Sobre identidades e identidades de gênero no ambiente escolar – algumas reflexões!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouvêa, Mirella Tavares Duran
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32389
Resumo: O presente estudo aborda a construção das identidades do sujeito, em especial, a identidade de gênero. Para tanto, veremos que a identidade é um constructo social desenvolvido ao longo do processo de formação do indivíduo e que este não é algo estável, ao contrário, está em constante formação e transformação. Analisa a questão das relações de gênero em seu caráter formador a partir das representações simbólicas da sociedade, ocasionando a formação de “jogos de poder” entre os sexos. Traremos o ambiente escolar como segundo meio de socialização depois da família para exemplificar como ocorrem as relações de gênero, mostrando a percepção das crianças como possuidoras de gênero e a família como co-responsável pelo processo de construção da identidade de gênero da criança.
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