Riografias e reexistências negras: a poesia de Lívia Natália
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31640 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma cartografia em riografias de poemas publicados pela poeta Lívia Natália. Para esta construção coloco em movimento os procedimentos estéticos, artísticos e políticos das produções literárias da escritora em busca de compreender como consistem em reexistências aos estereótipos coloniais, racistas e sexistas na direção de mulheres negras de maneira a romper as fronteiras da literatura colocando-a em expansão. Os discursos fabricados sobre o corpo da mulher negra que escreve movimentam-se nas fissuras e rachaduras e expõem os modos de funcionamento da colonialidade do gênero, com isso as reexistências dizem do racismo e sexismo que funcionam no discurso colonial e desnudam as condições de produção da escrita literária negra e feminina. Sendo assim, desenvolver problematizações acerca dos poemas publicados nos livros da poeta a fim de analisar discursos que circulam e são produzidos sobre a mulher negra de maneira a compreender como as relações de poder são estabelecidas frente a produção literária negrofeminina fazem parte dos elementos constitutivos deste trabalho. Além de construir tais problematizações acerca dos textos literários da escritora baiana contemporânea Lívia Natália, o entendimento delineado é o de que, tanto a pesquisa quanto a poética dos textos selecionados para este trabalho consistem em riografias, entendo-a como um procedimento de criação estético para o labor crítico-teórico da qual as águas põem-se a escorrer pelo mapa. Sendo assim, problematizar as contradições entre hegemonia e reexistências na poética baiana contemporânea no contexto de colonialidade, respondem ao que pode uma lírica de rupturas existentes na poética de Lívia Natália. |
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Carmo, Camila do NascimentoCarmo, Camila do NascimentoSouza, Arivaldo Sacramento deGivigi, Ana Cristina NascimentoDuarte, Rosinês de Jesus2020-03-11T18:01:36Z2020-03-11T18:01:36Z2020-03-112019http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31640Esta pesquisa apresenta uma cartografia em riografias de poemas publicados pela poeta Lívia Natália. Para esta construção coloco em movimento os procedimentos estéticos, artísticos e políticos das produções literárias da escritora em busca de compreender como consistem em reexistências aos estereótipos coloniais, racistas e sexistas na direção de mulheres negras de maneira a romper as fronteiras da literatura colocando-a em expansão. Os discursos fabricados sobre o corpo da mulher negra que escreve movimentam-se nas fissuras e rachaduras e expõem os modos de funcionamento da colonialidade do gênero, com isso as reexistências dizem do racismo e sexismo que funcionam no discurso colonial e desnudam as condições de produção da escrita literária negra e feminina. Sendo assim, desenvolver problematizações acerca dos poemas publicados nos livros da poeta a fim de analisar discursos que circulam e são produzidos sobre a mulher negra de maneira a compreender como as relações de poder são estabelecidas frente a produção literária negrofeminina fazem parte dos elementos constitutivos deste trabalho. Além de construir tais problematizações acerca dos textos literários da escritora baiana contemporânea Lívia Natália, o entendimento delineado é o de que, tanto a pesquisa quanto a poética dos textos selecionados para este trabalho consistem em riografias, entendo-a como um procedimento de criação estético para o labor crítico-teórico da qual as águas põem-se a escorrer pelo mapa. Sendo assim, problematizar as contradições entre hegemonia e reexistências na poética baiana contemporânea no contexto de colonialidade, respondem ao que pode uma lírica de rupturas existentes na poética de Lívia Natália.Esta investigación presenta una cartografía en riografías de poemas publicados por la poeta Lívia Natália. Para esta construcción coloco en movimiento los procedimientos estéticos, artísticos y políticos de las producciones literarias de la escritora en busca de comprender comoconsiste en reexistencias a los estereotipos coloniales, racistas y sexistas en la dirección de mujeres negras de manera a romper las fronteras de la literatura colocándola en expansión. Los discursos fabricados sobre el cuerpo de la mujer negra que escribe se mueven en las fisuras y las grietas y exponen los modos de funcionamiento de la colonialidad del género, con eso las historias dicen del racismo y sexismo que funcionan en el discurso colonial y desnudan las condiciones de producción de la escritura literaria negra y femenina. Siendo así, desarrollar problemastizaciones acerca de los poemas publicados en los libros de la poeta a fin de analizar discursos que circulan y son producidos sobre la mujer negra de manera a comprender cómo las relaciones de poder se establecen frente a la producción literaria negrafeminina forman parte de los elementos constitutivos de este trabajo . Además de construir tales problemáticas acerca de los textos literarios de la escritora baiana contemporánea Lívia Natália, el entendimiento delineado es que tanto la investigación como la poética de los textos seleccionados para este trabajo consisten en riografías, la entiendo como un procedimiento de creación estético para la labor crítico-teóricamente cuáles las aguas se ponen a escurrir por el mapa. Siendo así, problematizar las contradicciones entre hegemonía y reexistencias en la poética baiana contemporánea en el contexto de colonialidad, responden a lo que puede una lírica de rupturas existentes en la poética de Lívia Natália.Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2020-03-11T14:00:07Z No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1088472 bytes, checksum: 8527ed56b4b1e63b9701c5f4d7cb8239 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-03-11T18:01:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1088472 bytes, checksum: 8527ed56b4b1e63b9701c5f4d7cb8239 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-11T18:01:36Z (GMT). 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