Máquinas de guerrilha :lirismo cruel e novo realismo em Amar é crime, de Marcelino Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35174 |
Resumo: | O texto que segue tem como ponto de partida refletir sobre o que é estética da guerra (em sentido amplo) em Amar é Crime (2015a), do escritor contemporâneo Marcelino Freire, enfatizando como os procedimentos ficcionais e políticos na coletânea de contos citada. O autor fabrica uma máquina de guerra por meio de uma exposição crítica sobre a realidade. O aspecto do surgimento de uma outra forma de realismo na literatura atual (a tensão entre arte e realidade e vice-versa) também será um ponto crucial para a discussão. Alguns aliados serão importantes para ajudar nas problemáticas acionadas, como Schollhammer (2009), Rosset, 1989), Hardt e Negri (2005), Pelbart (2009), Deleuze e Guattari (1997), Barthes (1984) e Jaguaribe (2007), formando um elo de amizade entre o campo filosófico, estético, da política e da sociologia para adentrar no que seria essa produção do real e das guerras através do modo de inventar subjetividades por meio da literatura. A crítica, a construção de um novo real, a brutalidade, e a biopotência são questões que irão ajudar a entender as linhas de fuga criadas pelos personagens de Freire para produzir outros modos de vida (a máquina de guerra). Desse modo, investigar como a guerrilha maquinada em Amar é Crime produz uma desorganização no poder. |
id |
UFBA-2_845c5d69b42f3f8c61f58e27e8824456 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/35174 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2022-05-06T16:15:18Z2021-11-152022-05-06T16:15:18Z2021-08-31https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35174O texto que segue tem como ponto de partida refletir sobre o que é estética da guerra (em sentido amplo) em Amar é Crime (2015a), do escritor contemporâneo Marcelino Freire, enfatizando como os procedimentos ficcionais e políticos na coletânea de contos citada. O autor fabrica uma máquina de guerra por meio de uma exposição crítica sobre a realidade. O aspecto do surgimento de uma outra forma de realismo na literatura atual (a tensão entre arte e realidade e vice-versa) também será um ponto crucial para a discussão. Alguns aliados serão importantes para ajudar nas problemáticas acionadas, como Schollhammer (2009), Rosset, 1989), Hardt e Negri (2005), Pelbart (2009), Deleuze e Guattari (1997), Barthes (1984) e Jaguaribe (2007), formando um elo de amizade entre o campo filosófico, estético, da política e da sociologia para adentrar no que seria essa produção do real e das guerras através do modo de inventar subjetividades por meio da literatura. A crítica, a construção de um novo real, a brutalidade, e a biopotência são questões que irão ajudar a entender as linhas de fuga criadas pelos personagens de Freire para produzir outros modos de vida (a máquina de guerra). Desse modo, investigar como a guerrilha maquinada em Amar é Crime produz uma desorganização no poder.The text that follows has as its starting point to reflect on what is aesthetics of war (in a broad sense) in Love is Crime (2015a), by contemporary writer Marcelino Freire, emphasizing how the fictional and political procedures, in the collection of short stories cited, make up a war machine through a critical exhibition about reality. The appearance of another form of realism in current literature (the tension between art and reality) will also be a crucial point for discussion. Some allies will be important to help with the issues raised, such as Schollhammer (2009), Rosset, 1989), Hardt and Negri (2005), Pelbart (2009), Deleuze and Guattari (1997), Barthes (1984) and Jaguaribe (2007), forming a bond of friendship between the philosophical, aesthetic, political and sociological fields to enter into what this production of reality and wars would be through the way of inventing subjectivities through literature. Criticism, the construction of a new reality, brutality, and biopower are issues that will help to understand the escape lines created by the characters of Freire, to invent other ways of life (the war machine). In this way, investigating how the guerrillas devised in Love is Crime produces a disorganization in power.Submitted by Raquel Santos de Sousa Oliveira (sousa.raquel@ufba.br) on 2022-05-02T17:53:42Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa (Uelton Santos).pdf: 987921 bytes, checksum: 0a0aef5c227fdec9ffb17c6e79bdacfe (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-05-06T16:15:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa (Uelton Santos).pdf: 987921 bytes, checksum: 0a0aef5c227fdec9ffb17c6e79bdacfe (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-06T16:15:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa (Uelton Santos).pdf: 987921 bytes, checksum: 0a0aef5c227fdec9ffb17c6e79bdacfe (MD5) Previous issue date: 2021-08-31porUniversidade Federal da BahiaPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) UFBABrasilInstituto de LetrasLiteraturaViolênciaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLiteratura brasileiraContos brasileirosFreire, Marcelino. Amar é crimeRealismo na literaturaViolência na literaturaMáquinas de guerrilha :lirismo cruel e novo realismo em Amar é crime, de Marcelino Freireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHoisel, Evelina de Carvlho Sá7689631089535499http://lattes.cnpq.br/7689631089535499Hoisel, Evelina de Carvalho Sá7689631089535499http://lattes.cnpq.br/7689631089535499Alves, Moisés Oliveira6588543361553808http://lattes.cnpq.br/6588543361553808Telles, Lígia Guimarães0879806200879796http://lattes.cnpq.br/08798062008797967350405361078964http://lattes.cnpq.br/7350405361078964Santos, Uelton da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação Completa (Uelton Santos).pdfDissertação Completa (Uelton Santos).pdfapplication/pdf987921https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35174/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Completa%20%28Uelton%20Santos%29.pdf0a0aef5c227fdec9ffb17c6e79bdacfeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1881https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35174/2/license.txt5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5MD52TEXTDissertação Completa (Uelton Santos).pdf.txtDissertação Completa (Uelton Santos).pdf.txtExtracted texttext/plain246475https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35174/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Completa%20%28Uelton%20Santos%29.pdf.txt46b500a4cbd78babc41ec2490efbc24aMD53ri/351742022-05-07 04:25:52.05oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-05-07T07:25:52Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Máquinas de guerrilha :lirismo cruel e novo realismo em Amar é crime, de Marcelino Freire |
title |
Máquinas de guerrilha :lirismo cruel e novo realismo em Amar é crime, de Marcelino Freire |
spellingShingle |
Máquinas de guerrilha :lirismo cruel e novo realismo em Amar é crime, de Marcelino Freire Santos, Uelton da Silva CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Literatura brasileira Contos brasileiros Freire, Marcelino. Amar é crime Realismo na literatura Violência na literatura Literatura Violência |
title_short |
Máquinas de guerrilha :lirismo cruel e novo realismo em Amar é crime, de Marcelino Freire |
title_full |
Máquinas de guerrilha :lirismo cruel e novo realismo em Amar é crime, de Marcelino Freire |
title_fullStr |
Máquinas de guerrilha :lirismo cruel e novo realismo em Amar é crime, de Marcelino Freire |
title_full_unstemmed |
Máquinas de guerrilha :lirismo cruel e novo realismo em Amar é crime, de Marcelino Freire |
title_sort |
Máquinas de guerrilha :lirismo cruel e novo realismo em Amar é crime, de Marcelino Freire |
author |
Santos, Uelton da Silva |
author_facet |
Santos, Uelton da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hoisel, Evelina de Carvlho Sá |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
7689631089535499 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7689631089535499 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Hoisel, Evelina de Carvalho Sá |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
7689631089535499 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7689631089535499 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Alves, Moisés Oliveira |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
6588543361553808 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6588543361553808 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Telles, Lígia Guimarães |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
0879806200879796 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0879806200879796 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
7350405361078964 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7350405361078964 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Uelton da Silva |
contributor_str_mv |
Hoisel, Evelina de Carvlho Sá Hoisel, Evelina de Carvalho Sá Alves, Moisés Oliveira Telles, Lígia Guimarães |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Literatura brasileira Contos brasileiros Freire, Marcelino. Amar é crime Realismo na literatura Violência na literatura Literatura Violência |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura brasileira Contos brasileiros Freire, Marcelino. Amar é crime Realismo na literatura Violência na literatura |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Literatura Violência |
description |
O texto que segue tem como ponto de partida refletir sobre o que é estética da guerra (em sentido amplo) em Amar é Crime (2015a), do escritor contemporâneo Marcelino Freire, enfatizando como os procedimentos ficcionais e políticos na coletânea de contos citada. O autor fabrica uma máquina de guerra por meio de uma exposição crítica sobre a realidade. O aspecto do surgimento de uma outra forma de realismo na literatura atual (a tensão entre arte e realidade e vice-versa) também será um ponto crucial para a discussão. Alguns aliados serão importantes para ajudar nas problemáticas acionadas, como Schollhammer (2009), Rosset, 1989), Hardt e Negri (2005), Pelbart (2009), Deleuze e Guattari (1997), Barthes (1984) e Jaguaribe (2007), formando um elo de amizade entre o campo filosófico, estético, da política e da sociologia para adentrar no que seria essa produção do real e das guerras através do modo de inventar subjetividades por meio da literatura. A crítica, a construção de um novo real, a brutalidade, e a biopotência são questões que irão ajudar a entender as linhas de fuga criadas pelos personagens de Freire para produzir outros modos de vida (a máquina de guerra). Desse modo, investigar como a guerrilha maquinada em Amar é Crime produz uma desorganização no poder. |
publishDate |
2021 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-15 2022-05-06T16:15:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-06T16:15:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35174 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35174/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Completa%20%28Uelton%20Santos%29.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35174/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35174/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Completa%20%28Uelton%20Santos%29.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0a0aef5c227fdec9ffb17c6e79bdacfe 5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5 46b500a4cbd78babc41ec2490efbc24a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459642486915072 |