Desafios e estratégias para a gestão de desempenho: um estudo sobre meritocracia na Petrobras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frizzo, Anise Carla
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17592
Resumo: O objetivo desta pesquisa do tipo qualitativa exploratória é identificar desafios e propor estratégias de gestão para o desempenho com base na meritocracia, cuja problemática se estabelece em torno de quais as dificuldades e os desafios suportados pelos gerentes de uma unidade da Petrobras, localizada no Estado de São Paulo, pertencente à área de Exploração & Produção, para a gestão de desempenho de empregados, bem como quais ações estratégicas podem ser implementadas para a melhoria das práticas de meritocracia como sistema de recompensas, que são processos inerentes à gestão de desempenho de pessoas. Poucas pesquisas examinam o impacto da meritocracia dentro das práticas de gestão de desempenho, mas pressupõe-se que o potencial de melhoria desta gestão de pessoas é alto. A base teórica da pesquisa provém de estudos sobre gestão de desempenho e recompensa baseada no mérito e o estudo empírico é baseado na atuação dos gerentes desta unidade da Petrobras, que gerenciam quase 50% dos empregados atuando em regime de trabalho offshore, ou seja, em unidades marítimas de produção situadas da Bacia de Santos em São Paulo e na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Foram aplicados entrevistas semiestruturadas para quatro gerentes escolhidos criteriosamente, cujas respostas serviram de base para a formulação de questionário fechado, aplicado a todo o corpo gerencial desta unidade. Os resultados revelam seis grandes desafios, categorizados como de cultura, de processo, de tempo, de integração, de comunicação e de igualdade; além de quatro estratégias de gestão direcionadas para a comunicação, para a integração, para os processos e para a cultura, ambos com a finalidade de proporcionar melhorias na gestão de desempenho e na gestão de pessoas como um todo. Esses desafios e estratégias também contribuem para reforçar o impacto importante que o reconhecimento por merecimento desempenha nas práticas de gestão de desempenho nas organizações. The purpose of this exploratory qualitative study is to identify challenges and propose management strategies for performance based on meritocracy, whose problematic if laying down around which the difficulties and challenges supported by managers of a unit of Petrobras, located in the State of São Paulo, belonging to the area of Exploration & Production, for managing employee performance, as well as what strategic actions can be implemented to improve the practices of meritocracy as systems of rewards, which are processes involved in the performance management people system. Few researches examine the impact of meritocracy within the practices of performance management, but it is assumed that the potential for improvement of this people management is high. The theoretical basis of the research comes from studies on performance management and reward based on merit and the empirical study is based on the performance of the manager of this unit of Petrobras, which manage almost 50 % of employees working in scheme of work offshore, or, inmaritime production units located in the Santos Basin in São Paulo and in the Campos Basin in Rio de Janeiro. Semi-structured interviews were applied to four carefully chosen managers whose responses formed the basis for the formulation of closed questionnaire, applied to the entire management team of this unit. The results reveal six major challenges, categorized as culture, process, time, of integration, of communication and of equality beside four management strategies directed to the communication, to integration, to processes and to the culture, both with the purpose of providing improvements in performance management and in the management of people as a whole. These challenges and strategies also contribute to reinforce the significant impact that the recognition by merit plays in management practices of performance in organizations.
id UFBA-2_e143694094515eaf17867c45d6270934
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/17592
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Frizzo, Anise CarlaDavel, Eduardo Paes Barreto2015-05-05T19:39:46Z2015-05-05T19:39:46Z2015-05-052013-12-16http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17592O objetivo desta pesquisa do tipo qualitativa exploratória é identificar desafios e propor estratégias de gestão para o desempenho com base na meritocracia, cuja problemática se estabelece em torno de quais as dificuldades e os desafios suportados pelos gerentes de uma unidade da Petrobras, localizada no Estado de São Paulo, pertencente à área de Exploração & Produção, para a gestão de desempenho de empregados, bem como quais ações estratégicas podem ser implementadas para a melhoria das práticas de meritocracia como sistema de recompensas, que são processos inerentes à gestão de desempenho de pessoas. Poucas pesquisas examinam o impacto da meritocracia dentro das práticas de gestão de desempenho, mas pressupõe-se que o potencial de melhoria desta gestão de pessoas é alto. A base teórica da pesquisa provém de estudos sobre gestão de desempenho e recompensa baseada no mérito e o estudo empírico é baseado na atuação dos gerentes desta unidade da Petrobras, que gerenciam quase 50% dos empregados atuando em regime de trabalho offshore, ou seja, em unidades marítimas de produção situadas da Bacia de Santos em São Paulo e na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Foram aplicados entrevistas semiestruturadas para quatro gerentes escolhidos criteriosamente, cujas respostas serviram de base para a formulação de questionário fechado, aplicado a todo o corpo gerencial desta unidade. Os resultados revelam seis grandes desafios, categorizados como de cultura, de processo, de tempo, de integração, de comunicação e de igualdade; além de quatro estratégias de gestão direcionadas para a comunicação, para a integração, para os processos e para a cultura, ambos com a finalidade de proporcionar melhorias na gestão de desempenho e na gestão de pessoas como um todo. Esses desafios e estratégias também contribuem para reforçar o impacto importante que o reconhecimento por merecimento desempenha nas práticas de gestão de desempenho nas organizações. The purpose of this exploratory qualitative study is to identify challenges and propose management strategies for performance based on meritocracy, whose problematic if laying down around which the difficulties and challenges supported by managers of a unit of Petrobras, located in the State of São Paulo, belonging to the area of Exploration & Production, for managing employee performance, as well as what strategic actions can be implemented to improve the practices of meritocracy as systems of rewards, which are processes involved in the performance management people system. Few researches examine the impact of meritocracy within the practices of performance management, but it is assumed that the potential for improvement of this people management is high. The theoretical basis of the research comes from studies on performance management and reward based on merit and the empirical study is based on the performance of the manager of this unit of Petrobras, which manage almost 50 % of employees working in scheme of work offshore, or, inmaritime production units located in the Santos Basin in São Paulo and in the Campos Basin in Rio de Janeiro. Semi-structured interviews were applied to four carefully chosen managers whose responses formed the basis for the formulation of closed questionnaire, applied to the entire management team of this unit. The results reveal six major challenges, categorized as culture, process, time, of integration, of communication and of equality beside four management strategies directed to the communication, to integration, to processes and to the culture, both with the purpose of providing improvements in performance management and in the management of people as a whole. These challenges and strategies also contribute to reinforce the significant impact that the recognition by merit plays in management practices of performance in organizations.Submitted by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2015-04-13T18:44:13Z No. of bitstreams: 1 Frizzo, Anise Carla.pdf: 3155431 bytes, checksum: ca631e22b44a218583bda1320f1ff225 (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2015-05-05T19:39:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Frizzo, Anise Carla.pdf: 3155431 bytes, checksum: ca631e22b44a218583bda1320f1ff225 (MD5)Made available in DSpace on 2015-05-05T19:39:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Frizzo, Anise Carla.pdf: 3155431 bytes, checksum: ca631e22b44a218583bda1320f1ff225 (MD5)Gestão de pessoasDesempenhoRecompensaMeritocraciaPetrobrasPeople managementPerformanceRewardMeritocracyPetrobrasDesafios e estratégias para a gestão de desempenho: um estudo sobre meritocracia na Petrobrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Administração da Universidade Federal da BahiaEAUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALFrizzo, Anise Carla.pdfFrizzo, Anise Carla.pdfapplication/pdf3155431https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17592/1/Frizzo%2c%20Anise%20Carla.pdfca631e22b44a218583bda1320f1ff225MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17592/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTFrizzo, Anise Carla.pdf.txtFrizzo, Anise Carla.pdf.txtExtracted texttext/plain265542https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17592/3/Frizzo%2c%20Anise%20Carla.pdf.txtb40fafe7e025c9b6dd6fa72ff9ad899dMD53ri/175922022-02-20 22:42:43.755oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T01:42:43Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios e estratégias para a gestão de desempenho: um estudo sobre meritocracia na Petrobras
title Desafios e estratégias para a gestão de desempenho: um estudo sobre meritocracia na Petrobras
spellingShingle Desafios e estratégias para a gestão de desempenho: um estudo sobre meritocracia na Petrobras
Frizzo, Anise Carla
Gestão de pessoas
Desempenho
Recompensa
Meritocracia
Petrobras
People management
Performance
Reward
Meritocracy
Petrobras
title_short Desafios e estratégias para a gestão de desempenho: um estudo sobre meritocracia na Petrobras
title_full Desafios e estratégias para a gestão de desempenho: um estudo sobre meritocracia na Petrobras
title_fullStr Desafios e estratégias para a gestão de desempenho: um estudo sobre meritocracia na Petrobras
title_full_unstemmed Desafios e estratégias para a gestão de desempenho: um estudo sobre meritocracia na Petrobras
title_sort Desafios e estratégias para a gestão de desempenho: um estudo sobre meritocracia na Petrobras
author Frizzo, Anise Carla
author_facet Frizzo, Anise Carla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frizzo, Anise Carla
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Davel, Eduardo Paes Barreto
contributor_str_mv Davel, Eduardo Paes Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de pessoas
Desempenho
Recompensa
Meritocracia
Petrobras
People management
Performance
Reward
Meritocracy
Petrobras
topic Gestão de pessoas
Desempenho
Recompensa
Meritocracia
Petrobras
People management
Performance
Reward
Meritocracy
Petrobras
description O objetivo desta pesquisa do tipo qualitativa exploratória é identificar desafios e propor estratégias de gestão para o desempenho com base na meritocracia, cuja problemática se estabelece em torno de quais as dificuldades e os desafios suportados pelos gerentes de uma unidade da Petrobras, localizada no Estado de São Paulo, pertencente à área de Exploração & Produção, para a gestão de desempenho de empregados, bem como quais ações estratégicas podem ser implementadas para a melhoria das práticas de meritocracia como sistema de recompensas, que são processos inerentes à gestão de desempenho de pessoas. Poucas pesquisas examinam o impacto da meritocracia dentro das práticas de gestão de desempenho, mas pressupõe-se que o potencial de melhoria desta gestão de pessoas é alto. A base teórica da pesquisa provém de estudos sobre gestão de desempenho e recompensa baseada no mérito e o estudo empírico é baseado na atuação dos gerentes desta unidade da Petrobras, que gerenciam quase 50% dos empregados atuando em regime de trabalho offshore, ou seja, em unidades marítimas de produção situadas da Bacia de Santos em São Paulo e na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Foram aplicados entrevistas semiestruturadas para quatro gerentes escolhidos criteriosamente, cujas respostas serviram de base para a formulação de questionário fechado, aplicado a todo o corpo gerencial desta unidade. Os resultados revelam seis grandes desafios, categorizados como de cultura, de processo, de tempo, de integração, de comunicação e de igualdade; além de quatro estratégias de gestão direcionadas para a comunicação, para a integração, para os processos e para a cultura, ambos com a finalidade de proporcionar melhorias na gestão de desempenho e na gestão de pessoas como um todo. Esses desafios e estratégias também contribuem para reforçar o impacto importante que o reconhecimento por merecimento desempenha nas práticas de gestão de desempenho nas organizações. The purpose of this exploratory qualitative study is to identify challenges and propose management strategies for performance based on meritocracy, whose problematic if laying down around which the difficulties and challenges supported by managers of a unit of Petrobras, located in the State of São Paulo, belonging to the area of Exploration & Production, for managing employee performance, as well as what strategic actions can be implemented to improve the practices of meritocracy as systems of rewards, which are processes involved in the performance management people system. Few researches examine the impact of meritocracy within the practices of performance management, but it is assumed that the potential for improvement of this people management is high. The theoretical basis of the research comes from studies on performance management and reward based on merit and the empirical study is based on the performance of the manager of this unit of Petrobras, which manage almost 50 % of employees working in scheme of work offshore, or, inmaritime production units located in the Santos Basin in São Paulo and in the Campos Basin in Rio de Janeiro. Semi-structured interviews were applied to four carefully chosen managers whose responses formed the basis for the formulation of closed questionnaire, applied to the entire management team of this unit. The results reveal six major challenges, categorized as culture, process, time, of integration, of communication and of equality beside four management strategies directed to the communication, to integration, to processes and to the culture, both with the purpose of providing improvements in performance management and in the management of people as a whole. These challenges and strategies also contribute to reinforce the significant impact that the recognition by merit plays in management practices of performance in organizations.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-05T19:39:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-05-05T19:39:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17592
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EAUFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17592/1/Frizzo%2c%20Anise%20Carla.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17592/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17592/3/Frizzo%2c%20Anise%20Carla.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ca631e22b44a218583bda1320f1ff225
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
b40fafe7e025c9b6dd6fa72ff9ad899d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459496739045376