A Bahia Farm Show no munícipio de Luís Eduardo Magalhães/Ba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20993 |
Resumo: | A pesquisa aborda a produção do espaço no município de Luís Eduardo Magalhães/BA a partir do evento Feira de Negócios e Tecnologia Agrícola / Bahia Farm Show, com o objetivo de analisar o seu significado diante do contexto competitivo global. Apresenta-se a Feira como uma ação estratégica para o localismo que tem emergido no município, pois, além de ser uma ação de promoção, divulgação e venda das vantagens do território, também é base para articulações envolvendo agentes econômicos locais, governos e representantes políticos da esfera federal, estadual e local. A análise pautou-se em um modelo constituído por quatro elementos fundamentais: condicionantes, ações/agentes, meios e fluxos, contemplando processos oriundos da escala global, nacional, regional/estadual e local. Assim, as condicionantes referenciam o contexto competitivo global e a dialética globalização-fragmentação, os quais resultam na produção de diferenciações espaciais e, também, o contexto nacional em relação aos incentivos do Estado para a ocupação do cerrado brasileiro por intermédio do agronegócio e às transformações políticas, ocorridas no âmbito do federalismo brasileiro em 1980, onde muitas delas foram favoráveis aos municípios. Compreende-se que os processos nacionais conformaram um grupo de agentes responsáveis pela criação do município de Luís Eduardo Magalhães/BA e, estes, valendo-se da autonomia que o município brasileiro detém sobre temas importantes, desenvolveram ações localistas que afinaram a realidade local ao contexto competitivo global. Os meios, compostos por anuário, livretos, folders, site e propagandas difundidas em diferentes veículos de comunicação são produzidos e/ou contratados pelos agentes com a finalidade de tornar a Feira conhecida nacional e internacionalmente, e, assim, atrair novos investimentos para o município. Por fim, analisamos os fluxos local-global e constatamos que a Bahia Farm Show é uma estratégica de inserção competitiva do município de Luís Eduardo Magalhães/BA no mundo globalizado e apontamos os desdobramentos da Feira em termos sociais, econômicos e espaciais. Portanto, a Bahia Farm Show é uma ação estratégica adotada pelos agentes para consolidar o ambiente localista e expressa o localismo caracterizado por vínculos verticais. |
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Lima, Josianne Da SilvaFonseca, Antonio Angelo Martins daFonseca, Antonio Angelo Martins daFernandes, Rosali BragaCaldas, Alcides Santos2016-12-02T12:27:20Z2016-12-02T12:27:20Z2016-12-022016CDU: 338.1(813.8)http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20993A pesquisa aborda a produção do espaço no município de Luís Eduardo Magalhães/BA a partir do evento Feira de Negócios e Tecnologia Agrícola / Bahia Farm Show, com o objetivo de analisar o seu significado diante do contexto competitivo global. Apresenta-se a Feira como uma ação estratégica para o localismo que tem emergido no município, pois, além de ser uma ação de promoção, divulgação e venda das vantagens do território, também é base para articulações envolvendo agentes econômicos locais, governos e representantes políticos da esfera federal, estadual e local. A análise pautou-se em um modelo constituído por quatro elementos fundamentais: condicionantes, ações/agentes, meios e fluxos, contemplando processos oriundos da escala global, nacional, regional/estadual e local. Assim, as condicionantes referenciam o contexto competitivo global e a dialética globalização-fragmentação, os quais resultam na produção de diferenciações espaciais e, também, o contexto nacional em relação aos incentivos do Estado para a ocupação do cerrado brasileiro por intermédio do agronegócio e às transformações políticas, ocorridas no âmbito do federalismo brasileiro em 1980, onde muitas delas foram favoráveis aos municípios. Compreende-se que os processos nacionais conformaram um grupo de agentes responsáveis pela criação do município de Luís Eduardo Magalhães/BA e, estes, valendo-se da autonomia que o município brasileiro detém sobre temas importantes, desenvolveram ações localistas que afinaram a realidade local ao contexto competitivo global. Os meios, compostos por anuário, livretos, folders, site e propagandas difundidas em diferentes veículos de comunicação são produzidos e/ou contratados pelos agentes com a finalidade de tornar a Feira conhecida nacional e internacionalmente, e, assim, atrair novos investimentos para o município. Por fim, analisamos os fluxos local-global e constatamos que a Bahia Farm Show é uma estratégica de inserção competitiva do município de Luís Eduardo Magalhães/BA no mundo globalizado e apontamos os desdobramentos da Feira em termos sociais, econômicos e espaciais. Portanto, a Bahia Farm Show é uma ação estratégica adotada pelos agentes para consolidar o ambiente localista e expressa o localismo caracterizado por vínculos verticais.ABSTRACT The research deals with the production of space in the municipality of Luis Eduardo Magalhaes / BA from the event Tradeshow and Agricultural Technology / Bahia Farm Show, in order to analyze its meaning in the face of global competition. It presents the Fair as a strategic action to localism that has emerged in the city, in addition , it is an action of promotion, distribution and sale of the advantages of territory, it is also the basis for joints involving local economic agents, governments and political representatives federal, state and local level. The analysis was guided by a model which consists in four key elements: conditions, actions / agents, media and streams, covering processes arising from the global, national, regional / state and local. Thus, the constraints reference the global competitive environment and the dialectic globalization-fragmentation, which results in the production of spatial differences and also the national context in relation to state incentives for the occupation of the Brazilian cerrado (a vast tropical savannaecoregion of Brazil), through agribusiness and transformations policies, which occurred in the Brazilian federalism in 1980, when many of them were favorable to municipalities. It is understood that the national procedures conformed a group of agents responsible for creating the municipality of Luis Eduardo Magalhaes / BA and these, drawing on the autonomy that the Brazilian city has about important topics, developed localist actions tuned to local realities to competitive global context. Means, composed of directory, booklets, brochures, website and advertisements broadcast on different communication vehicles are produced and / or contracted by the agents in order to make the Fair known nationally and internationally and thus attract new investments to the city . Finally, we analyze the local-global flows and found that the Bahia Farm Show is a competitive insertion strategy in the municipality of Luis Eduardo Magalhaes / BA in a globalized world and pointed out the Fair developments in social, economic and spatial. Therefore, the Bahia Farm Show is a strategic action taken by agents to consolidate the localist environment and express localism characterized by vertical links.Submitted by Puentes Torres Antônio (antoniopuentes@hotmail.com) on 2016-12-01T18:06:12Z No. of bitstreams: 1 Josiane_Silva_Lima_Dissertacao_Final.pdf: 17769816 bytes, checksum: 8f902dcd23e1f4908978640585a0bc07 (MD5)Approved for entry into archive by Vanessa Reis (vanessa.jamile@ufba.br) on 2016-12-02T12:27:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Josiane_Silva_Lima_Dissertacao_Final.pdf: 17769816 bytes, checksum: 8f902dcd23e1f4908978640585a0bc07 (MD5)Made available in DSpace on 2016-12-02T12:27:20Z (GMT). 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