Etnoteorias parentais: um estudo com mães de diferentes gerações e níveis sociais e econômicos
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14520 |
Resumo: | As etnoteorias parentais são definidas como um conjunto organizado de ideias sobre o desenvolvimento infantil, cuidados e práticas parentais, incluindo metas de socialização: desejos e expectativas em relação ao futuro de uma criança e ao modo mais efetivo de criá-la (Harkness e Super, 1996a). Etnoteorias parentais têm sido, algumas vezes, pesquisadas conjuntamente com a concepção de modelo de self, definida como um produto das representações que o indivíduo possui de si mesmo e do modo como ele estabelece relações interpessoais (Markus & Kitayama, 1991). O objetivo deste trabalho é entender como o modelo de self e as metas de socialização são compartilhadas entre mães com diferentes níveis sociais e econômicos e de diferentes gerações. Para isso, foi adotado como perspectivas teóricas o conceito de cultura de Tooby e Cosmides (1995) e a concepção de etnoteorias parentais de Harkness e Super (1996a, 1996b). Foi realizado um estudo descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 116 mães com diferentes faixas etárias e níveis sociais e econômicos, as quais responderam as escalas de self autônomo e relacional (Kagitçibasi, 2007), a escala de metas de socialização (Keller et al., 2006) e um questionário sociodemográfico. As escalas de self foram mensuradas a partir do modelo proposto por Kagitçibasi (2007), as escalas de metas de socialização foram analisadas levando em consideração duas dimensões: autonomia e relacionamento e os dados sociodemográficos foram tratados de acordo com o Four Fator Scale de Hollinsghead (1975). Os resultados indicaram que a maioria dos participantes foi enquadrada no modelo de self autônomo relacional. Entre as mães mais jovens, prevaleceu o modelo de self autônomo separado, enquanto que entre as mães com idade mais avançada houve uma maior aderência ao modelo de self autônomo relacional. Ao comparar o modelo de self entre as mães de diferentes níveis sociais e econômicos, não foram obtidas diferenças significativas. No que se refere às metas de socialização, houve um maior compartilhamento das metas relacionais pelas mães que estudaram por menos tempo e pelas mães com menor renda. Houve correlações entre os modelos de self e as metas de socialização; no entanto, como as correlações foram fracas, os resultados permitem afirmar que há uma congruência parcial em relação à teoria dos modelos culturais, a qual indica haver um certo padrão ao relacionar os modelos de self às metas de socialização. A pesquisa realizada contribuiu para a discussão de conceitos que, embora sejam amplamente discutidos, ainda carecem de estudos empíricos. Ethnotheories are defined as an organized set of ideas regarding child development, care and parenting practices, including socialization goals, desires and expectations regarding the future of a child and the most effective way to create it (Harkness and Super, 1996a). Sometimes, ethnotheories have been studied together with the concept of self model, which is defined as a product of the representations that the individual has of himself and how he establishes interpersonal relationships (Markus & Kitayama, 1991). The objective of this study is to understand how the model of self and socialization goals are shared between mothers with different social and economic levels and different generations. Therefore, it was adopted as the theoretical perspectives of the culture concept (Tooby & Cosmides 1995) and the concept of parental ethnotheories (Harkness & Super 1996a, 1996b). It was conducted a descriptive study, using a quantitative approach. The participants were 116 mothers who varied in age and with different social and economic levels, which responded to the scales of autonomous self and relational self (Kagitçibasi, 2007), the scale of socialization goals (Keller et al., 2006) and a sociodemographic survey. The scales of self were measured from the model proposed by Kagitçibasi (2007), the scales of socialization goals were analyzed taking into account two dimensions: autonomy and relationship, and the sociodemographic data was treated according to the Four Factor Scale of Hollinsghead (1975). The results indicated that most participants were included on the relational model. Among the younger mothers, the prevailing self model was autonomous separate while between the older mothers was a greater adherence to the autonomous relational self. A comparison of the model of self among mothers of different social and economic differences was not obtained.With regard to the socialization goals, there was a greater sharing of relational goals by mothers who are less educated and for mothers with lower incomes. Correlations were observed between the models of self and socialization goals, however, the correlations were weak, the results indicate that there is a partial congruence in relation to the theory of cultural models, which suggests a certain pattern that relates the self models to the socialization goals. The research contributed to the discussion of concepts, although widely discussed, still lacks of empirical studies. |
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Barreto, Mariana Leonesy da SilveiraBarreto, Mariana Leonesy da SilveiraLordelo, Eulina da RochaSantos, Ana KarinaOliva, Ângela josefina Donato2014-02-03T14:46:30Z2014-02-03T14:46:30Z2014-02-032012-08-08http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14520As etnoteorias parentais são definidas como um conjunto organizado de ideias sobre o desenvolvimento infantil, cuidados e práticas parentais, incluindo metas de socialização: desejos e expectativas em relação ao futuro de uma criança e ao modo mais efetivo de criá-la (Harkness e Super, 1996a). Etnoteorias parentais têm sido, algumas vezes, pesquisadas conjuntamente com a concepção de modelo de self, definida como um produto das representações que o indivíduo possui de si mesmo e do modo como ele estabelece relações interpessoais (Markus & Kitayama, 1991). O objetivo deste trabalho é entender como o modelo de self e as metas de socialização são compartilhadas entre mães com diferentes níveis sociais e econômicos e de diferentes gerações. Para isso, foi adotado como perspectivas teóricas o conceito de cultura de Tooby e Cosmides (1995) e a concepção de etnoteorias parentais de Harkness e Super (1996a, 1996b). Foi realizado um estudo descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 116 mães com diferentes faixas etárias e níveis sociais e econômicos, as quais responderam as escalas de self autônomo e relacional (Kagitçibasi, 2007), a escala de metas de socialização (Keller et al., 2006) e um questionário sociodemográfico. As escalas de self foram mensuradas a partir do modelo proposto por Kagitçibasi (2007), as escalas de metas de socialização foram analisadas levando em consideração duas dimensões: autonomia e relacionamento e os dados sociodemográficos foram tratados de acordo com o Four Fator Scale de Hollinsghead (1975). Os resultados indicaram que a maioria dos participantes foi enquadrada no modelo de self autônomo relacional. 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Ethnotheories are defined as an organized set of ideas regarding child development, care and parenting practices, including socialization goals, desires and expectations regarding the future of a child and the most effective way to create it (Harkness and Super, 1996a). Sometimes, ethnotheories have been studied together with the concept of self model, which is defined as a product of the representations that the individual has of himself and how he establishes interpersonal relationships (Markus & Kitayama, 1991). The objective of this study is to understand how the model of self and socialization goals are shared between mothers with different social and economic levels and different generations. Therefore, it was adopted as the theoretical perspectives of the culture concept (Tooby & Cosmides 1995) and the concept of parental ethnotheories (Harkness & Super 1996a, 1996b). It was conducted a descriptive study, using a quantitative approach. The participants were 116 mothers who varied in age and with different social and economic levels, which responded to the scales of autonomous self and relational self (Kagitçibasi, 2007), the scale of socialization goals (Keller et al., 2006) and a sociodemographic survey. The scales of self were measured from the model proposed by Kagitçibasi (2007), the scales of socialization goals were analyzed taking into account two dimensions: autonomy and relationship, and the sociodemographic data was treated according to the Four Factor Scale of Hollinsghead (1975). The results indicated that most participants were included on the relational model. Among the younger mothers, the prevailing self model was autonomous separate while between the older mothers was a greater adherence to the autonomous relational self. 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The research contributed to the discussion of concepts, although widely discussed, still lacks of empirical studies.Submitted by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2014-01-17T17:58:53Z No. of bitstreams: 1 Dissertação MARIANA LEONESY DA SILVEIRA BARRETO.pdf: 848353 bytes, checksum: 650d968a10392e974b4a25e844b739b5 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Portela (anapoli@ufba.br) on 2014-02-03T14:46:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação MARIANA LEONESY DA SILVEIRA BARRETO.pdf: 848353 bytes, checksum: 650d968a10392e974b4a25e844b739b5 (MD5)Made available in DSpace on 2014-02-03T14:46:30Z (GMT). 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Participaram da pesquisa 116 mães com diferentes faixas etárias e níveis sociais e econômicos, as quais responderam as escalas de self autônomo e relacional (Kagitçibasi, 2007), a escala de metas de socialização (Keller et al., 2006) e um questionário sociodemográfico. As escalas de self foram mensuradas a partir do modelo proposto por Kagitçibasi (2007), as escalas de metas de socialização foram analisadas levando em consideração duas dimensões: autonomia e relacionamento e os dados sociodemográficos foram tratados de acordo com o Four Fator Scale de Hollinsghead (1975). Os resultados indicaram que a maioria dos participantes foi enquadrada no modelo de self autônomo relacional. Entre as mães mais jovens, prevaleceu o modelo de self autônomo separado, enquanto que entre as mães com idade mais avançada houve uma maior aderência ao modelo de self autônomo relacional. Ao comparar o modelo de self entre as mães de diferentes níveis sociais e econômicos, não foram obtidas diferenças significativas. No que se refere às metas de socialização, houve um maior compartilhamento das metas relacionais pelas mães que estudaram por menos tempo e pelas mães com menor renda. Houve correlações entre os modelos de self e as metas de socialização; no entanto, como as correlações foram fracas, os resultados permitem afirmar que há uma congruência parcial em relação à teoria dos modelos culturais, a qual indica haver um certo padrão ao relacionar os modelos de self às metas de socialização. A pesquisa realizada contribuiu para a discussão de conceitos que, embora sejam amplamente discutidos, ainda carecem de estudos empíricos. Ethnotheories are defined as an organized set of ideas regarding child development, care and parenting practices, including socialization goals, desires and expectations regarding the future of a child and the most effective way to create it (Harkness and Super, 1996a). Sometimes, ethnotheories have been studied together with the concept of self model, which is defined as a product of the representations that the individual has of himself and how he establishes interpersonal relationships (Markus & Kitayama, 1991). The objective of this study is to understand how the model of self and socialization goals are shared between mothers with different social and economic levels and different generations. Therefore, it was adopted as the theoretical perspectives of the culture concept (Tooby & Cosmides 1995) and the concept of parental ethnotheories (Harkness & Super 1996a, 1996b). It was conducted a descriptive study, using a quantitative approach. The participants were 116 mothers who varied in age and with different social and economic levels, which responded to the scales of autonomous self and relational self (Kagitçibasi, 2007), the scale of socialization goals (Keller et al., 2006) and a sociodemographic survey. The scales of self were measured from the model proposed by Kagitçibasi (2007), the scales of socialization goals were analyzed taking into account two dimensions: autonomy and relationship, and the sociodemographic data was treated according to the Four Factor Scale of Hollinsghead (1975). The results indicated that most participants were included on the relational model. Among the younger mothers, the prevailing self model was autonomous separate while between the older mothers was a greater adherence to the autonomous relational self. A comparison of the model of self among mothers of different social and economic differences was not obtained.With regard to the socialization goals, there was a greater sharing of relational goals by mothers who are less educated and for mothers with lower incomes. Correlations were observed between the models of self and socialization goals, however, the correlations were weak, the results indicate that there is a partial congruence in relation to the theory of cultural models, which suggests a certain pattern that relates the self models to the socialization goals. The research contributed to the discussion of concepts, although widely discussed, still lacks of empirical studies. |
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