Divulgação científica na internet: criatividade e (re)produção didática no trabalho de ‘criadores de conteúdo online’ de física para Youtube e Tiktok

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Alexandre Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37294
Resumo: Entre formas e formatos, a divulgação científica tem a sua importância tanto no campo educacional quanto no campo político; isto porque ela aparece como um movimento que visa democratizar a ciência levando o conhecimento científico ao público não especializado. A história da divulgação científica nos confirma que diferentes mídias já foram (e têm sido) utilizadas com a finalidade de divulgar a ciência para a população. Atualmente, novos formatos de mídia para divulgação científica têm surgido, podemos citar como exemplo os podcasts e os canais em diferentes plataformas digitais, como YouTube e TikTok. Tal movimento complementa a história da divulgação científica e supera por incorporação outras dinâmicas já estabelecidas nesse sentido. Independentemente da escala temporal, a divulgação científica sempre teve um propósito bem evidente: compartilhar o saber científico em uma linguagem popular. Entretanto, esta popularização da linguagem não deve ocorrer de qualquer maneira, justamente por ser a divulgação científica um ato político e de produção de humanidade. Especialmente nos tempos atuais em que o fluxo de informações é enorme –, algumas informações podem nos afastar do conhecimento da realidade. Com o advento das redes de entretenimento, a atividade de divulgação científica se tornou descentralizada, de modo a haver uma mudança no polo de emissão da mensagem. Hoje, qualquer pessoa pode falar sobre ciência na internet, assim, o que, em sua aparência, é extremamente positivo, na verdade, é bastante perigoso, principalmente porque a internet é um terreno dominado pelas grandes empresas do Vale do Silício. Localizadas nos Estados Unidos da América, essas grandes empresas, por meio de regulações, influenciam a atividade de Divulgação Científica de modo que ela passe a ter formas e conteúdos que atendam às exigências dessas plataformas, ou seja, formas de abordagem e conteúdos específicos que “engajam” nas redes sociais e de streaming. Buscando analisar esse movimento autônomo de criadores de conteúdo de divulgação científica para a internet, no âmbito da Física, investigamos o processo criativo de cinco criadores de conteúdo online de Física. Nesse sentido, buscamos conhecer como tem se dado a dinâmica do movimento de divulgação científica na internet para além do que se aparenta, conhecendo, sobretudo, suas contradições. Tal investigação, portanto, tem suas bases no Materialismo Histórico-Dialético e perpassa a análise de vídeos produzidos e a análise da entrevista com cada criador de conteúdo. Olhamos, em tal análise, o fenômeno de divulgação científica quanto à forma (como se divulga) e quanto ao conteúdo (o que se divulga). A análise dos dados nos permitiu identificar que os processos de produção de conteúdo de divulgação científica na internet têm apontado para uma tendência hegemônica de Divulgação Científica pautada no entretenimento, o qual nomeamos de Divulgação Científica de Entretenimento, um projeto perigoso que, em sua aparência, é lúdico, prazeroso, interessante e informativo; todavia, em sua essência, é um movimento que se alinha aos interesses neoliberais do capitalismo de dados, cujos interesse maior está na comercialização de dados da internet. Esse movimento, no âmbito dos trabalhos de Divulgação Científica da Física, ora tende a elevar a Física como entretenimento, ora tende a elevar a (pseudo)ciência como entretenimento, repercutindo, desse modo, em duas tendências marcantes de Divulgação Científica na internet, as quais são discutidas detalhadamente neste trabalho. Por assim dizer, constatamos que a Divulgação Científica de Entretenimento é uma consequência da dinâmica da internet, seu funcionamento serve aos interesses do capitalismo, fazendo com que criadores de conteúdo online de Física (re)produzam didáticas e emblemas que podem prejudicar o projeto de educação científica do público não especializado.
id UFBA-2_49f1269599e60364a0d999bc8af97800
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37294
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-07-03T13:44:59Z2023-07-03T13:44:59Z2023-06-12https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37294Entre formas e formatos, a divulgação científica tem a sua importância tanto no campo educacional quanto no campo político; isto porque ela aparece como um movimento que visa democratizar a ciência levando o conhecimento científico ao público não especializado. A história da divulgação científica nos confirma que diferentes mídias já foram (e têm sido) utilizadas com a finalidade de divulgar a ciência para a população. Atualmente, novos formatos de mídia para divulgação científica têm surgido, podemos citar como exemplo os podcasts e os canais em diferentes plataformas digitais, como YouTube e TikTok. Tal movimento complementa a história da divulgação científica e supera por incorporação outras dinâmicas já estabelecidas nesse sentido. Independentemente da escala temporal, a divulgação científica sempre teve um propósito bem evidente: compartilhar o saber científico em uma linguagem popular. Entretanto, esta popularização da linguagem não deve ocorrer de qualquer maneira, justamente por ser a divulgação científica um ato político e de produção de humanidade. Especialmente nos tempos atuais em que o fluxo de informações é enorme –, algumas informações podem nos afastar do conhecimento da realidade. Com o advento das redes de entretenimento, a atividade de divulgação científica se tornou descentralizada, de modo a haver uma mudança no polo de emissão da mensagem. Hoje, qualquer pessoa pode falar sobre ciência na internet, assim, o que, em sua aparência, é extremamente positivo, na verdade, é bastante perigoso, principalmente porque a internet é um terreno dominado pelas grandes empresas do Vale do Silício. Localizadas nos Estados Unidos da América, essas grandes empresas, por meio de regulações, influenciam a atividade de Divulgação Científica de modo que ela passe a ter formas e conteúdos que atendam às exigências dessas plataformas, ou seja, formas de abordagem e conteúdos específicos que “engajam” nas redes sociais e de streaming. Buscando analisar esse movimento autônomo de criadores de conteúdo de divulgação científica para a internet, no âmbito da Física, investigamos o processo criativo de cinco criadores de conteúdo online de Física. Nesse sentido, buscamos conhecer como tem se dado a dinâmica do movimento de divulgação científica na internet para além do que se aparenta, conhecendo, sobretudo, suas contradições. Tal investigação, portanto, tem suas bases no Materialismo Histórico-Dialético e perpassa a análise de vídeos produzidos e a análise da entrevista com cada criador de conteúdo. Olhamos, em tal análise, o fenômeno de divulgação científica quanto à forma (como se divulga) e quanto ao conteúdo (o que se divulga). A análise dos dados nos permitiu identificar que os processos de produção de conteúdo de divulgação científica na internet têm apontado para uma tendência hegemônica de Divulgação Científica pautada no entretenimento, o qual nomeamos de Divulgação Científica de Entretenimento, um projeto perigoso que, em sua aparência, é lúdico, prazeroso, interessante e informativo; todavia, em sua essência, é um movimento que se alinha aos interesses neoliberais do capitalismo de dados, cujos interesse maior está na comercialização de dados da internet. Esse movimento, no âmbito dos trabalhos de Divulgação Científica da Física, ora tende a elevar a Física como entretenimento, ora tende a elevar a (pseudo)ciência como entretenimento, repercutindo, desse modo, em duas tendências marcantes de Divulgação Científica na internet, as quais são discutidas detalhadamente neste trabalho. Por assim dizer, constatamos que a Divulgação Científica de Entretenimento é uma consequência da dinâmica da internet, seu funcionamento serve aos interesses do capitalismo, fazendo com que criadores de conteúdo online de Física (re)produzam didáticas e emblemas que podem prejudicar o projeto de educação científica do público não especializado.Among forms and formats, scientific dissemination has its importance both in the educational field and in the political field; this is because it appears as a movement that aims to democratize science by bringing scientific knowledge to the non-specialized public. The history of scientific dissemination confirms that different media have already been (and have been) used with the aim of disseminating science to the population. Currently, new media formats for scientific dissemination have emerged, as an example we can mention podcasts and channels on different digital platforms, such as YouTube and TikTok. This movement complements the history of scientific dissemination and surpasses other dynamics already established in this regard by incorporating them. Regardless of the temporal scale, science communication has always had a very clear purpose: to share scientific knowledge in a popular language. However, this popularization of the language should not happen anyway, precisely because scientific dissemination is a political act and a production of humanity. Especially in current times when the flow of information is enormous – some information can keep us from knowing reality. With the advent of entertainment networks, the activity of scientific dissemination became decentralized, so that there was a change in the pole of message transmission. Today, anyone can talk about science on the internet, so what, on the surface, is extremely positive, is actually quite dangerous, mainly because the internet is a terrain dominated by the big companies of Silicon Valley. Located in the United States of America, these large companies, through regulations, influence the activity of Scientific Dissemination so that it starts to have forms and contents that meet the requirements of these platforms, that is, forms of approach and specific contents that " engage” on social media and streaming. Seeking to analyze this autonomous movement of creators of science communication content for the internet, in the field of Physics, we investigated the creative process of five online content creators of Physics. In this sense, we seek to know how the dynamics of the scientific dissemination movement on the internet has been going beyond what it appears, knowing, above all, its contradictions. Such investigation, therefore, has its bases in Historical-Dialectic Materialism and permeates the analysis of videos produced and the analysis of the interview with each content creator. In this analysis, we look at the phenomenon of scientific dissemination in terms of form (how it is disseminated) and content (what is disseminated). Data analysis allowed us to identify that the production processes of scientific dissemination content on the internet have pointed to a hegemonic trend of Scientific Dissemination based on entertainment, which we named Scientific Dissemination of Entertainment, a dangerous project that, in its appearance, it is playful, pleasurable, interesting and informative; however, at its core, it is a movement that aligns with the neoliberal interests of data capitalism, whose main interest is in the commercialization of internet data. This movement, within the scope of works on the Scientific Dissemination of Physics, sometimes tends to elevate Physics as entertainment, or tends to elevate (pseudo)science as entertainment, thus having repercussions on two striking trends of Scientific Dissemination on the internet, the which are discussed in detail in this paper. So to speak, we found that the Scientific Dissemination of Entertainment is a consequence of the dynamics of the internet, its functioning serves the interests of capitalism, making online content creators of Physics (re)produce didactics and emblems that can harm the education project non-specialized scientific public.Submitted by Alexandre Barbosa (emaildoalee@gmail.com) on 2023-06-30T20:09:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) AL_-_TESE_SUPER_REVISADA_-_PDF_1.pdf: 2925036 bytes, checksum: 97e80567fb17d7a417c3a2673ccbaa6c (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2023-07-03T13:44:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 AL_-_TESE_SUPER_REVISADA_-_PDF_1.pdf: 2925036 bytes, checksum: 97e80567fb17d7a417c3a2673ccbaa6c (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-03T13:44:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 AL_-_TESE_SUPER_REVISADA_-_PDF_1.pdf: 2925036 bytes, checksum: 97e80567fb17d7a417c3a2673ccbaa6c (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Previous issue date: 2023-06-12porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) UFBABrasilFaculdade de EducaçãoCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessScience disseminationInternetCreativityPhysics teaching.Ensino de CiênciasDivulgação científicaInternetEnsino de FísicaCriatividadeDivulgação científica na internet: criatividade e (re)produção didática no trabalho de ‘criadores de conteúdo online’ de física para Youtube e TiktokScientific dissemination on the internet: creativity and (re)production didactic in the work of 'online content creators' in physics for Youtube and TiktokDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMesseder Neto, Hélio da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5284620682449345Limonta, Sandrahttp://lattes.cnpq.br/6361226363713191Makiuchi, Maria de Fátima Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/7082177364352540Souza, Rafaelle da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4980665585333438Alves, Lynn Rosalina Gamahttp://lattes.cnpq.br/2226174429595901Messeder Neto, Hélio da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4938480227446720Barbosa, Alexandre Rodriguesreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTAL_-_TESE_SUPER_REVISADA_-_PDF_1.pdf.txtAL_-_TESE_SUPER_REVISADA_-_PDF_1.pdf.txtExtracted texttext/plain899680https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37294/4/AL_-_TESE_SUPER_REVISADA_-_PDF_1.pdf.txtbd956f1c5e32c146196f3c2f7d6ae2e9MD54ORIGINALAL_-_TESE_SUPER_REVISADA_-_PDF_1.pdfAL_-_TESE_SUPER_REVISADA_-_PDF_1.pdfapplication/pdf2925036https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37294/1/AL_-_TESE_SUPER_REVISADA_-_PDF_1.pdf97e80567fb17d7a417c3a2673ccbaa6cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37294/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37294/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/372942023-07-08 02:06:02.931oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-07-08T05:06:02Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Divulgação científica na internet: criatividade e (re)produção didática no trabalho de ‘criadores de conteúdo online’ de física para Youtube e Tiktok
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Scientific dissemination on the internet: creativity and (re)production didactic in the work of 'online content creators' in physics for Youtube and Tiktok
title Divulgação científica na internet: criatividade e (re)produção didática no trabalho de ‘criadores de conteúdo online’ de física para Youtube e Tiktok
spellingShingle Divulgação científica na internet: criatividade e (re)produção didática no trabalho de ‘criadores de conteúdo online’ de física para Youtube e Tiktok
Barbosa, Alexandre Rodrigues
Ensino de Ciências
Divulgação científica
Internet
Ensino de Física
Criatividade
Science dissemination
Internet
Creativity
Physics teaching.
title_short Divulgação científica na internet: criatividade e (re)produção didática no trabalho de ‘criadores de conteúdo online’ de física para Youtube e Tiktok
title_full Divulgação científica na internet: criatividade e (re)produção didática no trabalho de ‘criadores de conteúdo online’ de física para Youtube e Tiktok
title_fullStr Divulgação científica na internet: criatividade e (re)produção didática no trabalho de ‘criadores de conteúdo online’ de física para Youtube e Tiktok
title_full_unstemmed Divulgação científica na internet: criatividade e (re)produção didática no trabalho de ‘criadores de conteúdo online’ de física para Youtube e Tiktok
title_sort Divulgação científica na internet: criatividade e (re)produção didática no trabalho de ‘criadores de conteúdo online’ de física para Youtube e Tiktok
author Barbosa, Alexandre Rodrigues
author_facet Barbosa, Alexandre Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Messeder Neto, Hélio da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5284620682449345
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Limonta, Sandra
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6361226363713191
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Makiuchi, Maria de Fátima Rodrigues
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7082177364352540
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Souza, Rafaelle da Silva
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4980665585333438
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Alves, Lynn Rosalina Gama
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2226174429595901
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Messeder Neto, Hélio da Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4938480227446720
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Alexandre Rodrigues
contributor_str_mv Messeder Neto, Hélio da Silva
Limonta, Sandra
Makiuchi, Maria de Fátima Rodrigues
Souza, Rafaelle da Silva
Alves, Lynn Rosalina Gama
Messeder Neto, Hélio da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ensino de Ciências
topic Ensino de Ciências
Divulgação científica
Internet
Ensino de Física
Criatividade
Science dissemination
Internet
Creativity
Physics teaching.
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica
Internet
Ensino de Física
Criatividade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Science dissemination
Internet
Creativity
Physics teaching.
description Entre formas e formatos, a divulgação científica tem a sua importância tanto no campo educacional quanto no campo político; isto porque ela aparece como um movimento que visa democratizar a ciência levando o conhecimento científico ao público não especializado. A história da divulgação científica nos confirma que diferentes mídias já foram (e têm sido) utilizadas com a finalidade de divulgar a ciência para a população. Atualmente, novos formatos de mídia para divulgação científica têm surgido, podemos citar como exemplo os podcasts e os canais em diferentes plataformas digitais, como YouTube e TikTok. Tal movimento complementa a história da divulgação científica e supera por incorporação outras dinâmicas já estabelecidas nesse sentido. Independentemente da escala temporal, a divulgação científica sempre teve um propósito bem evidente: compartilhar o saber científico em uma linguagem popular. Entretanto, esta popularização da linguagem não deve ocorrer de qualquer maneira, justamente por ser a divulgação científica um ato político e de produção de humanidade. Especialmente nos tempos atuais em que o fluxo de informações é enorme –, algumas informações podem nos afastar do conhecimento da realidade. Com o advento das redes de entretenimento, a atividade de divulgação científica se tornou descentralizada, de modo a haver uma mudança no polo de emissão da mensagem. Hoje, qualquer pessoa pode falar sobre ciência na internet, assim, o que, em sua aparência, é extremamente positivo, na verdade, é bastante perigoso, principalmente porque a internet é um terreno dominado pelas grandes empresas do Vale do Silício. Localizadas nos Estados Unidos da América, essas grandes empresas, por meio de regulações, influenciam a atividade de Divulgação Científica de modo que ela passe a ter formas e conteúdos que atendam às exigências dessas plataformas, ou seja, formas de abordagem e conteúdos específicos que “engajam” nas redes sociais e de streaming. Buscando analisar esse movimento autônomo de criadores de conteúdo de divulgação científica para a internet, no âmbito da Física, investigamos o processo criativo de cinco criadores de conteúdo online de Física. Nesse sentido, buscamos conhecer como tem se dado a dinâmica do movimento de divulgação científica na internet para além do que se aparenta, conhecendo, sobretudo, suas contradições. Tal investigação, portanto, tem suas bases no Materialismo Histórico-Dialético e perpassa a análise de vídeos produzidos e a análise da entrevista com cada criador de conteúdo. Olhamos, em tal análise, o fenômeno de divulgação científica quanto à forma (como se divulga) e quanto ao conteúdo (o que se divulga). A análise dos dados nos permitiu identificar que os processos de produção de conteúdo de divulgação científica na internet têm apontado para uma tendência hegemônica de Divulgação Científica pautada no entretenimento, o qual nomeamos de Divulgação Científica de Entretenimento, um projeto perigoso que, em sua aparência, é lúdico, prazeroso, interessante e informativo; todavia, em sua essência, é um movimento que se alinha aos interesses neoliberais do capitalismo de dados, cujos interesse maior está na comercialização de dados da internet. Esse movimento, no âmbito dos trabalhos de Divulgação Científica da Física, ora tende a elevar a Física como entretenimento, ora tende a elevar a (pseudo)ciência como entretenimento, repercutindo, desse modo, em duas tendências marcantes de Divulgação Científica na internet, as quais são discutidas detalhadamente neste trabalho. Por assim dizer, constatamos que a Divulgação Científica de Entretenimento é uma consequência da dinâmica da internet, seu funcionamento serve aos interesses do capitalismo, fazendo com que criadores de conteúdo online de Física (re)produzam didáticas e emblemas que podem prejudicar o projeto de educação científica do público não especializado.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-03T13:44:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-03T13:44:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv Doutorado
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37294
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37294/4/AL_-_TESE_SUPER_REVISADA_-_PDF_1.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37294/1/AL_-_TESE_SUPER_REVISADA_-_PDF_1.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37294/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37294/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bd956f1c5e32c146196f3c2f7d6ae2e9
97e80567fb17d7a417c3a2673ccbaa6c
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459667162005504