Comportamento do consumidor de educação superior a distância: análise das características influenciadoras e do processo de compra numa instituição baiana de ensino superior privado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7652 |
Resumo: | 202 p. |
id |
UFBA-2_308e5dcac87302f4eb67bd3572a02178 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/7652 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Oliveira, Luciana Nery deOliveira, Luciana Nery deCardoso, Claudio Guimarães2012-12-18T18:40:54Z2012-12-18T18:40:54Z2010http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7652202 p.O presente estudo se dedica a pesquisar o comportamento do consumidor de ensino superior privado de educação a distância, usando a parte central do modelo “Estímulo Resposta”, apresentado por Kotler (2007) e suas subdivisões: as características do público e o processo de compra do consumidor. Para isso, foi realizado um estudo preliminar de caso numa das mais importantes Instituições de Ensino Superior do Nordeste, utilizando como principal instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado; e como universo amostral, alunos matriculados no primeiro trimestre de 2010, que frequentavam os encontros presenciais na cidade de Salvador. Os resultados sugerem que não há diferenças expressivas nas características demográficas e socioeconômicas entre o público da Instituição pesquisada e o das demais Instituições de Ensino Superior de Educação a Distância nacionais. As respostas apontam também que, especialmente nos momentos anteriores à matrícula, eram bastante positivas as avaliações que os alunos faziam da Instituição, objeto deste estudo, no que tange aos aspectos psicológicos descritos pelo autor do modelo: percepção, motivação, aprendizagem e atitudes. Na análise do processo de compra, foram identificadas necessidades de ajustes, especialmente, em duas fases: no momento de captação de seu público, quando as respostas apontam que os alunos se matriculam sem conhecer o projeto; e na fase denominada “pós-compra”, quando foram identificados fortes indícios da existência de dissonância cognitiva. Caso a Instituição decida considerar e adotar os resultados deste trabalho, a própria literatura do comportamento do consumidor é recomendada para correção dos aspectos críticos que foram detectados pela pesquisa. Nessa tarefa, conta com a força da marca, também identificada através das respostas coletadas. Independente das informações direcionadas à Instituição alvo, acredita-se que, por extensão, a pesquisa deverá contribuir com os estudos de marketing educacional e servir como auxílio às Instituições de Educação Superior a Distância, que pretendem conhecer mais profundamente esse tipo de consumidor.Submitted by Santiago Fabio (fabio.ssantiago@hotmail.com) on 2012-12-18T18:40:54Z No. of bitstreams: 1 66.pdf: 1284476 bytes, checksum: 240a3f22901954cfa5bfd348a885b6bb (MD5)Made available in DSpace on 2012-12-18T18:40:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 66.pdf: 1284476 bytes, checksum: 240a3f22901954cfa5bfd348a885b6bb (MD5) Previous issue date: 2010SalvadorUniversidade Federal da Bahiahttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/luciana_nery_de_oliveira.pdfreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAInstituição de Ensino SuperiorEducação a DistânciaComportamento do ConsumidorHigher education institutiondistance-learningconsumer behaviorComportamento do consumidor de educação superior a distância: análise das características influenciadoras e do processo de compra numa instituição baiana de ensino superior privadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL66.pdf66.pdfapplication/pdf1284476https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7652/1/66.pdf240a3f22901954cfa5bfd348a885b6bbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7652/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXT66.pdf.txt66.pdf.txtExtracted texttext/plain377299https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7652/3/66.pdf.txte21f5e5dbee807c8835191e40d3dde9aMD53ri/76522022-07-05 14:03:15.182oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:15Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor de educação superior a distância: análise das características influenciadoras e do processo de compra numa instituição baiana de ensino superior privado |
title |
Comportamento do consumidor de educação superior a distância: análise das características influenciadoras e do processo de compra numa instituição baiana de ensino superior privado |
spellingShingle |
Comportamento do consumidor de educação superior a distância: análise das características influenciadoras e do processo de compra numa instituição baiana de ensino superior privado Oliveira, Luciana Nery de Instituição de Ensino Superior Educação a Distância Comportamento do Consumidor Higher education institution distance-learning consumer behavior |
title_short |
Comportamento do consumidor de educação superior a distância: análise das características influenciadoras e do processo de compra numa instituição baiana de ensino superior privado |
title_full |
Comportamento do consumidor de educação superior a distância: análise das características influenciadoras e do processo de compra numa instituição baiana de ensino superior privado |
title_fullStr |
Comportamento do consumidor de educação superior a distância: análise das características influenciadoras e do processo de compra numa instituição baiana de ensino superior privado |
title_full_unstemmed |
Comportamento do consumidor de educação superior a distância: análise das características influenciadoras e do processo de compra numa instituição baiana de ensino superior privado |
title_sort |
Comportamento do consumidor de educação superior a distância: análise das características influenciadoras e do processo de compra numa instituição baiana de ensino superior privado |
author |
Oliveira, Luciana Nery de |
author_facet |
Oliveira, Luciana Nery de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Luciana Nery de Oliveira, Luciana Nery de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Claudio Guimarães |
contributor_str_mv |
Cardoso, Claudio Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituição de Ensino Superior Educação a Distância Comportamento do Consumidor Higher education institution distance-learning consumer behavior |
topic |
Instituição de Ensino Superior Educação a Distância Comportamento do Consumidor Higher education institution distance-learning consumer behavior |
description |
202 p. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-12-18T18:40:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-12-18T18:40:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7652 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/luciana_nery_de_oliveira.pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7652/1/66.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7652/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7652/3/66.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
240a3f22901954cfa5bfd348a885b6bb 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 e21f5e5dbee807c8835191e40d3dde9a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459413950824448 |