Processos co-evolutivos entre dança e crítica: de um contexto cearense a uma crítica contemporânea de dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arrais, Joubert de Albuquerque
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8158
Resumo: O presente estudo tem por objetivo apresentar uma outra moldura teórica e indisciplinar sobre o exercício da crítica especializada, com uma análise da dinâmica operativa da dança contemporânea em Fortaleza (CE), a partir do conceito evolutivo de "corrida armamentista", do cientista Richard Dawkins, e com o pressuposto de que a "dança é um sistema co-evolutivo", desenvolvido pela pesquisadora Fabiana Dultra Britto. O período escolhido inicia-se na segunda metade dos anos noventa até meados do século XXI, justificado pela importância da ocorrência das três primeiras edições da Bienal Internacional de Dança do Ceará (1997, 1999, 2001) e dos aproximados quatro anos de existência do Colégio de Dança do Ceará (1999-2002), aqui entendidos como fatores co-evolutivos de difusão e ensino, respectivamente. Por se tratar de um estudo de processos, discorremos sobre o exercício da crítica como fator de difusão de informação especializada e co-responsável pelo processo evolutivo da produção de conhecimento de dança no contexto da capital cearense. Compreendemos que o ato de criticar é uma ação regular tanto de acompanhamento como de contextualização histórica e estético-cultural de uma produção artística. Nesse sentido, a pesquisa sinaliza para um viés não somente epistemológico, mas também político. Configura-se como um protocolo contemporâneo de atuação para a crítica especializada, de uma crítica que é "contextual" e "co-implicada" nos fazeres e saberes da dança na contemporaneidade. Para tanto, referenciamo-nos em algumas discussões teóricas dos sociólogos Zigmunt Bauman e Boaventura de Sousa Santos, e ainda, do psicólogo evolucionista Steven Pinker
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Por se tratar de um estudo de processos, discorremos sobre o exercício da crítica como fator de difusão de informação especializada e co-responsável pelo processo evolutivo da produção de conhecimento de dança no contexto da capital cearense. Compreendemos que o ato de criticar é uma ação regular tanto de acompanhamento como de contextualização histórica e estético-cultural de uma produção artística. Nesse sentido, a pesquisa sinaliza para um viés não somente epistemológico, mas também político. Configura-se como um protocolo contemporâneo de atuação para a crítica especializada, de uma crítica que é "contextual" e "co-implicada" nos fazeres e saberes da dança na contemporaneidade. Para tanto, referenciamo-nos em algumas discussões teóricas dos sociólogos Zigmunt Bauman e Boaventura de Sousa Santos, e ainda, do psicólogo evolucionista Steven PinkerSubmitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2013-01-25T13:25:00Z No. of bitstreams: 1 ARRAIS, Joubert de Albuquerque - Dissertaçao - PPGDanca - UFBA.pdf: 505571 bytes, checksum: ffcd0ee33e3c5d6dac3faec9440440f1 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-25T13:25:00Z (GMT). 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