A Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32866 |
Resumo: | RESUMO. Este trabalho relata o processo da autora ao longo do Mestrado Profissional em Música, na Universidade Federal da Bahia, registrando em um memorial sua experiência anterior como violinista e praticante da Técnica Alexander (TA) aplicada à consciência corporal na prática musical. Traz a reflexão sobre o uso e a relevância de ferramentas psicofísicas adquiridas neste processo para a otimização da performance musical e o bem-estar e longevidade do músico em atividade. O trabalho inclui também um artigo acadêmico sobre possibilidades de aplicação de um dos princípios da TA ‒ o princípio da inibição ‒ na prática e performance musical; um relatório de residência social sobre a atividade de observação de aulas de TA em duas instituições de ensino superior em música na Alemanha; relatórios sobre as disciplinas e práticas profissionais realizadas durante o mestrado. |
id |
UFBA-2_d5b4ee74a06cbffcae08ec3f2ebabf0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/32866 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Petry, Karina CaramoriKato, SuzanaVosniadou, EleniKato, SuzanaVosniadou, EleniBarbosa, Joel Luís da Silva2021-02-23T22:56:32Z2021-02-23T22:56:32Z2021-02-232020-07-23Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32866RESUMO. Este trabalho relata o processo da autora ao longo do Mestrado Profissional em Música, na Universidade Federal da Bahia, registrando em um memorial sua experiência anterior como violinista e praticante da Técnica Alexander (TA) aplicada à consciência corporal na prática musical. Traz a reflexão sobre o uso e a relevância de ferramentas psicofísicas adquiridas neste processo para a otimização da performance musical e o bem-estar e longevidade do músico em atividade. O trabalho inclui também um artigo acadêmico sobre possibilidades de aplicação de um dos princípios da TA ‒ o princípio da inibição ‒ na prática e performance musical; um relatório de residência social sobre a atividade de observação de aulas de TA em duas instituições de ensino superior em música na Alemanha; relatórios sobre as disciplinas e práticas profissionais realizadas durante o mestrado.ABSTRACT. This work reports the author's process along the Professional Master in Music at the Federal University of Bahia, recording in a memorial her previous experience as a violinist and practitioner of the Alexander Technique (TA) applied to body awareness in music practice. Also reflect on the use and relevance of psychophysical tools acquired in this process for the optimization of musical performance and the well-being and longevity of the musician in activity. The work also includes an academic article on the possibilities of applying one of the principles of AT ‒ the principle of inhibition ‒ in musical practice and performance; a social residency report on the activity of observing AT classes in two institutions of higher education in music in Germany; reports on the subjects and professional practices performed during the master's degree.Submitted by Karina Petry (karinacpetry@hotmail.com) on 2021-02-05T11:03:20Z No. of bitstreams: 1 TCF KARINA CARAMORI PETRY.pdf: 2568855 bytes, checksum: b045e5118f35b0cb05c450bab7aa2ded (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2021-02-23T22:56:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCF KARINA CARAMORI PETRY.pdf: 2568855 bytes, checksum: b045e5118f35b0cb05c450bab7aa2ded (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-23T22:56:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCF KARINA CARAMORI PETRY.pdf: 2568855 bytes, checksum: b045e5118f35b0cb05c450bab7aa2ded (MD5)8.03.03.00-5 MúsicaTécnica AlexanderViolinistaBem-estar do músicoOtimização da performanceA Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da BahiaEscola de MúsicaPrograma de Pós Graduação Profissional em MúsicaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCF KARINA C PETRY.pdfTCF KARINA C PETRY.pdfapplication/pdf2492882https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32866/3/TCF%20KARINA%20C%20PETRY.pdfcaf811f36ef0e023d7a7a7a43415543bMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32866/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTTCF KARINA C PETRY.pdf.txtTCF KARINA C PETRY.pdf.txtExtracted texttext/plain231748https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32866/4/TCF%20KARINA%20C%20PETRY.pdf.txt1bee2a051719f1c9711cdf27672bc621MD54ri/328662022-03-23 19:35:28.199oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-23T22:35:28Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiência |
title |
A Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiência |
spellingShingle |
A Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiência Petry, Karina Caramori 8.03.03.00-5 Música Técnica Alexander Violinista Bem-estar do músico Otimização da performance |
title_short |
A Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiência |
title_full |
A Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiência |
title_fullStr |
A Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
A Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiência |
title_sort |
A Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiência |
author |
Petry, Karina Caramori |
author_facet |
Petry, Karina Caramori |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petry, Karina Caramori |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kato, Suzana |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Vosniadou, Eleni |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Kato, Suzana Vosniadou, Eleni Barbosa, Joel Luís da Silva |
contributor_str_mv |
Kato, Suzana Vosniadou, Eleni Kato, Suzana Vosniadou, Eleni Barbosa, Joel Luís da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
8.03.03.00-5 Música |
topic |
8.03.03.00-5 Música Técnica Alexander Violinista Bem-estar do músico Otimização da performance |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnica Alexander Violinista Bem-estar do músico Otimização da performance |
description |
RESUMO. Este trabalho relata o processo da autora ao longo do Mestrado Profissional em Música, na Universidade Federal da Bahia, registrando em um memorial sua experiência anterior como violinista e praticante da Técnica Alexander (TA) aplicada à consciência corporal na prática musical. Traz a reflexão sobre o uso e a relevância de ferramentas psicofísicas adquiridas neste processo para a otimização da performance musical e o bem-estar e longevidade do músico em atividade. O trabalho inclui também um artigo acadêmico sobre possibilidades de aplicação de um dos princípios da TA ‒ o princípio da inibição ‒ na prática e performance musical; um relatório de residência social sobre a atividade de observação de aulas de TA em duas instituições de ensino superior em música na Alemanha; relatórios sobre as disciplinas e práticas profissionais realizadas durante o mestrado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-07-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-23T22:56:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-23T22:56:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32866 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
Dissertação |
identifier_str_mv |
Dissertação |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia Escola de Música |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação Profissional em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia Escola de Música |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32866/3/TCF%20KARINA%20C%20PETRY.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32866/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32866/4/TCF%20KARINA%20C%20PETRY.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
caf811f36ef0e023d7a7a7a43415543b e3e6f4a9287585a60c07547815529482 1bee2a051719f1c9711cdf27672bc621 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459621158879232 |