Identificando a inovação editorial na cadeia produtiva do livro universitário brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado, Stella Moreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7827
Resumo: As editoras universitárias estão passando por mudanças significativas nas suas formas de produção, ao agregar o formato digital às suas publicações. Essas mudanças estão ocorrendo de-vido à necessidade de se adaptarem ao avanço das tecnologias da informação e não se tornarem obsoletas no cenário editorial acadêmico mundial. No Brasil, essas mudanças têm ocorrido de forma paulatina e silenciosa, pois não existem documentos que informem se as editoras universitárias nacionais estão formulando políticas sobre a publicação de livros digitais e quais os fatores que motivaram a adoção desse tipo de publicação. Neste contexto, surge a questão que norteou esta pesquisa: Quais são as iniciativas de publicação de livros digitais existentes nas editoras universitárias brasileiras e em que medida essas iniciativas caracterizam inovação editorial para a cadeia produtiva do livro universitário brasileiro? Este estudo tem por objetivo identificar as iniciativas de publicação de livros digitais que estão sendo realizadas pelas editoras universitárias brasileiras e averiguar se estas iniciativas estão promovendo uma inovação editorial para a cadeia produtiva do livro universitário brasileiro. Por haver poucos estudos no Brasil, que tratem da atuação das editoras universitárias brasileiras frente à nova realidade da cultura digital, acredita-se que a identificação das iniciativas de publicação de livros digitais no âmbito das editoras universitárias seja relevante para os estudos da Ciência da Informação. No que se refere especificamente à publicação de livros, é importante conhecer as propostas de inovação editorial que poderão influenciar as práticas e as políticas de avaliação da ciência no cenário editorial acadêmico nacional. Para responder os objetivos propostos nesta dissertação, realizou-se uma pesquisa descritiva e exploratória, por meio da utilização de técnicas quantitativas e qualitativas de coleta dos dados. Buscou-se identificar as iniciativas de publicações de livros digitais pelas editoras universitárias brasileiras. Os resultados do mapeamento das editoras universitárias nacionais foram sistematizados numa matriz simplificada para serem analisados e discutidos. Foram realizadas entrevistas com gestores de três editoras universitárias que publicam livros digitais, para averiguar as motivações que as levaram a inserir os livros digitais em suas linhas de produção. Conclui-se que, no momento, as editoras universitárias nacionais estão numa fase inicial de inserção do livro digital como estratégia de inovação edito-rial. A partir da análise das iniciativas estrangeiras, dos resultados empíricos e das entrevistas, assim como do SciELO Livros, acredita-se na tendência de que em breve a maioria das editoras universitárias adote o livro digital como padrão de inovação editorial no Brasil.
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Neste contexto, surge a questão que norteou esta pesquisa: Quais são as iniciativas de publicação de livros digitais existentes nas editoras universitárias brasileiras e em que medida essas iniciativas caracterizam inovação editorial para a cadeia produtiva do livro universitário brasileiro? Este estudo tem por objetivo identificar as iniciativas de publicação de livros digitais que estão sendo realizadas pelas editoras universitárias brasileiras e averiguar se estas iniciativas estão promovendo uma inovação editorial para a cadeia produtiva do livro universitário brasileiro. Por haver poucos estudos no Brasil, que tratem da atuação das editoras universitárias brasileiras frente à nova realidade da cultura digital, acredita-se que a identificação das iniciativas de publicação de livros digitais no âmbito das editoras universitárias seja relevante para os estudos da Ciência da Informação. No que se refere especificamente à publicação de livros, é importante conhecer as propostas de inovação editorial que poderão influenciar as práticas e as políticas de avaliação da ciência no cenário editorial acadêmico nacional. Para responder os objetivos propostos nesta dissertação, realizou-se uma pesquisa descritiva e exploratória, por meio da utilização de técnicas quantitativas e qualitativas de coleta dos dados. Buscou-se identificar as iniciativas de publicações de livros digitais pelas editoras universitárias brasileiras. Os resultados do mapeamento das editoras universitárias nacionais foram sistematizados numa matriz simplificada para serem analisados e discutidos. Foram realizadas entrevistas com gestores de três editoras universitárias que publicam livros digitais, para averiguar as motivações que as levaram a inserir os livros digitais em suas linhas de produção. Conclui-se que, no momento, as editoras universitárias nacionais estão numa fase inicial de inserção do livro digital como estratégia de inovação edito-rial. A partir da análise das iniciativas estrangeiras, dos resultados empíricos e das entrevistas, assim como do SciELO Livros, acredita-se na tendência de que em breve a maioria das editoras universitárias adote o livro digital como padrão de inovação editorial no Brasil.Submitted by Duarte Zeny (zenydu@gmail.com) on 2013-01-13T01:31:13Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Versão_Final_Stella_Dourado.pdf: 2817860 bytes, checksum: 9f578cb4c2be2cda853d3ce0c13e01ad (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-13T01:31:13Z (GMT). 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