Análise da comunicação no setor operacional usando equações estruturais: uma ferramenta de apoio ao gerenciamento da informação
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33904 |
Resumo: | A ausência de ações para o gerenciamento da informação na esfera operacional (no chão de fábrica) afeta a qualidade da comunicação neste setor. Os problemas de comunicação, por sua vez, podem impactar negativamente na segurança operacional e na cultural organizacional. Assim, o presente trabalho propõe um modelo para analisar a comunicação no setor operacional usando a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Apresentou-se um modelo matemático formado por 1 variável latente exógena, a gestão do conhecimento, e 4 variáveis endógenas: (i) comunicação oral; (ii) comunicação escrita; (iii) interação do homem com as tecnologias de informação e comunicação (TICs); e (iv) a própria comunicação operacional. O estudo de caso foi realizado em uma região de produção de petróleo onshore situada no Nordeste do Brasil, onde os dados foram coletados através de um questionário estruturado com resposta em escala Likert. Após a análise por meio da MEE, e utilizando o mesmo banco de dados, foi realizado um estudo suplementar a partir do desenvolvimento de um modelo neuro-fuzzy para avaliar o gerenciamento da informação no setor operacional. A MEE confirmou 6 das 9 hipóteses propostas no modelo teórico. Os resultados obtidos mostraram que a comunicação operacional é influenciada diretamente pela gestão do conhecimento e pela interação do homem com as TICs. A comunicação escrita e a comunicação oral apresentaram influência direta na interação do homem com as TICs e apresentaram influência indireta na comunicação operacional, assim sendo, a comunicação no chão de fábrica acontece predominantemente por meio das tecnologias. A gestão do conhecimento apresentou influência direta nas 4 variáveis endógenas, com efeitos fortes de capacidade explicativa e relevância preditiva. O resultado do modelo neuro-fuzzy mostrou que o gerenciamento de informações no chão de fábrica melhora à medida que ações são realizadas para adquirir, armazenar e distribuir informações sobre a rotina operacional. O modelo apresentou contribuições relevantes para o refinamento da teoria e contribuições práticas para apoiar o gerenciamento da informação no chão de fábrica. |
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Drigo, Edmara dos SantosEmbiruçu, MarceloMoya Rodríguez, Jorge LaureanoÁvila Filho, SalvadorMoya Rodríguez, Jorge LaureanoFontes, Cristiano Hora de OliveiraÁvila Filho, SalvadorTaboada Rodríguez, Carlos ManuelLeite, Jandecy CabralLima, Orlem Pinheiro2021-08-12T15:19:33Z2021-08-12T15:19:33Z2021-08-122021-06-15Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33904A ausência de ações para o gerenciamento da informação na esfera operacional (no chão de fábrica) afeta a qualidade da comunicação neste setor. Os problemas de comunicação, por sua vez, podem impactar negativamente na segurança operacional e na cultural organizacional. Assim, o presente trabalho propõe um modelo para analisar a comunicação no setor operacional usando a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Apresentou-se um modelo matemático formado por 1 variável latente exógena, a gestão do conhecimento, e 4 variáveis endógenas: (i) comunicação oral; (ii) comunicação escrita; (iii) interação do homem com as tecnologias de informação e comunicação (TICs); e (iv) a própria comunicação operacional. O estudo de caso foi realizado em uma região de produção de petróleo onshore situada no Nordeste do Brasil, onde os dados foram coletados através de um questionário estruturado com resposta em escala Likert. Após a análise por meio da MEE, e utilizando o mesmo banco de dados, foi realizado um estudo suplementar a partir do desenvolvimento de um modelo neuro-fuzzy para avaliar o gerenciamento da informação no setor operacional. A MEE confirmou 6 das 9 hipóteses propostas no modelo teórico. Os resultados obtidos mostraram que a comunicação operacional é influenciada diretamente pela gestão do conhecimento e pela interação do homem com as TICs. A comunicação escrita e a comunicação oral apresentaram influência direta na interação do homem com as TICs e apresentaram influência indireta na comunicação operacional, assim sendo, a comunicação no chão de fábrica acontece predominantemente por meio das tecnologias. A gestão do conhecimento apresentou influência direta nas 4 variáveis endógenas, com efeitos fortes de capacidade explicativa e relevância preditiva. O resultado do modelo neuro-fuzzy mostrou que o gerenciamento de informações no chão de fábrica melhora à medida que ações são realizadas para adquirir, armazenar e distribuir informações sobre a rotina operacional. O modelo apresentou contribuições relevantes para o refinamento da teoria e contribuições práticas para apoiar o gerenciamento da informação no chão de fábrica.Submitted by Edmara Drigo (edmarasd@gmail.com) on 2021-08-12T12:42:53Z No. of bitstreams: 1 Tese.pdf: 2898795 bytes, checksum: e1ca163e81cded41ea2f2a80f4adc7ca (MD5)Approved for entry into archive by Escola Politécnica Biblioteca (biengproc@ufba.br) on 2021-08-12T15:19:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese.pdf: 2898795 bytes, checksum: e1ca163e81cded41ea2f2a80f4adc7ca (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-12T15:19:33Z (GMT). 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A ausência de ações para o gerenciamento da informação na esfera operacional (no chão de fábrica) afeta a qualidade da comunicação neste setor. Os problemas de comunicação, por sua vez, podem impactar negativamente na segurança operacional e na cultural organizacional. Assim, o presente trabalho propõe um modelo para analisar a comunicação no setor operacional usando a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Apresentou-se um modelo matemático formado por 1 variável latente exógena, a gestão do conhecimento, e 4 variáveis endógenas: (i) comunicação oral; (ii) comunicação escrita; (iii) interação do homem com as tecnologias de informação e comunicação (TICs); e (iv) a própria comunicação operacional. O estudo de caso foi realizado em uma região de produção de petróleo onshore situada no Nordeste do Brasil, onde os dados foram coletados através de um questionário estruturado com resposta em escala Likert. Após a análise por meio da MEE, e utilizando o mesmo banco de dados, foi realizado um estudo suplementar a partir do desenvolvimento de um modelo neuro-fuzzy para avaliar o gerenciamento da informação no setor operacional. A MEE confirmou 6 das 9 hipóteses propostas no modelo teórico. Os resultados obtidos mostraram que a comunicação operacional é influenciada diretamente pela gestão do conhecimento e pela interação do homem com as TICs. A comunicação escrita e a comunicação oral apresentaram influência direta na interação do homem com as TICs e apresentaram influência indireta na comunicação operacional, assim sendo, a comunicação no chão de fábrica acontece predominantemente por meio das tecnologias. A gestão do conhecimento apresentou influência direta nas 4 variáveis endógenas, com efeitos fortes de capacidade explicativa e relevância preditiva. O resultado do modelo neuro-fuzzy mostrou que o gerenciamento de informações no chão de fábrica melhora à medida que ações são realizadas para adquirir, armazenar e distribuir informações sobre a rotina operacional. O modelo apresentou contribuições relevantes para o refinamento da teoria e contribuições práticas para apoiar o gerenciamento da informação no chão de fábrica. |
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