Proposição de um e-marketplace para micro e pequenos empreendedores da Península de Itapagipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Magno Calazans
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39558
Resumo: O distanciamento social em tempos de pandemia do Covid-19 acelerou o processo de transformação digital transversal dos negócios e estimulou de forma crescente a reprodução das relações sociais e comerciais no ciberespaço. O presente trabalho apresenta uma pesquisa-ação desenvolvida no âmbito do curso de Mestrado Interdisciplinar e Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social, e promovida pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (CIAGS/PDGS/EAUFBA). A pesquisa começou no dia 07 de abril de 2021, quando o profissional-consultor analisou, por meio de um diagnóstico, a efetividade de espaços virtuais na promoção de negócios na Península de Itapagipe. Constatou-se que empreendedores de empresas de micro e pequeno porte do segmento de comércio e serviços da região não contavam com nenhum tipo de apoio ou suporte para promover os seus negócios, em se tratando de modalidades de comércio eletrônico e marketing digital. Assim, cogitou-se a possibilidade de fomentar o empreendedorismo digital entre esses perfis de empreendedores e empresários. Surgiu deste modo, como objetivo principal desse trabalho, a oportunidade de estruturar um e-marketplace, no sentido de dispor aos empreendedores e empresários locais um ambiente virtual de negócios, estruturado e unificado, para que pudessem promover, negociar, comercializar e distribuir seus produtos e serviços de forma ágil, inovadora e que gerasse muito mais valor para o cliente final, em se tratando de encontrabilidade e visibilidade dos seus negócios, navegabilidade, comunicabilidade e, principalmente, amigabilidade da plataforma de comercialização eletrônica.
id UFBA-2_c03650b7456e1a01f767331f6e1f1746
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/39558
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2024-07-10T18:14:50Z2024-07-012024-07-10T18:14:50Z2025-07-10TRINDADE, Magno Calazans. Proposição de um e-marketplace para micro e pequenos empreendedores da Península de Itapagipe. 2023, 115 f. Dissertação de Mestrado – Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, Programa de Desenvolvimento e Gestão Social, Universidade Federal da Bahia, 2023.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39558O distanciamento social em tempos de pandemia do Covid-19 acelerou o processo de transformação digital transversal dos negócios e estimulou de forma crescente a reprodução das relações sociais e comerciais no ciberespaço. O presente trabalho apresenta uma pesquisa-ação desenvolvida no âmbito do curso de Mestrado Interdisciplinar e Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social, e promovida pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (CIAGS/PDGS/EAUFBA). A pesquisa começou no dia 07 de abril de 2021, quando o profissional-consultor analisou, por meio de um diagnóstico, a efetividade de espaços virtuais na promoção de negócios na Península de Itapagipe. Constatou-se que empreendedores de empresas de micro e pequeno porte do segmento de comércio e serviços da região não contavam com nenhum tipo de apoio ou suporte para promover os seus negócios, em se tratando de modalidades de comércio eletrônico e marketing digital. Assim, cogitou-se a possibilidade de fomentar o empreendedorismo digital entre esses perfis de empreendedores e empresários. Surgiu deste modo, como objetivo principal desse trabalho, a oportunidade de estruturar um e-marketplace, no sentido de dispor aos empreendedores e empresários locais um ambiente virtual de negócios, estruturado e unificado, para que pudessem promover, negociar, comercializar e distribuir seus produtos e serviços de forma ágil, inovadora e que gerasse muito mais valor para o cliente final, em se tratando de encontrabilidade e visibilidade dos seus negócios, navegabilidade, comunicabilidade e, principalmente, amigabilidade da plataforma de comercialização eletrônica.Social distancing in times of the Covid-19 pandemic accelerated the process of transversal digital transformation of businesses and increasingly stimulated the reproduction of social and commercial relationships in cyberspace. The present work presents an action research developed within the scope of the Interdisciplinary and Professional Master's course in Social Development and Management, and promoted by the School of Administration of the Federal University of Bahia (CIAGS/PDGS/EAUFBA). The research started on April 7, 2021, when the professional-consultant analyzed, through a diagnosis, the effectiveness of virtual spaces in promoting business in the Itapagipe’s Peninsula. It was found that entrepreneurs of micro and small companies in the commerce and services segment in the region did not have any kind of support or support to promote their businesses, in terms of e-commerce and digital marketing modalities. Thus, the possibility of promoting digital entrepreneurship among these profiles of entrepreneurs and entrepreneurs was considered. In this way, as its main objective, the opportunity arose to structure an e-marketplace, in the sense of offering enterprises and business places a virtual business environment, built and unified, so that they can facilitate, negotiate, commercialize and distribute their products. and services in an intelligent, innovative way that generates much more value for the final customer, in terms of finding and visibility of their business, navigation, communication and, above all, the friendliness of the electronic dissemination platform.porUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIANúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)UFBABrasilEscola de AdministraçãoE-commerceDigital entrepreneurshipMarketplaceDigital marketingDigital marketAction researchCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASComércio eletrônicoEmpreendedorismo digital;MarketplaceMarketing digitalMercado digitalPesquisa-açãoProposição de um e-marketplace para micro e pequenos empreendedores da Península de ItapagipeProposition of an e-marketplace for micro and small entrepreneurs in the Itapagipe Peninsula.Mestrado Profissionalinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLadeira, Rodrigohttp://lattes.cnpq.br/2458185696007117Ladeira, RodrigoNeto, Guilherme MarbackCajazeira, Jorge Emanuelhttp://lattes.cnpq.br/2438277493456802Trindade, Magno Calazansinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação de MESTRADO PROFISSIONAL-PDGS - Magno Trindade com Ficha Catalográfica.pdfDissertação de MESTRADO PROFISSIONAL-PDGS - Magno Trindade com Ficha Catalográfica.pdfProposição de um e-marketplace para micro e pequenos empreendedores da Península de Itapagipeapplication/pdf1883312https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39558/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20MESTRADO%20PROFISSIONAL-PDGS%20-%20Magno%20Trindade%20com%20Ficha%20Catalogr%c3%a1fica.pdff0e740885c039d069d44f3f5b7eab37eMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39558/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/395582024-07-10 15:14:50.909open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-07-10T18:14:50Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposição de um e-marketplace para micro e pequenos empreendedores da Península de Itapagipe
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Proposition of an e-marketplace for micro and small entrepreneurs in the Itapagipe Peninsula.
title Proposição de um e-marketplace para micro e pequenos empreendedores da Península de Itapagipe
spellingShingle Proposição de um e-marketplace para micro e pequenos empreendedores da Península de Itapagipe
Trindade, Magno Calazans
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Comércio eletrônico
Empreendedorismo digital;
Marketplace
Marketing digital
Mercado digital
Pesquisa-ação
E-commerce
Digital entrepreneurship
Marketplace
Digital marketing
Digital market
Action research
title_short Proposição de um e-marketplace para micro e pequenos empreendedores da Península de Itapagipe
title_full Proposição de um e-marketplace para micro e pequenos empreendedores da Península de Itapagipe
title_fullStr Proposição de um e-marketplace para micro e pequenos empreendedores da Península de Itapagipe
title_full_unstemmed Proposição de um e-marketplace para micro e pequenos empreendedores da Península de Itapagipe
title_sort Proposição de um e-marketplace para micro e pequenos empreendedores da Península de Itapagipe
author Trindade, Magno Calazans
author_facet Trindade, Magno Calazans
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ladeira, Rodrigo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2458185696007117
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ladeira, Rodrigo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Neto, Guilherme Marback
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Cajazeira, Jorge Emanuel
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2438277493456802
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Magno Calazans
contributor_str_mv Ladeira, Rodrigo
Ladeira, Rodrigo
Neto, Guilherme Marback
Cajazeira, Jorge Emanuel
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Comércio eletrônico
Empreendedorismo digital;
Marketplace
Marketing digital
Mercado digital
Pesquisa-ação
E-commerce
Digital entrepreneurship
Marketplace
Digital marketing
Digital market
Action research
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Empreendedorismo digital;
Marketplace
Marketing digital
Mercado digital
Pesquisa-ação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv E-commerce
Digital entrepreneurship
Marketplace
Digital marketing
Digital market
Action research
description O distanciamento social em tempos de pandemia do Covid-19 acelerou o processo de transformação digital transversal dos negócios e estimulou de forma crescente a reprodução das relações sociais e comerciais no ciberespaço. O presente trabalho apresenta uma pesquisa-ação desenvolvida no âmbito do curso de Mestrado Interdisciplinar e Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social, e promovida pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (CIAGS/PDGS/EAUFBA). A pesquisa começou no dia 07 de abril de 2021, quando o profissional-consultor analisou, por meio de um diagnóstico, a efetividade de espaços virtuais na promoção de negócios na Península de Itapagipe. Constatou-se que empreendedores de empresas de micro e pequeno porte do segmento de comércio e serviços da região não contavam com nenhum tipo de apoio ou suporte para promover os seus negócios, em se tratando de modalidades de comércio eletrônico e marketing digital. Assim, cogitou-se a possibilidade de fomentar o empreendedorismo digital entre esses perfis de empreendedores e empresários. Surgiu deste modo, como objetivo principal desse trabalho, a oportunidade de estruturar um e-marketplace, no sentido de dispor aos empreendedores e empresários locais um ambiente virtual de negócios, estruturado e unificado, para que pudessem promover, negociar, comercializar e distribuir seus produtos e serviços de forma ágil, inovadora e que gerasse muito mais valor para o cliente final, em se tratando de encontrabilidade e visibilidade dos seus negócios, navegabilidade, comunicabilidade e, principalmente, amigabilidade da plataforma de comercialização eletrônica.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-10T18:14:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-07-01
2024-07-10T18:14:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2025-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Profissional
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TRINDADE, Magno Calazans. Proposição de um e-marketplace para micro e pequenos empreendedores da Península de Itapagipe. 2023, 115 f. Dissertação de Mestrado – Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, Programa de Desenvolvimento e Gestão Social, Universidade Federal da Bahia, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39558
identifier_str_mv TRINDADE, Magno Calazans. Proposição de um e-marketplace para micro e pequenos empreendedores da Península de Itapagipe. 2023, 115 f. Dissertação de Mestrado – Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, Programa de Desenvolvimento e Gestão Social, Universidade Federal da Bahia, 2023.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.publisher.program.fl_str_mv Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Administração
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39558/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20MESTRADO%20PROFISSIONAL-PDGS%20-%20Magno%20Trindade%20com%20Ficha%20Catalogr%c3%a1fica.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39558/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f0e740885c039d069d44f3f5b7eab37e
d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459354684260352