De escrava a cidadã: educação, trabalho e emancipação das trabalhadoras domésticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Francisca Elenir
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15376
Resumo: Nesta tese busco entender a realidade de um grupo de trabalhadoras domésticas, educandas egressas do Programa Trabalho Doméstico Cidadão (Elevação de escolaridade e qualificação profissional), desenvolvido pelo Governo Federal, no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego. Assim, através de um estudo qualitativo, proponho-me a discutir as interpretações e significados do processo de escolaridade e qualificação profissional vivido por essas mulheres, a partir dos pertencimentos sociais de classe, gênero, e raça, como estratégia na afirmação da cidadania e da construção dos vieses emancipatórios. Por se tratar de um estudo de egressas, procuro identificar nas suas trajetórias de vida, quais as mudanças e contribuições que essa prática educativa trouxe para a sua condição de mulher, negra, trabalhadora. A análise se concentra nas experiências de um grupo da turma do Programa, desenvolvido em Salvador, no bairro da Mata Escura. Assim, busco refletir, neste contexto, sobre como essa experiência de trabalhadora doméstica vem sendo conformada em face da articulação interseccional dos pertencimentos sociais (classe, gênero, raça) e as possíveis interconexões entre os sistemas de opressão e subordinação. Nessa perspectiva, arrisco-me a discutir sobre a necessidade das políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos, bem como de Programas de qualificação profissional, que atendam as mulheres trabalhadoras, no sentido de romperem com as amarras do patriarcalismo e do escravismo, desconstruindo o lugar “doméstico” como um espaço da não cidadania, do não pertencimento e do não direito, e tornando assim num espaço visível.
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Por se tratar de um estudo de egressas, procuro identificar nas suas trajetórias de vida, quais as mudanças e contribuições que essa prática educativa trouxe para a sua condição de mulher, negra, trabalhadora. A análise se concentra nas experiências de um grupo da turma do Programa, desenvolvido em Salvador, no bairro da Mata Escura. Assim, busco refletir, neste contexto, sobre como essa experiência de trabalhadora doméstica vem sendo conformada em face da articulação interseccional dos pertencimentos sociais (classe, gênero, raça) e as possíveis interconexões entre os sistemas de opressão e subordinação. Nessa perspectiva, arrisco-me a discutir sobre a necessidade das políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos, bem como de Programas de qualificação profissional, que atendam as mulheres trabalhadoras, no sentido de romperem com as amarras do patriarcalismo e do escravismo, desconstruindo o lugar “doméstico” como um espaço da não cidadania, do não pertencimento e do não direito, e tornando assim num espaço visível.ABSTRACT In this thesis, I seek to understand the reality of a group of domestic workers, graduating students from the Housework Citizen Prog ram (Elevation of education and professional qualification), developed by the F ederal Government, in the scope of the Ministry of Labour and Employment. Thus, thr ough a qualitative study, I propose to discuss the interpretations and meanings of the process of education and professional training experienced by these women, f rom the belongings of social class, gender, and race, as a strategy in the affir mation of citizenship and the construction of emancipatory biases. As it is a stu dy about discharged students, I try to identify, in the course of their lives, what cha nges and contributions that educational practice brought to their condition of womanhood, black and worker. The analysis focuses on the experiences of a group of c lass of the Program, developed in Salvador, into Mata Escura district. So, I try to r eflect in this context how this experience of domestic workers has been formed agai nst the articulation of intersectional social affiliations (class, gender, race) and the possible interconnections between the systems of oppression and subordination. In this perspective, I venture to discuss the need for publ ic policies to Youth and Adults Education, as well as professional training program s that meet women workers, in order to break out from the braces of patriarchy an d slavery, deconstructing the “domestic” place as a space of non citizenry, non m embership and non right, and thus turning into a citizen and visible space.Submitted by PPGE PPGE (pgedu@ufba.br) on 2014-03-12T17:43:09Z No. of bitstreams: 1 TESE FINAL.pdf: 2397958 bytes, checksum: 319366415d0061567eeda48c542f5752 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2014-07-30T20:08:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE FINAL.pdf: 2397958 bytes, checksum: 319366415d0061567eeda48c542f5752 (MD5)Made available in DSpace on 2014-07-30T20:08:09Z (GMT). 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