O mercado brasileiro de tv aberta: histórico, digitalização e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Yves Gauthier Tupiniquim Freitas de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23859
Resumo: Este estudo destina-se à análise do mercado brasileiro de televisão aberta. Buscamos esclarecer o processo histórico que culminou no estabelecimento do Sistema Brasileiro de TV Digital, explicitando o papel dos agentes econômicos envolvidos, especialmente a Rede Globo. Aliado a isso, buscamos observar novas tendências, particularmente na geração de conteúdo, e o advento de novos padrões de consumo provenientes das tecnologias afins à televisão digital. Concluímos que a estrutura do mercado brasileiro de televisão aberta não se estabeleceu conforme um modelo baseado na franca concorrência entre agentes, mas sim conforme um modelo político pautado nos interesses dos governantes. Finalmente, pretende-se mostrar que a implementação do padrão de teledifusão digital, a partir de uma nova lógica governamental de democra-tização do espaço midiático, enfraquece fortemente a barreira concorrencial do domínio da in-fraestrutura exercido pela Rede Globo desde sua fundação, acentuando a tendência de desconcentração do mercado.
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