Cegueira e cegueiras na multirreferencialidade: construção de conhecimentos, música e aprendizagem
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18893 |
Resumo: | O caráter subjetivo desta pesquisa emprega etnopesquisa multirreferencial crítica, em uma compreensão dos campos de sentido que emergem e submergem no mundo relacionado à cegueira. Os sujeitos cegos estão presentes em dois campos de interação com o pesquisador: i) em trabalhos da literatura universal, religião, mitos, ciências e imagens (sejam pintadas, desenhadas, fotografadas ou filmadas). Particularmente em referências de músicos cegos e canções que abordam esta questão; ii) em pessoas presentes na vida do pesquisador em situações cotidianas na rua, ou como professor de música em uma instituição, no último caso, como servidor municipal e professor de música na cidade de Salvador, Bahia, lotado de janeiro de 2007 a março de 2014 no Instituto de Cegos da Bahia. Um mapa conceitual foi delineado sobre como o conceito cegueira percola na difusão do conhecimento. Isto se realizou no intuito de desenvolver uma leitura multirreferencial da cegueira, com contribuição oriunda das experiências pedagógicas e leituras sobre cegueira e autores cegos, bem como enquanto profissional e na vida pessoal com intelectuais cegos. Revisaram-se os lugares social e institucional da cegueira na história da assistência. Estudou-se também a história da relação entre cegueira e música, resultando em uma análise conceitual de imagens contendo esta relação. O trabalho também constrói leituras e análises da cegueira em uma política de sentido, revelando seu aspecto multirreferencial como complexo, diverso, polifônico e heterogêneo. Começando em uma visão compreensiva da cegueira, o pesquisador foca em sua prática de sala de aula como espaço multirreferencial de aprendizagem. É construída uma base teórica de educação musical como parte essencial da prática, e suas reflexões foram sistematicamente documentadas em diário de campo. Para compor os procedimentos do estudo de caso e sua relação com a música, descrições e análises da evolução musical de três estudantes foram tomadas como unidades de pesquisa. O trabalho finaliza com uma proposta de uma modelagem compreensiva da relação entre o mundo individual e social da cegueira. Especificamente, esta modelagem se relaciona com o mapa conceitual e política social de educação musical. Esta tese intenciona um processo de destigmatização dos atributos associados ao cego, uma elucidação da alienação sobre a cegueira, destituição de sua identidade deteriorada. Precisa-se de uma refacção da ideia de cegueira em uma nova base conceitual. O argumento aqui é que a canção na força de atividades musicais pedagogicamente intencionadas é parte essencial desta estrutura. |
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Freitas Neto, Albérico Salgueiro deFreitas Neto, Albérico Salgueiro dePonczek, Roberto LeonRibeiro, Núbia MouraGaleffi, Dante AugustoOliveira, Alda de JesusPerrone, Maria da Conceição Costa2016-04-19T15:58:32Z2016-04-19T15:58:32Z2016-04-192015-11-25Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18893O caráter subjetivo desta pesquisa emprega etnopesquisa multirreferencial crítica, em uma compreensão dos campos de sentido que emergem e submergem no mundo relacionado à cegueira. Os sujeitos cegos estão presentes em dois campos de interação com o pesquisador: i) em trabalhos da literatura universal, religião, mitos, ciências e imagens (sejam pintadas, desenhadas, fotografadas ou filmadas). Particularmente em referências de músicos cegos e canções que abordam esta questão; ii) em pessoas presentes na vida do pesquisador em situações cotidianas na rua, ou como professor de música em uma instituição, no último caso, como servidor municipal e professor de música na cidade de Salvador, Bahia, lotado de janeiro de 2007 a março de 2014 no Instituto de Cegos da Bahia. Um mapa conceitual foi delineado sobre como o conceito cegueira percola na difusão do conhecimento. Isto se realizou no intuito de desenvolver uma leitura multirreferencial da cegueira, com contribuição oriunda das experiências pedagógicas e leituras sobre cegueira e autores cegos, bem como enquanto profissional e na vida pessoal com intelectuais cegos. Revisaram-se os lugares social e institucional da cegueira na história da assistência. Estudou-se também a história da relação entre cegueira e música, resultando em uma análise conceitual de imagens contendo esta relação. O trabalho também constrói leituras e análises da cegueira em uma política de sentido, revelando seu aspecto multirreferencial como complexo, diverso, polifônico e heterogêneo. Começando em uma visão compreensiva da cegueira, o pesquisador foca em sua prática de sala de aula como espaço multirreferencial de aprendizagem. É construída uma base teórica de educação musical como parte essencial da prática, e suas reflexões foram sistematicamente documentadas em diário de campo. Para compor os procedimentos do estudo de caso e sua relação com a música, descrições e análises da evolução musical de três estudantes foram tomadas como unidades de pesquisa. O trabalho finaliza com uma proposta de uma modelagem compreensiva da relação entre o mundo individual e social da cegueira. Especificamente, esta modelagem se relaciona com o mapa conceitual e política social de educação musical. Esta tese intenciona um processo de destigmatização dos atributos associados ao cego, uma elucidação da alienação sobre a cegueira, destituição de sua identidade deteriorada. Precisa-se de uma refacção da ideia de cegueira em uma nova base conceitual. O argumento aqui é que a canção na força de atividades musicais pedagogicamente intencionadas é parte essencial desta estrutura.ABSTRACT The subjective nature of this research employs multi-referential critical etnoresearch, in an understanding of the fields of meaning that emerge and submerge in the world related to blindness. The blind subjects are presented in two fields of interaction with the researcher: i) in works of world literature, religion, myths, science and images (whether painted, drawn, photographed or filmed); particularly in references from blind musicians and songs that address this issue; ii) in persons present in the life of the researcher in everyday situations on the street, or as a music teacher in an institution, in the latter case, as a municipal employee and music teacher in the city of Salvador, Bahia, assigned from january 2007 to march 2014 in the Instituto de Cegos da Bahia. He designed a conceptual map of how the concept of blindness pervades the dissemination of knowledge. This was done in order to perform a multi-referential reading of blindness, with contributions arising from the pedagogical experience of reading about blindness and blind authors, as well as the professional and personal life of blind intellectuals. He reviewed the social and institutional places of blindness in the history of care. He also studied the history of the relationship between blindness and music, resulting in a conceptual analysis of images portraying this relationship. The work builds up reading and analysis of blindness in its political sense, revealing its multi-referential aspect as complex, diverse, polyphonic and heterogeneous. Starting from a comprehensive view of blindness, the researcher focused on his actual classroom practice as multi-referential learning space. He builts a theoretical basis of music education as an essential part of the practice, and its reflections were systematically documented in a field diary. To compose the procedures of the case study and its relationship with music, descriptions and analyzes of the musical evaluation of three students were taken as research units. The work ended with a proposal for a comprehensive model of the relationship between the individual and social world of blindness. Specifically, this model relates to the conceptual map and social policy of music education. This thesis intends a process of distigmatizing attributes associated with the blind, an elucidation of alienation about blindness, dismiss of its damaged identity. We need a reworking of the idea of blindness in a new conceptual groundwork. The argument here is that the song in the strength of pedagogically – aimed musical activities is an essential part of this framework.Submitted by Albérico Freitas Neto (albericosalgueiro@yahoo.com.br) on 2016-04-15T19:51:53Z No. of bitstreams: 1 Tese_Alberico_final.pdf: 1958842 bytes, checksum: bf38887ad005d34cd342339f84915c88 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2016-04-19T15:58:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Alberico_final.pdf: 1958842 bytes, checksum: bf38887ad005d34cd342339f84915c88 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-19T15:58:32Z (GMT). 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