Imagem de marca e market share: um estudo do setor automobilístico na Bahia entre 1999 - 2001

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Ana Cleusa Serra
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10637
Resumo: Este trabalho tem como objetivo maior compreender a relação entre imagem de marca e market share. Mais especificamente, compreender como a marca Fiat, caracterizada por uma reputação predominantemente negativa, está entre as líderes no setor automobilístico, ao lado da marca VW, que possui uma imagem bastante positiva. Analisando-se a essência da imagem das duas marcas e o comportamento dos preços no setor, verificou-se que tal fenômeno é absolutamente pertinente tendo em vista que as marcas apoiam sua participação de mercado em vantagens distintas. Enquanto a VW sustenta seu market share na excelência da mecânica dos seus carros, no alto valor de revenda e na facilidade/preço do serviço de manutenção, a Fiat apoia sua posição em vantagens de preço e design dos seus produtos em relação à concorrência.
id UFBA-2_630a2f321279beb141b937f93ec38b7b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/10637
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Mesquita, Ana Cleusa SerraMesquita, Ana Cleusa SerraSilva, Elaine Figueira Norberto2013-05-09T12:47:36Z2013-05-09T12:47:36Z2003http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10637Este trabalho tem como objetivo maior compreender a relação entre imagem de marca e market share. Mais especificamente, compreender como a marca Fiat, caracterizada por uma reputação predominantemente negativa, está entre as líderes no setor automobilístico, ao lado da marca VW, que possui uma imagem bastante positiva. Analisando-se a essência da imagem das duas marcas e o comportamento dos preços no setor, verificou-se que tal fenômeno é absolutamente pertinente tendo em vista que as marcas apoiam sua participação de mercado em vantagens distintas. Enquanto a VW sustenta seu market share na excelência da mecânica dos seus carros, no alto valor de revenda e na facilidade/preço do serviço de manutenção, a Fiat apoia sua posição em vantagens de preço e design dos seus produtos em relação à concorrência.Submitted by Veloso Valdinea (valdinea@gmail.com) on 2013-04-29T18:43:47Z No. of bitstreams: 1 Ana Mesquitaseg.pdf: 289921 bytes, checksum: d022d2dd4abd38be96a061552d4822fc (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes(magal@ufba.br) on 2013-05-09T12:47:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ana Mesquitaseg.pdf: 289921 bytes, checksum: d022d2dd4abd38be96a061552d4822fc (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-09T12:47:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Mesquitaseg.pdf: 289921 bytes, checksum: d022d2dd4abd38be96a061552d4822fc (MD5) Previous issue date: 2003SalvadorAutomóveisMarca - ImagemMarket shareImagem de marca e market share: um estudo do setor automobilístico na Bahia entre 1999 - 2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10637/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52ORIGINALAna Mesquitaseg.pdfAna Mesquitaseg.pdfapplication/pdf289921https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10637/1/Ana%20Mesquitaseg.pdfd022d2dd4abd38be96a061552d4822fcMD51ri/106372022-07-05 14:03:17.109oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:17Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagem de marca e market share: um estudo do setor automobilístico na Bahia entre 1999 - 2001
title Imagem de marca e market share: um estudo do setor automobilístico na Bahia entre 1999 - 2001
spellingShingle Imagem de marca e market share: um estudo do setor automobilístico na Bahia entre 1999 - 2001
Mesquita, Ana Cleusa Serra
Automóveis
Marca - Imagem
Market share
title_short Imagem de marca e market share: um estudo do setor automobilístico na Bahia entre 1999 - 2001
title_full Imagem de marca e market share: um estudo do setor automobilístico na Bahia entre 1999 - 2001
title_fullStr Imagem de marca e market share: um estudo do setor automobilístico na Bahia entre 1999 - 2001
title_full_unstemmed Imagem de marca e market share: um estudo do setor automobilístico na Bahia entre 1999 - 2001
title_sort Imagem de marca e market share: um estudo do setor automobilístico na Bahia entre 1999 - 2001
author Mesquita, Ana Cleusa Serra
author_facet Mesquita, Ana Cleusa Serra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Ana Cleusa Serra
Mesquita, Ana Cleusa Serra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Elaine Figueira Norberto
contributor_str_mv Silva, Elaine Figueira Norberto
dc.subject.por.fl_str_mv Automóveis
Marca - Imagem
Market share
topic Automóveis
Marca - Imagem
Market share
description Este trabalho tem como objetivo maior compreender a relação entre imagem de marca e market share. Mais especificamente, compreender como a marca Fiat, caracterizada por uma reputação predominantemente negativa, está entre as líderes no setor automobilístico, ao lado da marca VW, que possui uma imagem bastante positiva. Analisando-se a essência da imagem das duas marcas e o comportamento dos preços no setor, verificou-se que tal fenômeno é absolutamente pertinente tendo em vista que as marcas apoiam sua participação de mercado em vantagens distintas. Enquanto a VW sustenta seu market share na excelência da mecânica dos seus carros, no alto valor de revenda e na facilidade/preço do serviço de manutenção, a Fiat apoia sua posição em vantagens de preço e design dos seus produtos em relação à concorrência.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-09T12:47:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-09T12:47:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10637
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10637/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10637/1/Ana%20Mesquitaseg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
d022d2dd4abd38be96a061552d4822fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459439453241344