O intérprete de Libras, o professor e o desafio da inclusão de alunos surdos na escola pública: uma reflexão pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Lorena Carvalho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33974
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar as atuações do professor e do intérprete de LIBRAS em uma escola pública regular, do Ensino Fundamental II. Este Estudo de Caso apresenta uma abordagem qualitativa, tendo a entrevista semi-estruturada como o instrumento da coleta de dados. A entrevista semi-estruturada foi realizada com uma intérprete de LIBRAS e uma professora de Artes que trabalham em uma escola estadual. Para tanto, foram selecionadas 33 perguntas, 19 direcionadas à intérprete de LIBRAS e 14 direcionadas à professora de Artes. A partir das análises dos dados, foi notado que é necessário uma maior interação entre o professor da escola e a intérprete de LIBRAS. Foi observado também que a intérprete de LIBRAS procura se relacionar da melhor forma com o professor, fazendo com que seu trabalho contribua com a construção do processo de aprendizagem dos alunos surdos, e no processo de ensino realizado pelo docente em sala de aula. A professora de Artes considera fundamental a presença da intérprete de LIBRAS no ambiente de ensino, destarte os alunos sentem-se mais seguros no ambiente escolar, facilitando o aprendizado na sala de aula. Os resultados obtidos com a entrevista revelaram que a intérprete de LIBRAS entrevistada e a professora de Artes, realizam o trabalho no ambiente escolar da melhor maneira possível, mostrando o quanto é importante manter um bom relacionamento entre os profissionais que trabalham na escola, assim o processo de ensino e de aprendizagem torna-se mais harmonioso. Desta forma os alunos podem fazer parte da sociedade sendo cidadãos críticos e construtores de suas próprias opiniões.
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Foi observado também que a intérprete de LIBRAS procura se relacionar da melhor forma com o professor, fazendo com que seu trabalho contribua com a construção do processo de aprendizagem dos alunos surdos, e no processo de ensino realizado pelo docente em sala de aula. A professora de Artes considera fundamental a presença da intérprete de LIBRAS no ambiente de ensino, destarte os alunos sentem-se mais seguros no ambiente escolar, facilitando o aprendizado na sala de aula. Os resultados obtidos com a entrevista revelaram que a intérprete de LIBRAS entrevistada e a professora de Artes, realizam o trabalho no ambiente escolar da melhor maneira possível, mostrando o quanto é importante manter um bom relacionamento entre os profissionais que trabalham na escola, assim o processo de ensino e de aprendizagem torna-se mais harmonioso. 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