Monitoramento das políticas públicas de ensino no IF Sertão-PE: desafios e perspectivas
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29379 |
Resumo: | O presente trabalho aborda o Monitoramento das Políticas Públicas de Ensino no IF Sertão-PE: desafios e perspectivas. Projeto de Intervenção realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e teve como objetivo analisar os indicadores de gestão a partir dos documentos que definem e regulamentam os Institutos Federais, na perspectiva de disponibilizar para a gestão, em possíveis necessidades futuras, instrumentos de acompanhamento das ações planejadas para a efetividade institucional. Este projeto foi organizado em trilhas: a teórica, a metodológica, a de análise de dados e a da proposta interventiva. Na trilha 1 foi apresentado o referencial teórico, visando fundamentar a importância do monitoramento e avaliação das políticas de ensino, com a abordagem dos seguintes temas: “Políticas Públicas”; “Educação e Educação Profissional e Tecnológica” e “Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. A trilha dois aborda a metodologia para a realização da pesquisa, a terceira, propôs-se atender aos objetivos dessa pesquisa, seguindo as seguintes etapas, a saber: análise dos regramentos legais que regulamentam os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil em relação às metas a serem alcançadas pelo IF Sertão-PE; análise e comparação dos dados extraídos da Planilha do SISTEC 2016; apresentação dos dados para as equipes gestoras do IF Sertão-PE e para os servidores lotados no Departamento de Ensino nos Campi; na última trilha tem-se uma proposta de um modelo de acompanhamento e monitoramento das políticas de ensino. Os resultados obtidos demonstram que a falta de monitoramento é a maior problemática, quando se trata de indicadores acadêmicos. Diante dessa constatação, foram apresentadas propostas de ações, na trilha do monitoramento, que poderão ser utilizadas pela Pró-Reitoria de Ensino e as Direções de Ensino, para a implantação do monitoramento e avaliação das políticas de ensino no IF Sertão-PE, visando à melhoria dos índices apresentados nessa pesquisa. Palavras-chave: Avaliação. Termo de Acordo e Metas. Monitoramento. Políticas Públicas. |
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Melo Neto, Maria MarliSá, Maria Roseli Gomes Brito deGuimarães de Souza, LanaraMatos, Rosângela da LuzOliveira, Francisco Kelsen deMelo Neto, Maria Marli2019-04-25T21:08:05Z2019-04-25T21:08:05Z2019-04-252018-08-24Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29379O presente trabalho aborda o Monitoramento das Políticas Públicas de Ensino no IF Sertão-PE: desafios e perspectivas. Projeto de Intervenção realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e teve como objetivo analisar os indicadores de gestão a partir dos documentos que definem e regulamentam os Institutos Federais, na perspectiva de disponibilizar para a gestão, em possíveis necessidades futuras, instrumentos de acompanhamento das ações planejadas para a efetividade institucional. Este projeto foi organizado em trilhas: a teórica, a metodológica, a de análise de dados e a da proposta interventiva. Na trilha 1 foi apresentado o referencial teórico, visando fundamentar a importância do monitoramento e avaliação das políticas de ensino, com a abordagem dos seguintes temas: “Políticas Públicas”; “Educação e Educação Profissional e Tecnológica” e “Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. A trilha dois aborda a metodologia para a realização da pesquisa, a terceira, propôs-se atender aos objetivos dessa pesquisa, seguindo as seguintes etapas, a saber: análise dos regramentos legais que regulamentam os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil em relação às metas a serem alcançadas pelo IF Sertão-PE; análise e comparação dos dados extraídos da Planilha do SISTEC 2016; apresentação dos dados para as equipes gestoras do IF Sertão-PE e para os servidores lotados no Departamento de Ensino nos Campi; na última trilha tem-se uma proposta de um modelo de acompanhamento e monitoramento das políticas de ensino. Os resultados obtidos demonstram que a falta de monitoramento é a maior problemática, quando se trata de indicadores acadêmicos. Diante dessa constatação, foram apresentadas propostas de ações, na trilha do monitoramento, que poderão ser utilizadas pela Pró-Reitoria de Ensino e as Direções de Ensino, para a implantação do monitoramento e avaliação das políticas de ensino no IF Sertão-PE, visando à melhoria dos índices apresentados nessa pesquisa. Palavras-chave: Avaliação. Termo de Acordo e Metas. Monitoramento. Políticas Públicas.ABSTRACT This paper approaches the Monitoring of Education’s Public Policies in IF Sertão-PE: challenges and perspectives, Intervention Project accomplished in Federal Institute of Education Cience and Technology from Sertão Pernambucano – IF Sertão -PE and had as objective to analyze the management’s indicators starting from the documents that define and regulate the Federal Institutes, on expectation of provide to the managers, in possible future needs, monitoring instruments of planned actions for the institutional effectiveness. This Project was organized in lines: the theoretical, the methodological, the data analyzis and the interventional. On the first line the theoretical reference was stated aiming substantiate the importance of the monitoring and evaluations of education’s policies, with the approach of the following topics: “Public Policies”; “education and professional and technological education” and “Evaluation and monitoring of public policies”. The second line approaches the methodology for conducting the research and the third line purposed to comply with the objectives from this research adopting the following steps: analysis of the legal rules that regulate the Federal Institutes of Education, Cience and Technology on Brazil in relation to goals to be achieved from FI; analysis and comparison of data extracted from 2016 SISTEC’s spreadsheet; data presentation to management teams from IF Sertão-PE and to servants on campi’s Education Departments; on the last line there is a purpose of attendance and monitor model. The obtained results prove that monitoring lack is the biggest problem when talking about academic indicators. In view of this action proposals were presented on monitoring line, they can be used by Education ProRectory and Education Managements to the implementation of monitoring and evaluation of education policies in IF Sertão-PE, aiming to improve indexes presented in this research.Submitted by Maria Marli melo Neto (marli13.melo@gmail.com) on 2019-04-25T15:02:46Z No. of bitstreams: 1 Monitoramento das Políticas Públicas de Ensino no IF Sertão.pdf: 1611455 bytes, checksum: e43adade13675302539928c331267dd0 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2019-04-25T21:08:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monitoramento das Políticas Públicas de Ensino no IF Sertão.pdf: 1611455 bytes, checksum: e43adade13675302539928c331267dd0 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-25T21:08:05Z (GMT). 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