Educação escolar da juventude do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica para o trato com o conhecimento no currículo dos trabalhadores do campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Sicleide Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30542
Resumo: O presente estudo tem como objeto a educação do campo, especificamente o trato com o conhecimento no currículo de escolarização dos jovens destacando as contribuições da pedagogia histórico-crítica em seu fundamento delimitado em torno da tríade conteúdoforma-destinatário (MARTINS, 2018). A problemática trata de questões vitais que dizem respeito às necessidades educacionais da população do campo como: a permanência dos jovens no campo, o currículo escolar e a elevação da capacidade teórica para o enfrentamento das problemáticas do campo. A pergunta científica foi assim sintetizada: Considerando o modelo hegemônico de desenvolvimento do campo brasileiro, quais as contradições e possibilidades superadoras no trato com o conhecimento no currículo de escolarização dos jovens trabalhadores do campo e no campo a partir das contribuições da pedagogia históricocrítica, considerando a tríade conteúdo-forma-destinatário?A hipótese do trabalho partiu da realidade concreta da educação do campo para a juventude e demonstrou a negação do projeto de escolarização e a negação do conhecimento para os estudantes concretos do campo; demonstrou, também, a possibilidade superadora do trato com o conhecimento no currículo considerando a tríade conteúdo-forma-destinatário. O objetivo geral foi a teorização sobre a realidade da escolarização da juventude no campo e as possibilidades de superação das contradições no trato com o conhecimento do currículo escolar com base na pedagogia histórico-crítica. Os objetivos específicos foram: (a) sistematização de dados da realidade do campo brasileiro, (b) da escolarização da juventude trabalhadora e com foco no campo, (c) das contradições no trato do conhecimento no currículo e (d) as possibilidades superadoras de acordo com as contribuições da teoria pedagógica histórico-crítica. As categorias de análise teórica identificadas no decorrer da investigação são: a realidade do modelo hegemônico de desenvolvimento do campo brasileiro; as contradições do projeto de escolarização da juventude do campo e as possibilidades do trato do conhecimento com o currículo a partir da pedagogia histórico-crítica. As categorias empíricas emergiram da sucessiva aproximação ao objeto delimitado como escolarização da juventude do campo e foram as seguintes: a escolarização, a escola, o currículo, o conhecimento e a tríade conteúdo-forma-destinatário. Constituíram a metodologia da investigação: elaboração de sínteses sobre a bibliografia de obras clássicas que tratam do modelo de desenvolvimento hegemônico do campo brasileiro, da temática sobre escolarização da juventude do campo e sobre a pedagogia histórico-crítica; análise de fontes secundárias e dados demográficos, do IBGE, INEP, MEC, PNERA I e II, PRONACAMPO; exposição e discussão de dados da realidade, identificando contradições e levantando possibilidades na formação de trabalhadores jovens do campo brasileiro. Concluímos, então, destacando a tese central que reside na possibilidade de essência de acordo com as contribuições da pedagogia histórico-crítica para enfrentar as contradições na escolarização de jovens trabalhadores do campo fundamentadas na tríade conteúdo-formadestinatário.
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A pergunta científica foi assim sintetizada: Considerando o modelo hegemônico de desenvolvimento do campo brasileiro, quais as contradições e possibilidades superadoras no trato com o conhecimento no currículo de escolarização dos jovens trabalhadores do campo e no campo a partir das contribuições da pedagogia históricocrítica, considerando a tríade conteúdo-forma-destinatário?A hipótese do trabalho partiu da realidade concreta da educação do campo para a juventude e demonstrou a negação do projeto de escolarização e a negação do conhecimento para os estudantes concretos do campo; demonstrou, também, a possibilidade superadora do trato com o conhecimento no currículo considerando a tríade conteúdo-forma-destinatário. O objetivo geral foi a teorização sobre a realidade da escolarização da juventude no campo e as possibilidades de superação das contradições no trato com o conhecimento do currículo escolar com base na pedagogia histórico-crítica. Os objetivos específicos foram: (a) sistematização de dados da realidade do campo brasileiro, (b) da escolarização da juventude trabalhadora e com foco no campo, (c) das contradições no trato do conhecimento no currículo e (d) as possibilidades superadoras de acordo com as contribuições da teoria pedagógica histórico-crítica. As categorias de análise teórica identificadas no decorrer da investigação são: a realidade do modelo hegemônico de desenvolvimento do campo brasileiro; as contradições do projeto de escolarização da juventude do campo e as possibilidades do trato do conhecimento com o currículo a partir da pedagogia histórico-crítica. As categorias empíricas emergiram da sucessiva aproximação ao objeto delimitado como escolarização da juventude do campo e foram as seguintes: a escolarização, a escola, o currículo, o conhecimento e a tríade conteúdo-forma-destinatário. 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Concluímos, então, destacando a tese central que reside na possibilidade de essência de acordo com as contribuições da pedagogia histórico-crítica para enfrentar as contradições na escolarização de jovens trabalhadores do campo fundamentadas na tríade conteúdo-formadestinatário.RESUMEN El presente estudio tiene como objeto la educación del campo, específicamente el conocimiento del currículum escolar de los jóvenes, destacando las contribuciones de la pedagogía histórico-crítica en su fundamento delimitado en torno a la tríada contenido-formadestinatario (MARTINS, 2018). La problemática aborda cuestiones vitales que conciernen a las necesidades educativas de la población rural, como la permanencia de los jóvenes en el campo, el currículum escolar y el aumento de la capacidad teórica para enfrentar los problemas del campo. La pregunta científica se resumió de la siguiente manera: considerando el modelo hegemónico de desarrollo del campo brasileño, ¿cuáles son las contradicciones y las posibilidades de superación al tratar con el conocimiento en el currículum escolar de los jóvenes trabajadores del campo y en el campo a partir de las contribuciones de la pedagogía histórico-crítica, considerando la tríada contenido-forma-receptor? La hipótesis de trabajo comenzó a partir de la realidad concreta de la educación de campo para los jóvenes y demostró la negación del proyecto escolar y la negación del conocimiento a los estudiantes concretos del campo; también demostró la posibilidad de superar el conocimiento en el plan de estudios considerando la tríada de contenido-forma-receptor. El objetivo general era teorizar sobre la realidad de la escolarización juvenil en el campo y las posibilidades de superar las contradicciones al tratar con el conocimiento del currículo escolar basado en la pedagogía histórico-crítica. Los objetivos específicos fueron: (a) sistematización de datos de la realidad del campo brasileño, (b) escolarización de jóvenes que trabajan y enfocados en el campo, (c) contradicciones en el tratamiento del conocimiento en el plan de estudios y (d) la superación de las posibilidades de según los aportes de la teoría pedagógica histórico-crítica. Las categorías de análisis teórico identificadas durante la investigación son: la realidad del modelo hegemónico de desarrollo del campo brasileño; las contradicciones del proyecto de escolarización juvenil rural y las posibilidades de tratar el conocimiento con el currículum desde la pedagogía histórico-crítica. Las categorías empíricas surgieron de la aproximación sucesiva al objeto definido como escolarización de la juventud rural y fueron las siguientes: escolaridad, escuela, currículum, conocimiento y la tríada contenido-forma-destinatario. La metodología de investigación fue: elaboración de síntesis sobre la bibliografía de obras clásicas que abordan el modelo de desarrollo hegemónico del campo brasileño, el tema de la educación escolar juvenil y la pedagogía histórico-crítica; análisis de fuentes secundarias y datos demográficos de IBGE, INEP, MEC, PNERA I y II, PRONACAMPO; Exposición y discusión de datos de realidad, identificando contradicciones y aumentando posibilidades en la formación de jóvenes trabajadores del campo brasileño. Concluimos destacando la tesis central que radica en la posibilidad de la esencia de acuerdo con las contribuciones de la pedagogía histórico-crítica para enfrentar las contradicciones en la escolarización de los jóvenes trabajadores rurales basadas en la tríada contenido-forma-receptor.Submitted by Sicleide Queiroz (siqueiroz@yahoo.com.br) on 2019-09-04T14:18:36Z No. of bitstreams: 1 Tese de Doutorado_Sicleide Gonçalves Queiroz.pdf: 2135248 bytes, checksum: 0ddddb160039433fae1acd7df53b32de (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2019-09-04T15:58:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese de Doutorado_Sicleide Gonçalves Queiroz.pdf: 2135248 bytes, checksum: 0ddddb160039433fae1acd7df53b32de (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-04T15:58:02Z (GMT). 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