poetry, actions or interventions, on the street, thus understanding the Thesis as an extension of the artistic work.Submitted by Ricardo Guimarães Cardoso (ricardo.rguima@gmail.com) on 2021-07-07T20:51:07Z No. of bitstreams: 1 Tese_RicardoGuimarães.pdf: 12648268 bytes, checksum: 856cd84bc209d2b079d497dc8d3cf0d0 (MD5)Approved for entry into archive by Lêda Costa (lmrcosta@ufba.br) on 2021-07-15T16:50:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_RicardoGuimarães.pdf: 12648268 bytes, checksum: 856cd84bc209d2b079d497dc8d3cf0d0 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-15T16:50:07Z (GMT). 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