Musicenafro na escola: sistematização de uma proposta pedagógica negrorreferenciada em teatro
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34496 |
Resumo: | O estudo se localiza no contexto da pesquisa em Artes, mais precisamente, no campo da Pedagogia Teatral, com foco na reflexão e elaboração de conteúdos para o ensino de Teatro, na educação básica, ligados às culturas negras e às relações raciais. O objeto deste trabalho é a “MUSICENAFRO na escola: sistematização de uma proposta pedagógica negrorreferenciada em Teatro”, para o contexto formal de educação, voltada às crianças do ensino fundamental dos anos iniciais. Proposta esta de implementação futura, durante um ano letivo em uma escola pública de Salvador, Bahia, no retorno das aulas presenciais. O exercício desenvolvido pela pesquisa é de pensar um plano pedagógico negrorreferenciado de modo ampliado, desde a fundação teórica das opções teórico-metodológicas, passando pelo detalhamento das ações e contemplando também a criação de jogos. Nesse processo, delimitou-se uma concepção de pedagogia negrorreferenciada em Teatro, exemplificando algumas práticas pedagógicas identificadas com esse caráter, para então apresentar as diretrizes teórico-metodológicas que fundamentam o plano proposto. Uma das questões que conduz o trabalho é: de que formas as relações raciais, a identidade negra e as culturas negras podem ser trabalhadas no ensino fundamental – anos iniciais, na escola? Caracteriza a estratégia metodológica deste plano a utilização da música (letras, sonoridades, ritmos etc.) como disparador para o trabalho com a cena e a tematização da identidade negra. Neste caso, o universo musical visitado é o pagode (utilizando-se do repertório do intérprete Léo Santana) e o samba-reggae (partindo do Ilê Aiyê). As problematizações apresentadas foram ancoradas, principalmente, nos autores: Viola Spolin (2001), Augusto Boal (2006), Kabengele Munanga (2020), Fausto Antonio (2015) e Rosana Souza (2016). Acredita-se que essa articulação música-teatro-identidade potencializa e facilita o trabalho com os temas como ancestralidade, autoestima, respeito às diferenças e identidade negra, no ensino fundamental. |
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Santos, João Victor Soares dosLima, Evani TavaresSantana, Tássio FerreiraMendonça, Célida Salume2021-11-19T09:57:50Z2021-11-19T09:57:50Z2021-11-192021-09-03http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34496O estudo se localiza no contexto da pesquisa em Artes, mais precisamente, no campo da Pedagogia Teatral, com foco na reflexão e elaboração de conteúdos para o ensino de Teatro, na educação básica, ligados às culturas negras e às relações raciais. O objeto deste trabalho é a “MUSICENAFRO na escola: sistematização de uma proposta pedagógica negrorreferenciada em Teatro”, para o contexto formal de educação, voltada às crianças do ensino fundamental dos anos iniciais. Proposta esta de implementação futura, durante um ano letivo em uma escola pública de Salvador, Bahia, no retorno das aulas presenciais. O exercício desenvolvido pela pesquisa é de pensar um plano pedagógico negrorreferenciado de modo ampliado, desde a fundação teórica das opções teórico-metodológicas, passando pelo detalhamento das ações e contemplando também a criação de jogos. Nesse processo, delimitou-se uma concepção de pedagogia negrorreferenciada em Teatro, exemplificando algumas práticas pedagógicas identificadas com esse caráter, para então apresentar as diretrizes teórico-metodológicas que fundamentam o plano proposto. Uma das questões que conduz o trabalho é: de que formas as relações raciais, a identidade negra e as culturas negras podem ser trabalhadas no ensino fundamental – anos iniciais, na escola? Caracteriza a estratégia metodológica deste plano a utilização da música (letras, sonoridades, ritmos etc.) como disparador para o trabalho com a cena e a tematização da identidade negra. Neste caso, o universo musical visitado é o pagode (utilizando-se do repertório do intérprete Léo Santana) e o samba-reggae (partindo do Ilê Aiyê). As problematizações apresentadas foram ancoradas, principalmente, nos autores: Viola Spolin (2001), Augusto Boal (2006), Kabengele Munanga (2020), Fausto Antonio (2015) e Rosana Souza (2016). Acredita-se que essa articulação música-teatro-identidade potencializa e facilita o trabalho com os temas como ancestralidade, autoestima, respeito às diferenças e identidade negra, no ensino fundamental.This work is inserted in the context of artistic researches, more specifically in the field of Pedagogical Theater, with an emphasis on the study and elaboration of contents for the teaching of Theater in basic education directed to black cultures and racial relations. The object of this work is the “MUSICENAFRO at school: systematization of a black-referenced pedagogical proposition in Theater”, intended for the formal context of education as well as for elementary school children in the early years. This proposal is designed for a future implementation, during the school year in a public school in Salvador, Bahia, in the return of classroom classes after isolation by the current pandemic. The exercise developed by this research is to think of a black-referenced pedagogical plan in an expanded way, ranging from the theoretical foundation of the theoretical-methodological options, passing through the detailing of actions, finally reaching the creation of games. In this process, a conception of black-referenced pedagogy in Theater was delimited, identifying some pedagogical practices with this characteristic, in order to present the theoretical-methodological guidelines that underlie the proposed plan. One of the main questions that drive the work is: in what ways can race relations, black identity and black cultures be worked on in elementary school – early years? The methodological strategy of this plan is characterized by the use of music (lyrics, sounds, rhythms, etc.) as a trigger for working with the scene, based on the theme of black identity. In this case, the musical universe visited is the pagode (using songs by singer Léo Santana) and the samba-reggae (coming from the musical group Ilê Aiyê). The problems presented were based mainly on the authors: Viola Spolin (2001), Augusto Boal (2006), Kabengele Munanga (2020), Fausto Antonio (2015) and Rosana Souza (2016). It is believed that this triple articulation "musictheater-identity" can enhance and facilitate the work with themes such as ancestry, self-esteem, respect for differences and black identity in elementary school.Submitted by João Santos (jv.teatro@hotmail.com) on 2021-11-18T21:49:05Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - JOAO VICTOR - 03 - 11 - 2021.pdf: 1894506 bytes, checksum: b88d94c8bfb49965176ec697e78c91cf (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2021-11-19T09:57:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - JOAO VICTOR - 03 - 11 - 2021.pdf: 1894506 bytes, checksum: b88d94c8bfb49965176ec697e78c91cf (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-19T09:57:50Z (GMT). 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