Zambiapunga: educação, memória e identidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Núbia Cecília Pereira dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18448
Resumo: Este trabalho tem como linha de análise os grupos de Zambiapunga das cidades de Taperoá, Valença, Nilo Peçanha e Cairu. Tendo maior foco no folguedo da Ilha de Boipeba, distrito de Cairu, onde a pesquisadora leciona e tem maior contato com a comunidade. O Zambiapunga é um grupo formado por dezenas de homens e mulheres, mascarados, com roupas multicoloridas, portando uma espécie de chapéu, conhecido como capacete, em forma de cone enfeitado de papel crepom. Eles desfilam na madrugada do dia primeiro de novembro, pelas ruas das cidades, convidando a população para participarem da festa. De origem dos povos bantus, levam às mãos tambores, enxadas, cuícas e búzios marinhos, seguindo um cortejo enfileirado de várias coreografias. O principal objetivo desse estudo é compreender como os processos de educação, envolvendo a manifestação cultural, aqui apresentada, contribuem para uma reflexão sobre seu papel na valorização e fortalecimento da memória, da identidade e da cultura local. Portanto, procurar-se-á analisar o folguedo num contexto cotidiano quando as representações religiosas, culturais, econômicas e políticas existentes no interior da mesma se manifestam e se movimentam com base na dinâmica das representações simbólicas, acompanhadas pelas singularidades: festa, máscara, instrumentos e coreografias. Para realização deste trabalho, fez-se necessário o apoio de um referencial teórico específico bem como a tomada de depoimentos orais e documentos internos dos grupos, documentários, fotografias e outros recursos, na tentativa de descrever e compreender as relações formadas pelos diversos sujeitos e grupos sociais e, na permanência da memória viva deste ritual, pois para permanecer é preciso transformar!
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De origem dos povos bantus, levam às mãos tambores, enxadas, cuícas e búzios marinhos, seguindo um cortejo enfileirado de várias coreografias. O principal objetivo desse estudo é compreender como os processos de educação, envolvendo a manifestação cultural, aqui apresentada, contribuem para uma reflexão sobre seu papel na valorização e fortalecimento da memória, da identidade e da cultura local. Portanto, procurar-se-á analisar o folguedo num contexto cotidiano quando as representações religiosas, culturais, econômicas e políticas existentes no interior da mesma se manifestam e se movimentam com base na dinâmica das representações simbólicas, acompanhadas pelas singularidades: festa, máscara, instrumentos e coreografias. Para realização deste trabalho, fez-se necessário o apoio de um referencial teórico específico bem como a tomada de depoimentos orais e documentos internos dos grupos, documentários, fotografias e outros recursos, na tentativa de descrever e compreender as relações formadas pelos diversos sujeitos e grupos sociais e, na permanência da memória viva deste ritual, pois para permanecer é preciso transformar!ABSTRACT This work has as analysis guideline the Zambiapunga’s groups from the cities of Taperoá, Valença, Nil oPeçanha and Cairu. The greater focus will be on the merriment group of Boipeba, in Cairu district, where the researcher teaches and has greater contact with the community. The Zambiapunga is a group of dozens of men and women masked, with multicoloured clothes, carrying a kind of a hat, known as helmet, with a shape of a cone and decorated with crepe paper. Their parade takes place early in the morning on November 1st, through the city streets, inviting the population to join in the party. Their origin comes from the African bantus people; they take in their hands drums, hoes, cuícas (a Brazilian friction drum) and marine shells, following a queued procession of several choreographies. The main objective of this study is to understand how the education process, involving this cultural event here presented, contributes to a reflection about the enhancement and strengthening of the memory, the identity and the local culture. Therefore, this study will look for to analyse this merriment in a daily context, when the religious, cultural, economic and political representations existing within it, manifest and move based on the dynamics of symbolic representations, accompanied by singularities: parties, masks, instruments and choreography. For this work, it was necessary a support of a specific theoretical framework as well as taking oral testimonies and internal documents of the cultural groups, documentaries, photos and other resources in an attempt to describe and understand the relations established by various individuals and social groups, and in the permanence of the living memory of this ritual, because to persist one must to transform!Submitted by Núbia Perreira Restini (nubialennon4@hotmail.com) on 2016-01-05T19:50:28Z No. of bitstreams: 1 ZAMBIAPUNGA- Educação, Memória e Identidade.pdf: 4637545 bytes, checksum: 796b993443b150d46d1978ae287db539 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2016-01-07T15:15:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZAMBIAPUNGA- Educação, Memória e Identidade.pdf: 4637545 bytes, checksum: 796b993443b150d46d1978ae287db539 (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-07T15:15:02Z (GMT). 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