Quem comeu a orelha de Van Gogh? Algumas observações sobre mediações contemporâneas em exposições de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Gustavo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26865
Resumo: A presente pesquisa busca analisar como ocorrem contemporaneamente os processos de mediação entre o público e exposições e obras de arte, a partir de uma busca interativa para com obras do artista Vincent van Gogh. Notoriamente, a todo o momento estamos inseridos em mediações e sistemas de mediações no que diz respeito a uma tentativa de contato para com obras de arte, o que gera um tensionamento entre as reproduções e as obras originais. Entretanto, podemos analisar esses fenômenos contemporâneos de mediação a partir da ideia de convergência de linguagens, o que nos permite analisar esse processo enquanto uma construção narrativa em múltiplas linguagens e plataformas. Esta investigação é uma proposta de análise acerca de como esses fenômenos ocorrem e quais são alguns de seus desdobramentos.
id UFBA-2_d87c5be8b54a2d649f51f328e04926ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/26865
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Leal, GustavoSeverino, José2018-08-07T16:09:13Z2018-08-07T16:09:13Z2018-08-072017TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26865A presente pesquisa busca analisar como ocorrem contemporaneamente os processos de mediação entre o público e exposições e obras de arte, a partir de uma busca interativa para com obras do artista Vincent van Gogh. Notoriamente, a todo o momento estamos inseridos em mediações e sistemas de mediações no que diz respeito a uma tentativa de contato para com obras de arte, o que gera um tensionamento entre as reproduções e as obras originais. Entretanto, podemos analisar esses fenômenos contemporâneos de mediação a partir da ideia de convergência de linguagens, o que nos permite analisar esse processo enquanto uma construção narrativa em múltiplas linguagens e plataformas. Esta investigação é uma proposta de análise acerca de como esses fenômenos ocorrem e quais são alguns de seus desdobramentos.Submitted by pedro alberto (pedro_ap13@hotmail.com) on 2018-08-07T14:37:18Z No. of bitstreams: 1 GustavoSalgadoLeal_Monografia.pdf: 4443173 bytes, checksum: d01d1ba5ffba2f75b24c3cc4f609b0b2 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-08-07T16:09:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GustavoSalgadoLeal_Monografia.pdf: 4443173 bytes, checksum: d01d1ba5ffba2f75b24c3cc4f609b0b2 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-07T16:09:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GustavoSalgadoLeal_Monografia.pdf: 4443173 bytes, checksum: d01d1ba5ffba2f75b24c3cc4f609b0b2 (MD5)ComunicaçãoComunicação SocialCultura ContemporâneaMediação CulturalHistória da ArteGogh, Vincent van, 1853-1890.Quem comeu a orelha de Van Gogh? Algumas observações sobre mediações contemporâneas em exposições de arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoFacombrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALGustavoSalgadoLeal_Monografia.pdfGustavoSalgadoLeal_Monografia.pdfapplication/pdf4443173https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26865/1/GustavoSalgadoLeal_Monografia.pdfd01d1ba5ffba2f75b24c3cc4f609b0b2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26865/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTGustavoSalgadoLeal_Monografia.pdf.txtGustavoSalgadoLeal_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain91220https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26865/3/GustavoSalgadoLeal_Monografia.pdf.txtaad8e4808732ac2e69f51d0d85232445MD53ri/268652022-02-20 22:51:34.772oai:repositorio.ufba.br:ri/26865VGVybW8gZGUgTGljZW7Dp2EsIG7Do28gZXhjbHVzaXZvLCBwYXJhIG8gZGVww7NzaXRvIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGQkEuCgogUGVsbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvIGRlIGRvY3VtZW50b3MsIG8gYXV0b3Igb3Ugc2V1IHJlcHJlc2VudGFudGUgbGVnYWwsIGFvIGFjZWl0YXIgCmVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW7Dp2EsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgQmFoaWEgCm8gZGlyZWl0byBkZSBtYW50ZXIgdW1hIGPDs3BpYSBlbSBzZXUgcmVwb3NpdMOzcmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLiAKRXNzZXMgdGVybW9zLCBuw6NvIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTDqm0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IvY29weXJpZ2h0LCBtYXMgZW50ZW5kZSBvIGRvY3VtZW50byAKY29tbyBwYXJ0ZSBkbyBhY2Vydm8gaW50ZWxlY3R1YWwgZGVzc2EgVW5pdmVyc2lkYWRlLgoKIFBhcmEgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBwdWJsaWNhZG9zIGNvbSByZXBhc3NlIGRlIGRpcmVpdG9zIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vuw6dhIAplbnRlbmRlIHF1ZToKCiBNYW50ZW5kbyBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcmVwYXNzYWRvcyBhIHRlcmNlaXJvcywgZW0gY2FzbyBkZSBwdWJsaWNhw6fDtWVzLCBvIHJlcG9zaXTDs3Jpbwpwb2RlIHJlc3RyaW5naXIgbyBhY2Vzc28gYW8gdGV4dG8gaW50ZWdyYWwsIG1hcyBsaWJlcmEgYXMgaW5mb3JtYcOnw7VlcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXDp8OjbyBjaWVudMOtZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3RyacOnw7VlcyBpbXBvc3RhcyBwZWxvcyBlZGl0b3JlcyBkZSBwZXJpw7NkaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2HDp8O1ZXMgc2VtIGluaWNpYXRpdmFzIHF1ZSBzZWd1ZW0gYSBwb2zDrXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVww7NzaXRvcyAKY29tcHVsc8OzcmlvcyBuZXNzZSByZXBvc2l0w7NyaW8gbWFudMOqbSBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgbWFzIG1hbnTDqm0gYWNlc3NvIGlycmVzdHJpdG8gCmFvIG1ldGFkYWRvcyBlIHRleHRvIGNvbXBsZXRvLiBBc3NpbSwgYSBhY2VpdGHDp8OjbyBkZXNzZSB0ZXJtbyBuw6NvIG5lY2Vzc2l0YSBkZSBjb25zZW50aW1lbnRvCiBwb3IgcGFydGUgZGUgYXV0b3Jlcy9kZXRlbnRvcmVzIGRvcyBkaXJlaXRvcywgcG9yIGVzdGFyZW0gZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgZGUgYWNlc3NvIGFiZXJ0by4KRepositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T01:51:34Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quem comeu a orelha de Van Gogh? Algumas observações sobre mediações contemporâneas em exposições de arte
title Quem comeu a orelha de Van Gogh? Algumas observações sobre mediações contemporâneas em exposições de arte
spellingShingle Quem comeu a orelha de Van Gogh? Algumas observações sobre mediações contemporâneas em exposições de arte
Leal, Gustavo
Comunicação
Comunicação Social
Cultura Contemporânea
Mediação Cultural
História da Arte
Gogh, Vincent van, 1853-1890.
title_short Quem comeu a orelha de Van Gogh? Algumas observações sobre mediações contemporâneas em exposições de arte
title_full Quem comeu a orelha de Van Gogh? Algumas observações sobre mediações contemporâneas em exposições de arte
title_fullStr Quem comeu a orelha de Van Gogh? Algumas observações sobre mediações contemporâneas em exposições de arte
title_full_unstemmed Quem comeu a orelha de Van Gogh? Algumas observações sobre mediações contemporâneas em exposições de arte
title_sort Quem comeu a orelha de Van Gogh? Algumas observações sobre mediações contemporâneas em exposições de arte
author Leal, Gustavo
author_facet Leal, Gustavo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Gustavo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Severino, José
contributor_str_mv Severino, José
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Comunicação Social
Cultura Contemporânea
Mediação Cultural
História da Arte
Gogh, Vincent van, 1853-1890.
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Social
Cultura Contemporânea
Mediação Cultural
História da Arte
Gogh, Vincent van, 1853-1890.
description A presente pesquisa busca analisar como ocorrem contemporaneamente os processos de mediação entre o público e exposições e obras de arte, a partir de uma busca interativa para com obras do artista Vincent van Gogh. Notoriamente, a todo o momento estamos inseridos em mediações e sistemas de mediações no que diz respeito a uma tentativa de contato para com obras de arte, o que gera um tensionamento entre as reproduções e as obras originais. Entretanto, podemos analisar esses fenômenos contemporâneos de mediação a partir da ideia de convergência de linguagens, o que nos permite analisar esse processo enquanto uma construção narrativa em múltiplas linguagens e plataformas. Esta investigação é uma proposta de análise acerca de como esses fenômenos ocorrem e quais são alguns de seus desdobramentos.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-07T16:09:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-07T16:09:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26865
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv TCC
identifier_str_mv TCC
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Facom
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26865/1/GustavoSalgadoLeal_Monografia.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26865/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26865/3/GustavoSalgadoLeal_Monografia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d01d1ba5ffba2f75b24c3cc4f609b0b2
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
aad8e4808732ac2e69f51d0d85232445
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459568797188096