A Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petry, Karina Caramori
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32866
Resumo: RESUMO. Este trabalho relata o processo da autora ao longo do Mestrado Profissional em Música, na Universidade Federal da Bahia, registrando em um memorial sua experiência anterior como violinista e praticante da Técnica Alexander (TA) aplicada à consciência corporal na prática musical. Traz a reflexão sobre o uso e a relevância de ferramentas psicofísicas adquiridas neste processo para a otimização da performance musical e o bem-estar e longevidade do músico em atividade. O trabalho inclui também um artigo acadêmico sobre possibilidades de aplicação de um dos princípios da TA ‒ o princípio da inibição ‒ na prática e performance musical; um relatório de residência social sobre a atividade de observação de aulas de TA em duas instituições de ensino superior em música na Alemanha; relatórios sobre as disciplinas e práticas profissionais realizadas durante o mestrado.
id UFBA-2_d5b4ee74a06cbffcae08ec3f2ebabf0c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/32866
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Petry, Karina CaramoriKato, SuzanaVosniadou, EleniKato, SuzanaVosniadou, EleniBarbosa, Joel Luís da Silva2021-02-23T22:56:32Z2021-02-23T22:56:32Z2021-02-232020-07-23Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32866RESUMO. Este trabalho relata o processo da autora ao longo do Mestrado Profissional em Música, na Universidade Federal da Bahia, registrando em um memorial sua experiência anterior como violinista e praticante da Técnica Alexander (TA) aplicada à consciência corporal na prática musical. Traz a reflexão sobre o uso e a relevância de ferramentas psicofísicas adquiridas neste processo para a otimização da performance musical e o bem-estar e longevidade do músico em atividade. O trabalho inclui também um artigo acadêmico sobre possibilidades de aplicação de um dos princípios da TA ‒ o princípio da inibição ‒ na prática e performance musical; um relatório de residência social sobre a atividade de observação de aulas de TA em duas instituições de ensino superior em música na Alemanha; relatórios sobre as disciplinas e práticas profissionais realizadas durante o mestrado.ABSTRACT. This work reports the author's process along the Professional Master in Music at the Federal University of Bahia, recording in a memorial her previous experience as a violinist and practitioner of the Alexander Technique (TA) applied to body awareness in music practice. Also reflect on the use and relevance of psychophysical tools acquired in this process for the optimization of musical performance and the well-being and longevity of the musician in activity. The work also includes an academic article on the possibilities of applying one of the principles of AT ‒ the principle of inhibition ‒ in musical practice and performance; a social residency report on the activity of observing AT classes in two institutions of higher education in music in Germany; reports on the subjects and professional practices performed during the master's degree.Submitted by Karina Petry (karinacpetry@hotmail.com) on 2021-02-05T11:03:20Z No. of bitstreams: 1 TCF KARINA CARAMORI PETRY.pdf: 2568855 bytes, checksum: b045e5118f35b0cb05c450bab7aa2ded (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2021-02-23T22:56:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCF KARINA CARAMORI PETRY.pdf: 2568855 bytes, checksum: b045e5118f35b0cb05c450bab7aa2ded (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-23T22:56:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCF KARINA CARAMORI PETRY.pdf: 2568855 bytes, checksum: b045e5118f35b0cb05c450bab7aa2ded (MD5)8.03.03.00-5 MúsicaTécnica AlexanderViolinistaBem-estar do músicoOtimização da performanceA Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da BahiaEscola de MúsicaPrograma de Pós Graduação Profissional em MúsicaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCF KARINA C PETRY.pdfTCF KARINA C PETRY.pdfapplication/pdf2492882https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32866/3/TCF%20KARINA%20C%20PETRY.pdfcaf811f36ef0e023d7a7a7a43415543bMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32866/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTTCF KARINA C PETRY.pdf.txtTCF KARINA C PETRY.pdf.txtExtracted texttext/plain231748https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32866/4/TCF%20KARINA%20C%20PETRY.pdf.txt1bee2a051719f1c9711cdf27672bc621MD54ri/328662022-03-23 19:35:28.199oai:repositorio.ufba.br:ri/32866VGVybW8gZGUgTGljZW4/YSwgbj9vIGV4Y2x1c2l2bywgcGFyYSBvIGRlcD9zaXRvIG5vIFJlcG9zaXQ/cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZCQS4KCiBQZWxvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3M/Pz8/byBkZSBkb2N1bWVudG9zLCBvIGF1dG9yIG91IHNldSByZXByZXNlbnRhbnRlIGxlZ2FsLCBhbyBhY2VpdGFyIGVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW4/Pz8/YSwgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0Pz8/P3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIG8gZGlyZWl0byBkZSBtYW50ZXIgdW1hIGM/Pz8/cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l0Pz8/P3JpbyBjb20gYSBmaW5hbGlkYWRlLCBwcmltZWlyYSwgZGUgcHJlc2VydmE/Pz8/Pz8/P28uIAoKRXNzZXMgdGVybW9zLCBuPz8/P28gZXhjbHVzaXZvcywgbWFudD8/Pz9tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gY29tbyBwYXJ0ZSBkbyBhY2Vydm8gaW50ZWxlY3R1YWwgZGVzc2EgVW5pdmVyc2lkYWRlLgoKIFBhcmEgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBwdWJsaWNhZG9zIGNvbSByZXBhc3NlIGRlIGRpcmVpdG9zIGRlIGRpc3RyaWJ1aT8/Pz8/Pz8/bywgZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbj8/Pz9hIGVudGVuZGUgcXVlOgoKIE1hbnRlbmRvIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCByZXBhc3NhZG9zIGEgdGVyY2Vpcm9zLCBlbSBjYXNvIGRlIHB1YmxpY2E/Pz8/Pz8/P2VzLCBvIHJlcG9zaXQ/Pz8/cmlvIHBvZGUgcmVzdHJpbmdpciBvIGFjZXNzbyBhbyB0ZXh0byBpbnRlZ3JhbCwgbWFzIGxpYmVyYSBhcyBpbmZvcm1hPz8/Pz8/Pz9lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50byAoTWV0YWRhZG9zIGRlc2NyaXRpdm9zKS4KCiBEZXN0YSBmb3JtYSwgYXRlbmRlbmRvIGFvcyBhbnNlaW9zIGRlc3NhIHVuaXZlcnNpZGFkZSBlbSBtYW50ZXIgc3VhIHByb2R1Pz8/Pz8/Pz9vIGNpZW50Pz8/P2ZpY2EgY29tIGFzIHJlc3RyaT8/Pz8/Pz8/ZXMgaW1wb3N0YXMgcGVsb3MgZWRpdG9yZXMgZGUgcGVyaT8/Pz9kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2E/Pz8/Pz8/P2VzIHNlbSBpbmljaWF0aXZhcyBxdWUgc2VndWVtIGEgcG9sPz8/P3RpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVwPz8/P3NpdG9zIGNvbXB1bHM/Pz8/cmlvcyBuZXNzZSByZXBvc2l0Pz8/P3JpbyBtYW50Pz8/P20gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW50Pz8/P20gYWNlc3NvIGlycmVzdHJpdG8gYW9zIG1ldGFkYWRvcyBlIHRleHRvIGNvbXBsZXRvLiBBc3NpbSwgYSBhY2VpdGE/Pz8/Pz8/P28gZGVzc2UgdGVybW8gbj8/Pz9vIG5lY2Vzc2l0YSBkZSBjb25zZW50aW1lbnRvIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-23T22:35:28Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiência
title A Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiência
spellingShingle A Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiência
Petry, Karina Caramori
8.03.03.00-5 Música
Técnica Alexander
Violinista
Bem-estar do músico
Otimização da performance
title_short A Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiência
title_full A Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiência
title_fullStr A Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiência
title_full_unstemmed A Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiência
title_sort A Técnica Alexander na otimização da prática e da performance musical: um relato de experiência
author Petry, Karina Caramori
author_facet Petry, Karina Caramori
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petry, Karina Caramori
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kato, Suzana
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Vosniadou, Eleni
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Kato, Suzana
Vosniadou, Eleni
Barbosa, Joel Luís da Silva
contributor_str_mv Kato, Suzana
Vosniadou, Eleni
Kato, Suzana
Vosniadou, Eleni
Barbosa, Joel Luís da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv 8.03.03.00-5 Música
topic 8.03.03.00-5 Música
Técnica Alexander
Violinista
Bem-estar do músico
Otimização da performance
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica Alexander
Violinista
Bem-estar do músico
Otimização da performance
description RESUMO. Este trabalho relata o processo da autora ao longo do Mestrado Profissional em Música, na Universidade Federal da Bahia, registrando em um memorial sua experiência anterior como violinista e praticante da Técnica Alexander (TA) aplicada à consciência corporal na prática musical. Traz a reflexão sobre o uso e a relevância de ferramentas psicofísicas adquiridas neste processo para a otimização da performance musical e o bem-estar e longevidade do músico em atividade. O trabalho inclui também um artigo acadêmico sobre possibilidades de aplicação de um dos princípios da TA ‒ o princípio da inibição ‒ na prática e performance musical; um relatório de residência social sobre a atividade de observação de aulas de TA em duas instituições de ensino superior em música na Alemanha; relatórios sobre as disciplinas e práticas profissionais realizadas durante o mestrado.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-07-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-23T22:56:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-23T22:56:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32866
dc.identifier.other.none.fl_str_mv Dissertação
identifier_str_mv Dissertação
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
Escola de Música
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós Graduação Profissional em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
Escola de Música
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32866/3/TCF%20KARINA%20C%20PETRY.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32866/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32866/4/TCF%20KARINA%20C%20PETRY.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv caf811f36ef0e023d7a7a7a43415543b
e3e6f4a9287585a60c07547815529482
1bee2a051719f1c9711cdf27672bc621
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459621158879232