Desafios e estratégias para a gestão de desempenho: um estudo sobre meritocracia na Petrobras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17592 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa do tipo qualitativa exploratória é identificar desafios e propor estratégias de gestão para o desempenho com base na meritocracia, cuja problemática se estabelece em torno de quais as dificuldades e os desafios suportados pelos gerentes de uma unidade da Petrobras, localizada no Estado de São Paulo, pertencente à área de Exploração & Produção, para a gestão de desempenho de empregados, bem como quais ações estratégicas podem ser implementadas para a melhoria das práticas de meritocracia como sistema de recompensas, que são processos inerentes à gestão de desempenho de pessoas. Poucas pesquisas examinam o impacto da meritocracia dentro das práticas de gestão de desempenho, mas pressupõe-se que o potencial de melhoria desta gestão de pessoas é alto. A base teórica da pesquisa provém de estudos sobre gestão de desempenho e recompensa baseada no mérito e o estudo empírico é baseado na atuação dos gerentes desta unidade da Petrobras, que gerenciam quase 50% dos empregados atuando em regime de trabalho offshore, ou seja, em unidades marítimas de produção situadas da Bacia de Santos em São Paulo e na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Foram aplicados entrevistas semiestruturadas para quatro gerentes escolhidos criteriosamente, cujas respostas serviram de base para a formulação de questionário fechado, aplicado a todo o corpo gerencial desta unidade. Os resultados revelam seis grandes desafios, categorizados como de cultura, de processo, de tempo, de integração, de comunicação e de igualdade; além de quatro estratégias de gestão direcionadas para a comunicação, para a integração, para os processos e para a cultura, ambos com a finalidade de proporcionar melhorias na gestão de desempenho e na gestão de pessoas como um todo. Esses desafios e estratégias também contribuem para reforçar o impacto importante que o reconhecimento por merecimento desempenha nas práticas de gestão de desempenho nas organizações. The purpose of this exploratory qualitative study is to identify challenges and propose management strategies for performance based on meritocracy, whose problematic if laying down around which the difficulties and challenges supported by managers of a unit of Petrobras, located in the State of São Paulo, belonging to the area of Exploration & Production, for managing employee performance, as well as what strategic actions can be implemented to improve the practices of meritocracy as systems of rewards, which are processes involved in the performance management people system. Few researches examine the impact of meritocracy within the practices of performance management, but it is assumed that the potential for improvement of this people management is high. The theoretical basis of the research comes from studies on performance management and reward based on merit and the empirical study is based on the performance of the manager of this unit of Petrobras, which manage almost 50 % of employees working in scheme of work offshore, or, inmaritime production units located in the Santos Basin in São Paulo and in the Campos Basin in Rio de Janeiro. Semi-structured interviews were applied to four carefully chosen managers whose responses formed the basis for the formulation of closed questionnaire, applied to the entire management team of this unit. The results reveal six major challenges, categorized as culture, process, time, of integration, of communication and of equality beside four management strategies directed to the communication, to integration, to processes and to the culture, both with the purpose of providing improvements in performance management and in the management of people as a whole. These challenges and strategies also contribute to reinforce the significant impact that the recognition by merit plays in management practices of performance in organizations. |
id |
UFBA-2_e143694094515eaf17867c45d6270934 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/17592 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Frizzo, Anise CarlaDavel, Eduardo Paes Barreto2015-05-05T19:39:46Z2015-05-05T19:39:46Z2015-05-052013-12-16http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17592O objetivo desta pesquisa do tipo qualitativa exploratória é identificar desafios e propor estratégias de gestão para o desempenho com base na meritocracia, cuja problemática se estabelece em torno de quais as dificuldades e os desafios suportados pelos gerentes de uma unidade da Petrobras, localizada no Estado de São Paulo, pertencente à área de Exploração & Produção, para a gestão de desempenho de empregados, bem como quais ações estratégicas podem ser implementadas para a melhoria das práticas de meritocracia como sistema de recompensas, que são processos inerentes à gestão de desempenho de pessoas. Poucas pesquisas examinam o impacto da meritocracia dentro das práticas de gestão de desempenho, mas pressupõe-se que o potencial de melhoria desta gestão de pessoas é alto. A base teórica da pesquisa provém de estudos sobre gestão de desempenho e recompensa baseada no mérito e o estudo empírico é baseado na atuação dos gerentes desta unidade da Petrobras, que gerenciam quase 50% dos empregados atuando em regime de trabalho offshore, ou seja, em unidades marítimas de produção situadas da Bacia de Santos em São Paulo e na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Foram aplicados entrevistas semiestruturadas para quatro gerentes escolhidos criteriosamente, cujas respostas serviram de base para a formulação de questionário fechado, aplicado a todo o corpo gerencial desta unidade. Os resultados revelam seis grandes desafios, categorizados como de cultura, de processo, de tempo, de integração, de comunicação e de igualdade; além de quatro estratégias de gestão direcionadas para a comunicação, para a integração, para os processos e para a cultura, ambos com a finalidade de proporcionar melhorias na gestão de desempenho e na gestão de pessoas como um todo. Esses desafios e estratégias também contribuem para reforçar o impacto importante que o reconhecimento por merecimento desempenha nas práticas de gestão de desempenho nas organizações. The purpose of this exploratory qualitative study is to identify challenges and propose management strategies for performance based on meritocracy, whose problematic if laying down around which the difficulties and challenges supported by managers of a unit of Petrobras, located in the State of São Paulo, belonging to the area of Exploration & Production, for managing employee performance, as well as what strategic actions can be implemented to improve the practices of meritocracy as systems of rewards, which are processes involved in the performance management people system. Few researches examine the impact of meritocracy within the practices of performance management, but it is assumed that the potential for improvement of this people management is high. The theoretical basis of the research comes from studies on performance management and reward based on merit and the empirical study is based on the performance of the manager of this unit of Petrobras, which manage almost 50 % of employees working in scheme of work offshore, or, inmaritime production units located in the Santos Basin in São Paulo and in the Campos Basin in Rio de Janeiro. Semi-structured interviews were applied to four carefully chosen managers whose responses formed the basis for the formulation of closed questionnaire, applied to the entire management team of this unit. The results reveal six major challenges, categorized as culture, process, time, of integration, of communication and of equality beside four management strategies directed to the communication, to integration, to processes and to the culture, both with the purpose of providing improvements in performance management and in the management of people as a whole. These challenges and strategies also contribute to reinforce the significant impact that the recognition by merit plays in management practices of performance in organizations.Submitted by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2015-04-13T18:44:13Z No. of bitstreams: 1 Frizzo, Anise Carla.pdf: 3155431 bytes, checksum: ca631e22b44a218583bda1320f1ff225 (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2015-05-05T19:39:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Frizzo, Anise Carla.pdf: 3155431 bytes, checksum: ca631e22b44a218583bda1320f1ff225 (MD5)Made available in DSpace on 2015-05-05T19:39:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Frizzo, Anise Carla.pdf: 3155431 bytes, checksum: ca631e22b44a218583bda1320f1ff225 (MD5)Gestão de pessoasDesempenhoRecompensaMeritocraciaPetrobrasPeople managementPerformanceRewardMeritocracyPetrobrasDesafios e estratégias para a gestão de desempenho: um estudo sobre meritocracia na Petrobrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Administração da Universidade Federal da BahiaEAUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALFrizzo, Anise Carla.pdfFrizzo, Anise Carla.pdfapplication/pdf3155431https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17592/1/Frizzo%2c%20Anise%20Carla.pdfca631e22b44a218583bda1320f1ff225MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17592/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTFrizzo, Anise Carla.pdf.txtFrizzo, Anise Carla.pdf.txtExtracted texttext/plain265542https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17592/3/Frizzo%2c%20Anise%20Carla.pdf.txtb40fafe7e025c9b6dd6fa72ff9ad899dMD53ri/175922022-02-20 22:42:43.755oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T01:42:43Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafios e estratégias para a gestão de desempenho: um estudo sobre meritocracia na Petrobras |
title |
Desafios e estratégias para a gestão de desempenho: um estudo sobre meritocracia na Petrobras |
spellingShingle |
Desafios e estratégias para a gestão de desempenho: um estudo sobre meritocracia na Petrobras Frizzo, Anise Carla Gestão de pessoas Desempenho Recompensa Meritocracia Petrobras People management Performance Reward Meritocracy Petrobras |
title_short |
Desafios e estratégias para a gestão de desempenho: um estudo sobre meritocracia na Petrobras |
title_full |
Desafios e estratégias para a gestão de desempenho: um estudo sobre meritocracia na Petrobras |
title_fullStr |
Desafios e estratégias para a gestão de desempenho: um estudo sobre meritocracia na Petrobras |
title_full_unstemmed |
Desafios e estratégias para a gestão de desempenho: um estudo sobre meritocracia na Petrobras |
title_sort |
Desafios e estratégias para a gestão de desempenho: um estudo sobre meritocracia na Petrobras |
author |
Frizzo, Anise Carla |
author_facet |
Frizzo, Anise Carla |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frizzo, Anise Carla |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Davel, Eduardo Paes Barreto |
contributor_str_mv |
Davel, Eduardo Paes Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de pessoas Desempenho Recompensa Meritocracia Petrobras People management Performance Reward Meritocracy Petrobras |
topic |
Gestão de pessoas Desempenho Recompensa Meritocracia Petrobras People management Performance Reward Meritocracy Petrobras |
description |
O objetivo desta pesquisa do tipo qualitativa exploratória é identificar desafios e propor estratégias de gestão para o desempenho com base na meritocracia, cuja problemática se estabelece em torno de quais as dificuldades e os desafios suportados pelos gerentes de uma unidade da Petrobras, localizada no Estado de São Paulo, pertencente à área de Exploração & Produção, para a gestão de desempenho de empregados, bem como quais ações estratégicas podem ser implementadas para a melhoria das práticas de meritocracia como sistema de recompensas, que são processos inerentes à gestão de desempenho de pessoas. Poucas pesquisas examinam o impacto da meritocracia dentro das práticas de gestão de desempenho, mas pressupõe-se que o potencial de melhoria desta gestão de pessoas é alto. A base teórica da pesquisa provém de estudos sobre gestão de desempenho e recompensa baseada no mérito e o estudo empírico é baseado na atuação dos gerentes desta unidade da Petrobras, que gerenciam quase 50% dos empregados atuando em regime de trabalho offshore, ou seja, em unidades marítimas de produção situadas da Bacia de Santos em São Paulo e na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Foram aplicados entrevistas semiestruturadas para quatro gerentes escolhidos criteriosamente, cujas respostas serviram de base para a formulação de questionário fechado, aplicado a todo o corpo gerencial desta unidade. Os resultados revelam seis grandes desafios, categorizados como de cultura, de processo, de tempo, de integração, de comunicação e de igualdade; além de quatro estratégias de gestão direcionadas para a comunicação, para a integração, para os processos e para a cultura, ambos com a finalidade de proporcionar melhorias na gestão de desempenho e na gestão de pessoas como um todo. Esses desafios e estratégias também contribuem para reforçar o impacto importante que o reconhecimento por merecimento desempenha nas práticas de gestão de desempenho nas organizações. The purpose of this exploratory qualitative study is to identify challenges and propose management strategies for performance based on meritocracy, whose problematic if laying down around which the difficulties and challenges supported by managers of a unit of Petrobras, located in the State of São Paulo, belonging to the area of Exploration & Production, for managing employee performance, as well as what strategic actions can be implemented to improve the practices of meritocracy as systems of rewards, which are processes involved in the performance management people system. Few researches examine the impact of meritocracy within the practices of performance management, but it is assumed that the potential for improvement of this people management is high. The theoretical basis of the research comes from studies on performance management and reward based on merit and the empirical study is based on the performance of the manager of this unit of Petrobras, which manage almost 50 % of employees working in scheme of work offshore, or, inmaritime production units located in the Santos Basin in São Paulo and in the Campos Basin in Rio de Janeiro. Semi-structured interviews were applied to four carefully chosen managers whose responses formed the basis for the formulation of closed questionnaire, applied to the entire management team of this unit. The results reveal six major challenges, categorized as culture, process, time, of integration, of communication and of equality beside four management strategies directed to the communication, to integration, to processes and to the culture, both with the purpose of providing improvements in performance management and in the management of people as a whole. These challenges and strategies also contribute to reinforce the significant impact that the recognition by merit plays in management practices of performance in organizations. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-05T19:39:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-05-05T19:39:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17592 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
EAUFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17592/1/Frizzo%2c%20Anise%20Carla.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17592/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17592/3/Frizzo%2c%20Anise%20Carla.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ca631e22b44a218583bda1320f1ff225 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 b40fafe7e025c9b6dd6fa72ff9ad899d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459496739045376 |