OS PRINCÍPIOS COMPOSITIVOS CANTE E DANCE COM A GENTE APLICADOS A ARRANJOS MUSICAIS ESCOLARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28034 |
Resumo: | Esta tese, do tipo Estudo de Caso, tem como objetivo geral a apresentação de um Roteiro para Elaboração de Arranjo para Canções Escolares CDG, fundamentado nos Princípios Compositivos da Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente (CDG). Para isso, utiliza metodologia da pesquisa aplicada, qualificativa; objetivos exploratórios; três abordagens; e instrumentos de coleta de dados próprios, elaborados para atender a cada um dos três objetivos específicos, a saber: Pesquisa Documental nas Unidades de Estudo das interdisciplinas do curso de Licenciatura em Música EaD da UFRGS (PROLICENMUS), nos Eixos Execução Musical, e Condução e Finalização, da Matriz Curricular do curso, além de dois cursos de Extensão, a fim de estabelecer o conceito de Arranjos para Canções Escolares e extrair ideias, para propor um Roteiro preliminar de ensino; Pesquisa-Ação, na aplicação do Roteiro de Elaboração de Arranjos junto aos alunos do Curso de Licenciatura em Música da UEFS, a fim de verificar a validade do conceito enunciado; e a Interpretação Hermenêutica, pela qual os dados coletados foram discutidos, com a finalidade de caracterizar princípios, elementos e habilidades que devem ser levados em consideração na construção de Arranjos para a Canção Escolar. Os dados foram discutidos à luz da fundamentação teórica escolhida: Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente (CDG), de Helena de Souza Nunes (2005; 2015; 2017), Abordagem Multimodal, de Marion Verhaalen (1989), e conceito de Paisagem Sonora, de Murray Schafer (2001). Com esta investigação, foi possível chegar ao Roteiro de Elaboração de Arranjos para Canções Escolares buscado. De acordo com os Princípios Compositivos CDG, o arranjo, criado de forma coletiva e com autoria colaborativa, deve estar de acordo com as características e o sentido da canção, ampliando-os e valorizando-os por meio de exploração e uso de sonoridades vocais/instrumentais convencionais e alternativas. Considera-se que a aplicação dos conhecimentos musicais e técnicos, neste trabalho, atende aos diversos níveis musicais dos executantes, encontrando-se integrada ao contexto e à aceitação do Outro, assim como permanecendo aberta a novas interferências, conforme cada nova interpretação e de acordo com os atores disponíveis no momento. |
id |
UFBA-2_802dc20c72305c77faf4ae5fa88ba202 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/28034 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Santos, Cláudia Elisiane FerreiraSantos, Cláudia Elisiane FerreiraNunes, Helena Müller de SouzaHartmann Sobrinho, Ernesto FredericoBordini, Ricardo MazziniBertissolo, Guilherme2018-11-26T15:17:58Z2018-11-26T15:17:58Z2018-11-262018-03-22S237http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28034Esta tese, do tipo Estudo de Caso, tem como objetivo geral a apresentação de um Roteiro para Elaboração de Arranjo para Canções Escolares CDG, fundamentado nos Princípios Compositivos da Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente (CDG). Para isso, utiliza metodologia da pesquisa aplicada, qualificativa; objetivos exploratórios; três abordagens; e instrumentos de coleta de dados próprios, elaborados para atender a cada um dos três objetivos específicos, a saber: Pesquisa Documental nas Unidades de Estudo das interdisciplinas do curso de Licenciatura em Música EaD da UFRGS (PROLICENMUS), nos Eixos Execução Musical, e Condução e Finalização, da Matriz Curricular do curso, além de dois cursos de Extensão, a fim de estabelecer o conceito de Arranjos para Canções Escolares e extrair ideias, para propor um Roteiro preliminar de ensino; Pesquisa-Ação, na aplicação do Roteiro de Elaboração de Arranjos junto aos alunos do Curso de Licenciatura em Música da UEFS, a fim de verificar a validade do conceito enunciado; e a Interpretação Hermenêutica, pela qual os dados coletados foram discutidos, com a finalidade de caracterizar princípios, elementos e habilidades que devem ser levados em consideração na construção de Arranjos para a Canção Escolar. Os dados foram discutidos à luz da fundamentação teórica escolhida: Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente (CDG), de Helena de Souza Nunes (2005; 2015; 2017), Abordagem Multimodal, de Marion Verhaalen (1989), e conceito de Paisagem Sonora, de Murray Schafer (2001). Com esta investigação, foi possível chegar ao Roteiro de Elaboração de Arranjos para Canções Escolares buscado. De acordo com os Princípios Compositivos CDG, o arranjo, criado de forma coletiva e com autoria colaborativa, deve estar de acordo com as características e o sentido da canção, ampliando-os e valorizando-os por meio de exploração e uso de sonoridades vocais/instrumentais convencionais e alternativas. Considera-se que a aplicação dos conhecimentos musicais e técnicos, neste trabalho, atende aos diversos níveis musicais dos executantes, encontrando-se integrada ao contexto e à aceitação do Outro, assim como permanecendo aberta a novas interferências, conforme cada nova interpretação e de acordo com os atores disponíveis no momento.This thesis presents a Guide for Arrangement Preparation for School Songs CDG, based on the Composite Principles of the CDG’s Music Pedagogical Proposal “Sing and Dance with us” by Helena de Souza Nunes (CDG). For this investigation, the methodology adopted was Applied Research, Qualitative Research, with Exploratory Objectives, constituting a Case Study, which utilized its own data instrument collection, elaborated to meet each of the three Specific Objectives, under three approaches, namely: a) Documentary Research, examining the Study Units of Interdisciplinary Degree in Music (distance learning) in the Federal University of Rio Grande do Sul (PROLICENMUS), in the structure of Musical Execution and Conduction and Finalization of the Curricular Matrix of the course, besides two Extension courses, in order to establish the concept of Arrangements for School Songs and extract ideas for primary teaching guide propose; b) Action Research, in the implementation of the Elaboration of Arrangements Course along with the students of the Music Licentiate Degree of the UEFS, in order to verify legitimacy of the concept and the Hermeneutic Interpretation, through in which the collected data was discussed, with the purpose of characterizing principles, elements and abilities, that must be taken into account in the construction of Arrangements for School Songs; and, finally, c) Discussion, which the data were examined according to the theoretical basis chosen: Musicopedagógica Proposal Sing and Dance with People (CDG) by Helena de Souza Nunes (2005; 2015; 2017), Multimodal Approach, of Marion Verhaalen (1989) and concept of Sonorous Landscape, of Murray Schafer (2001). With this investigation, it was possible to achieve the drafting script of Arrangements for School Songs, where, according to the CDG Compositional Principles, an Arrangement, created in a collective form and with a collaborative authorship, must be in accordance with the characteristics and meaning of the song, amplifying and valuing it by means of exploration and use of conventional and alternative vocal/instrumental sonorities, considering that application of musical and technical knowledge, in this work, meets to different musical levels of performers, being the final product integrated to the context and acceptance of the Other, just as remaining open to new interferences, as each new interpretation and actors available, at the moment.Submitted by Cláudia Elisiane Ferreira dos Santos (claudia.efs@gmail.com) on 2018-11-21T20:05:32Z No. of bitstreams: 1 Cláudia Santos Tese_versao_final.pdf: 8943133 bytes, checksum: 3f51dcda8cf578664ec7a1f0b81d0a30 (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2018-11-26T15:17:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Cláudia Santos Tese_versao_final.pdf: 8943133 bytes, checksum: 3f51dcda8cf578664ec7a1f0b81d0a30 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-26T15:17:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cláudia Santos Tese_versao_final.pdf: 8943133 bytes, checksum: 3f51dcda8cf578664ec7a1f0b81d0a30 (MD5)CAPESArte/MúsicaArranjoPrincípios Compositivos CDGFormação do professor de MúsicaMúsica - instrução e ensinoOS PRINCÍPIOS COMPOSITIVOS CANTE E DANCE COM A GENTE APLICADOS A ARRANJOS MUSICAIS ESCOLARESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de MúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPPGMUSbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALCláudia Santos Tese_versao_final.pdfCláudia Santos Tese_versao_final.pdfapplication/pdf8943133https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28034/1/Cl%c3%a1udia%20Santos%20Tese_versao_final.pdf3f51dcda8cf578664ec7a1f0b81d0a30MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28034/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTCláudia Santos Tese_versao_final.pdf.txtCláudia Santos Tese_versao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain497875https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28034/3/Cl%c3%a1udia%20Santos%20Tese_versao_final.pdf.txtba0f5be0cb88129dde6a2fbae899b00aMD53ri/280342022-07-05 14:04:50.245oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:50Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
OS PRINCÍPIOS COMPOSITIVOS CANTE E DANCE COM A GENTE APLICADOS A ARRANJOS MUSICAIS ESCOLARES |
title |
OS PRINCÍPIOS COMPOSITIVOS CANTE E DANCE COM A GENTE APLICADOS A ARRANJOS MUSICAIS ESCOLARES |
spellingShingle |
OS PRINCÍPIOS COMPOSITIVOS CANTE E DANCE COM A GENTE APLICADOS A ARRANJOS MUSICAIS ESCOLARES Santos, Cláudia Elisiane Ferreira Arte/Música Arranjo Princípios Compositivos CDG Formação do professor de Música Música - instrução e ensino |
title_short |
OS PRINCÍPIOS COMPOSITIVOS CANTE E DANCE COM A GENTE APLICADOS A ARRANJOS MUSICAIS ESCOLARES |
title_full |
OS PRINCÍPIOS COMPOSITIVOS CANTE E DANCE COM A GENTE APLICADOS A ARRANJOS MUSICAIS ESCOLARES |
title_fullStr |
OS PRINCÍPIOS COMPOSITIVOS CANTE E DANCE COM A GENTE APLICADOS A ARRANJOS MUSICAIS ESCOLARES |
title_full_unstemmed |
OS PRINCÍPIOS COMPOSITIVOS CANTE E DANCE COM A GENTE APLICADOS A ARRANJOS MUSICAIS ESCOLARES |
title_sort |
OS PRINCÍPIOS COMPOSITIVOS CANTE E DANCE COM A GENTE APLICADOS A ARRANJOS MUSICAIS ESCOLARES |
author |
Santos, Cláudia Elisiane Ferreira |
author_facet |
Santos, Cláudia Elisiane Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cláudia Elisiane Ferreira Santos, Cláudia Elisiane Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Helena Müller de Souza |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Hartmann Sobrinho, Ernesto Frederico Bordini, Ricardo Mazzini Bertissolo, Guilherme |
contributor_str_mv |
Nunes, Helena Müller de Souza Hartmann Sobrinho, Ernesto Frederico Bordini, Ricardo Mazzini Bertissolo, Guilherme |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Arte/Música |
topic |
Arte/Música Arranjo Princípios Compositivos CDG Formação do professor de Música Música - instrução e ensino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arranjo Princípios Compositivos CDG Formação do professor de Música Música - instrução e ensino |
description |
Esta tese, do tipo Estudo de Caso, tem como objetivo geral a apresentação de um Roteiro para Elaboração de Arranjo para Canções Escolares CDG, fundamentado nos Princípios Compositivos da Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente (CDG). Para isso, utiliza metodologia da pesquisa aplicada, qualificativa; objetivos exploratórios; três abordagens; e instrumentos de coleta de dados próprios, elaborados para atender a cada um dos três objetivos específicos, a saber: Pesquisa Documental nas Unidades de Estudo das interdisciplinas do curso de Licenciatura em Música EaD da UFRGS (PROLICENMUS), nos Eixos Execução Musical, e Condução e Finalização, da Matriz Curricular do curso, além de dois cursos de Extensão, a fim de estabelecer o conceito de Arranjos para Canções Escolares e extrair ideias, para propor um Roteiro preliminar de ensino; Pesquisa-Ação, na aplicação do Roteiro de Elaboração de Arranjos junto aos alunos do Curso de Licenciatura em Música da UEFS, a fim de verificar a validade do conceito enunciado; e a Interpretação Hermenêutica, pela qual os dados coletados foram discutidos, com a finalidade de caracterizar princípios, elementos e habilidades que devem ser levados em consideração na construção de Arranjos para a Canção Escolar. Os dados foram discutidos à luz da fundamentação teórica escolhida: Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente (CDG), de Helena de Souza Nunes (2005; 2015; 2017), Abordagem Multimodal, de Marion Verhaalen (1989), e conceito de Paisagem Sonora, de Murray Schafer (2001). Com esta investigação, foi possível chegar ao Roteiro de Elaboração de Arranjos para Canções Escolares buscado. De acordo com os Princípios Compositivos CDG, o arranjo, criado de forma coletiva e com autoria colaborativa, deve estar de acordo com as características e o sentido da canção, ampliando-os e valorizando-os por meio de exploração e uso de sonoridades vocais/instrumentais convencionais e alternativas. Considera-se que a aplicação dos conhecimentos musicais e técnicos, neste trabalho, atende aos diversos níveis musicais dos executantes, encontrando-se integrada ao contexto e à aceitação do Outro, assim como permanecendo aberta a novas interferências, conforme cada nova interpretação e de acordo com os atores disponíveis no momento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-03-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-26T15:17:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-11-26T15:17:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28034 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
S237 |
identifier_str_mv |
S237 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Música |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PPGMUS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Música |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28034/1/Cl%c3%a1udia%20Santos%20Tese_versao_final.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28034/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28034/3/Cl%c3%a1udia%20Santos%20Tese_versao_final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f51dcda8cf578664ec7a1f0b81d0a30 0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900 ba0f5be0cb88129dde6a2fbae899b00a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459579520974848 |