Branding com propósito: um estudo de caso que investiga o potencial de uma marca despertar empatia e intenção de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noronha, Vinícius Sales
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32141
Resumo: As mudanças no capitalismo e na forma de consumir atribuem novos significados ao consumo. As marcas mais do que nunca passaram a ter o papel de transmitir a essência e o propósito da organização, ou seja, uma causa maior enquanto proposta de valor para o seu público. Desta forma, observa-se a ascensão de uma nova consciência nos negócios, no qual estes estão voltados para serem benéficos para o mundo através do seu propósito e de sua causa, despertando empatia e consequentemente uma avaliação diferenciada de compra por parte dos consumidores. Este presente estudo teve como objetivo identificar quais aspectos de uma gestão de marca voltada para causas e propósitos socioambientais despertam empatia e levam a uma intenção de compra diferenciada no caso da AMMA Chocolate Orgânico, uma chocolateria baiana, que detém uma relevante certificação (B Corp) de empresa benéfica para o mundo e que apresenta uma gestão de marca baseada em um marcante ativismo ambiental e um posicionamento alinhado ao propósito de levar o sabor da floresta para o consumidor sendo guardiã da Mata Atlântica. Esta pesquisa teve o estudo de caso como estratégia de pesquisa, e a análise observacional, de conteúdo e estatística como técnica de tratamento de dados. Desta forma foi analisada a gestão de marca da empresa em seus diversos meios: embalagens; documentos; livro com registros históricos sobre o contexto de criação da empresa e conteúdo das redes sociais. Também foram coletados dados quantitativos através de questionários com consumidores da marca nas lojas próprias da empresa. Para isso, foram realizadas visitas na sede da empresa para coleta de dados através de entrevistas e observações, assim com foram analisados documentos diversos relativos à gestão de marca da empresa. Os resultados permitiram observar, de que forma uma causa social incorporada em uma transação econômica, transmitida através de uma gestão de marca diferenciada, pode invocar uma sensação de empatia que ativa uma avaliação diferenciada de compra pelos consumidores.
id UFBA-2_ddecfccd65d5a9f32afdd3789a170791
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/32141
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Noronha, Vinícius SalesLadeira, RodrigoMello, Ricardo CoutinhoPaula, Verônica Angélica Freitas de2020-08-23T23:26:19Z2020-08-23T23:26:19Z2020-08-232018-12-20http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32141As mudanças no capitalismo e na forma de consumir atribuem novos significados ao consumo. As marcas mais do que nunca passaram a ter o papel de transmitir a essência e o propósito da organização, ou seja, uma causa maior enquanto proposta de valor para o seu público. Desta forma, observa-se a ascensão de uma nova consciência nos negócios, no qual estes estão voltados para serem benéficos para o mundo através do seu propósito e de sua causa, despertando empatia e consequentemente uma avaliação diferenciada de compra por parte dos consumidores. Este presente estudo teve como objetivo identificar quais aspectos de uma gestão de marca voltada para causas e propósitos socioambientais despertam empatia e levam a uma intenção de compra diferenciada no caso da AMMA Chocolate Orgânico, uma chocolateria baiana, que detém uma relevante certificação (B Corp) de empresa benéfica para o mundo e que apresenta uma gestão de marca baseada em um marcante ativismo ambiental e um posicionamento alinhado ao propósito de levar o sabor da floresta para o consumidor sendo guardiã da Mata Atlântica. Esta pesquisa teve o estudo de caso como estratégia de pesquisa, e a análise observacional, de conteúdo e estatística como técnica de tratamento de dados. Desta forma foi analisada a gestão de marca da empresa em seus diversos meios: embalagens; documentos; livro com registros históricos sobre o contexto de criação da empresa e conteúdo das redes sociais. Também foram coletados dados quantitativos através de questionários com consumidores da marca nas lojas próprias da empresa. Para isso, foram realizadas visitas na sede da empresa para coleta de dados através de entrevistas e observações, assim com foram analisados documentos diversos relativos à gestão de marca da empresa. Os resultados permitiram observar, de que forma uma causa social incorporada em uma transação econômica, transmitida através de uma gestão de marca diferenciada, pode invocar uma sensação de empatia que ativa uma avaliação diferenciada de compra pelos consumidores.The changes in capitalism and the way of consumption attribute new meanings to consumption. Brands more than ever have come to play the role of conveying the essence and purpose of the organization, that is, a greater cause as a value proposition for their audience. In this way, the rise of a new awareness in business is observed, in which they are aimed to be beneficial to the world through its purpose and its cause, arousing empathy and consequently a differentiated evaluation of purchase by the consumers. This study aimed to identify which aspects of a brand management focused on social and environmental causes and purposes arouse empathy and lead to a different purchasing intention in the case of AMMA Organic Chocolate, a Bahian chocolate factory that holds a relevant certification (B Corp) of a company that is beneficial to the world and that presents brand management based on a strong environmental activism and a positioning aligned to the purpose of taking the flavor of the forest to the consumer being guardian of the Atlantic Forest. This research had the case study as a research strategy, and the observational, content and statistical analysis as data processing technique. In this way the company's brand management was analyzed in its various means: packaging; documents; book with historical records on the context of company creation and content of social networks. Quantitative data were also collected through questionnaires with branded consumers in the company's own stores. For this, visits were made at the company's headquarters for data collection through interviews and observations, as well as various documents related to the company's brand management were analyzed. The results showed how a social cause incorporated in an economic transaction, transmitted through a differentiated brand management, can invoke a feeling of empathy that triggers a differentiated evaluation of purchase by consumers.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2020-08-21T12:16:06Z No. of bitstreams: 1 Vinícius Salaes Noronha.pdf: 4412129 bytes, checksum: c62b9446d40fad2343ec4aa46756fd8e (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2020-08-23T23:26:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Vinícius Salaes Noronha.pdf: 4412129 bytes, checksum: c62b9446d40fad2343ec4aa46756fd8e (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-23T23:26:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vinícius Salaes Noronha.pdf: 4412129 bytes, checksum: c62b9446d40fad2343ec4aa46756fd8e (MD5)Ciências Sociais AplicadasGestão de MarcaBrandingEmpatiaMarcas com PropósitoB CorporationBranding com propósito: um estudo de caso que investiga o potencial de uma marca despertar empatia e intenção de comprainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de AdministraçãoNúcleo de Pós-Graduação em AdministraçãoUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1582https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32141/2/license.txt907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6MD52ORIGINALVinícius Salaes Noronha.pdfVinícius Salaes Noronha.pdfapplication/pdf4412129https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32141/1/Vin%c3%adcius%20Salaes%20Noronha.pdfc62b9446d40fad2343ec4aa46756fd8eMD51TEXTVinícius Salaes Noronha.pdf.txtVinícius Salaes Noronha.pdf.txtExtracted texttext/plain369184https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32141/3/Vin%c3%adcius%20Salaes%20Noronha.pdf.txt9d69097612f5390a87a3fd82b24f50c9MD53ri/321412022-02-20 21:54:01.659oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T00:54:01Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Branding com propósito: um estudo de caso que investiga o potencial de uma marca despertar empatia e intenção de compra
title Branding com propósito: um estudo de caso que investiga o potencial de uma marca despertar empatia e intenção de compra
spellingShingle Branding com propósito: um estudo de caso que investiga o potencial de uma marca despertar empatia e intenção de compra
Noronha, Vinícius Sales
Ciências Sociais Aplicadas
Gestão de Marca
Branding
Empatia
Marcas com Propósito
B Corporation
title_short Branding com propósito: um estudo de caso que investiga o potencial de uma marca despertar empatia e intenção de compra
title_full Branding com propósito: um estudo de caso que investiga o potencial de uma marca despertar empatia e intenção de compra
title_fullStr Branding com propósito: um estudo de caso que investiga o potencial de uma marca despertar empatia e intenção de compra
title_full_unstemmed Branding com propósito: um estudo de caso que investiga o potencial de uma marca despertar empatia e intenção de compra
title_sort Branding com propósito: um estudo de caso que investiga o potencial de uma marca despertar empatia e intenção de compra
author Noronha, Vinícius Sales
author_facet Noronha, Vinícius Sales
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Noronha, Vinícius Sales
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ladeira, Rodrigo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mello, Ricardo Coutinho
Paula, Verônica Angélica Freitas de
contributor_str_mv Ladeira, Rodrigo
Mello, Ricardo Coutinho
Paula, Verônica Angélica Freitas de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
Gestão de Marca
Branding
Empatia
Marcas com Propósito
B Corporation
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de Marca
Branding
Empatia
Marcas com Propósito
B Corporation
description As mudanças no capitalismo e na forma de consumir atribuem novos significados ao consumo. As marcas mais do que nunca passaram a ter o papel de transmitir a essência e o propósito da organização, ou seja, uma causa maior enquanto proposta de valor para o seu público. Desta forma, observa-se a ascensão de uma nova consciência nos negócios, no qual estes estão voltados para serem benéficos para o mundo através do seu propósito e de sua causa, despertando empatia e consequentemente uma avaliação diferenciada de compra por parte dos consumidores. Este presente estudo teve como objetivo identificar quais aspectos de uma gestão de marca voltada para causas e propósitos socioambientais despertam empatia e levam a uma intenção de compra diferenciada no caso da AMMA Chocolate Orgânico, uma chocolateria baiana, que detém uma relevante certificação (B Corp) de empresa benéfica para o mundo e que apresenta uma gestão de marca baseada em um marcante ativismo ambiental e um posicionamento alinhado ao propósito de levar o sabor da floresta para o consumidor sendo guardiã da Mata Atlântica. Esta pesquisa teve o estudo de caso como estratégia de pesquisa, e a análise observacional, de conteúdo e estatística como técnica de tratamento de dados. Desta forma foi analisada a gestão de marca da empresa em seus diversos meios: embalagens; documentos; livro com registros históricos sobre o contexto de criação da empresa e conteúdo das redes sociais. Também foram coletados dados quantitativos através de questionários com consumidores da marca nas lojas próprias da empresa. Para isso, foram realizadas visitas na sede da empresa para coleta de dados através de entrevistas e observações, assim com foram analisados documentos diversos relativos à gestão de marca da empresa. Os resultados permitiram observar, de que forma uma causa social incorporada em uma transação econômica, transmitida através de uma gestão de marca diferenciada, pode invocar uma sensação de empatia que ativa uma avaliação diferenciada de compra pelos consumidores.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-23T23:26:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-23T23:26:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32141
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração
dc.publisher.program.fl_str_mv Núcleo de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32141/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32141/1/Vin%c3%adcius%20Salaes%20Noronha.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32141/3/Vin%c3%adcius%20Salaes%20Noronha.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6
c62b9446d40fad2343ec4aa46756fd8e
9d69097612f5390a87a3fd82b24f50c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459615010029568