No centro das coalizões de defesa da política de transporte marítimo de carga: participação, intermediação e incrementalismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34340 |
Resumo: | Por que os marcos regulatórios aprovados entre 1985 e 1993, a Constituição de 1988 e a Lei de Modernização dos Portos não foram suficientes para superar a condição de precariedade e desintegração da infraestrutura e atividade marítima no Brasil? Como e quais coalizões de defesa incidiram sobre a Política do Transporte Marítimo de cargas no Brasil no período estudado e quais foram as crenças e os valores delineadores dessas coalizões? A hegemonia da Coalizão Industrial Nacional Corporativa nas decisões que envolveram a Política de Transporte Marítimo de Cargas no período estudado, cujas crenças e interesses afirmaram a centralização do governo federal, a exploração direta pelo poder público dos serviços portuários e de navegação e os obstáculos à participação de capital estrangeiro, impediram mudanças significativas nas diretrizes formuladas e implementadas na política ainda durante o regime militar (1964-1985). Esta é a chave de leitura defendida por esta tese. Para alcançar os objetivos do trabalho, adotou-se o modelo ACF (Advocacy Coalition Framework) como esquema de inteligibilidade para explicar o fenômeno. O modelo vem sendo aplicado para estudar uma ampla gama de arenas de políticas e processos de tomada de decisão (JENKINS-SMITH; NOHRSTEDT; WEIBLE; INGOLD, 2017). Para operacionalizar a pesquisa, recuperaram-se as declarações e propostas de leis dos atores presentes nas notas taquigráficas dos processos constituinte de 1988 e aprovação da Lei 8.630/93. Nessa etapa de coleta de dados, o ator foi a unidade de análise primária. A filiação e o nível federativo foram atributos de agregação dos atores. As crenças centrais da política (paradigmas) e ação coordenada foram os conceitos booleanos utilizados para identificar as posições dos atores frente à possibilidade de oito coalizões. Em seguida, aplicou-se a análise de redes sociais para descrever a conexão entre os atores. Utilizaram-se os seguintes indicadores: centralidade via grau de intermediação (betweeness) de arestas e frequência de participação dos atores e das crenças; índice de convergência com os paradigmas e, no caso da ação coordenada, entre atores. Estes indicadores foram utilizados na comparação por correlação estatística. Como resultados, das oito coalizões possíveis, somente a coalizão Industrial Nacional Corporativa ocupou a posição central e dominante no subsistema. Essa coalizão passa a disputar espaço com a ascensão da Coalizão Privatista, identificada no processo de aprovação da Lei de Modernização dos portos, em 1993. A coalizão em prol da privatização não apresentou ação coordenada suficiente para superar a centralidade e dominância da Coalizão Industrial Nacional Corporativa, o que repercutiu no caráter incremental da nova regulamentação. |
id |
UFBA-2_f6ed9dcf00babe7f27de2319cceecf4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/34340 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Oliveira, Henrique Campos deOliveira, Henrique Campos deSanches Filho, Alvino OliveiraDantas Neto, Paulo FábioAraújo, Suely Mara Vaz Guimarães deAlbuquerque, Rodrigo Barros deSantos, Íris Gomes dosSouza, José Gileá deSanches Filho, Alvino Oliveira2021-10-13T14:00:43Z2021-10-13T14:00:43Z2021-10-132020-11-23tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34340Por que os marcos regulatórios aprovados entre 1985 e 1993, a Constituição de 1988 e a Lei de Modernização dos Portos não foram suficientes para superar a condição de precariedade e desintegração da infraestrutura e atividade marítima no Brasil? Como e quais coalizões de defesa incidiram sobre a Política do Transporte Marítimo de cargas no Brasil no período estudado e quais foram as crenças e os valores delineadores dessas coalizões? A hegemonia da Coalizão Industrial Nacional Corporativa nas decisões que envolveram a Política de Transporte Marítimo de Cargas no período estudado, cujas crenças e interesses afirmaram a centralização do governo federal, a exploração direta pelo poder público dos serviços portuários e de navegação e os obstáculos à participação de capital estrangeiro, impediram mudanças significativas nas diretrizes formuladas e implementadas na política ainda durante o regime militar (1964-1985). Esta é a chave de leitura defendida por esta tese. Para alcançar os objetivos do trabalho, adotou-se o modelo ACF (Advocacy Coalition Framework) como esquema de inteligibilidade para explicar o fenômeno. O modelo vem sendo aplicado para estudar uma ampla gama de arenas de políticas e processos de tomada de decisão (JENKINS-SMITH; NOHRSTEDT; WEIBLE; INGOLD, 2017). Para operacionalizar a pesquisa, recuperaram-se as declarações e propostas de leis dos atores presentes nas notas taquigráficas dos processos constituinte de 1988 e aprovação da Lei 8.630/93. Nessa etapa de coleta de dados, o ator foi a unidade de análise primária. A filiação e o nível federativo foram atributos de agregação dos atores. As crenças centrais da política (paradigmas) e ação coordenada foram os conceitos booleanos utilizados para identificar as posições dos atores frente à possibilidade de oito coalizões. Em seguida, aplicou-se a análise de redes sociais para descrever a conexão entre os atores. Utilizaram-se os seguintes indicadores: centralidade via grau de intermediação (betweeness) de arestas e frequência de participação dos atores e das crenças; índice de convergência com os paradigmas e, no caso da ação coordenada, entre atores. Estes indicadores foram utilizados na comparação por correlação estatística. Como resultados, das oito coalizões possíveis, somente a coalizão Industrial Nacional Corporativa ocupou a posição central e dominante no subsistema. Essa coalizão passa a disputar espaço com a ascensão da Coalizão Privatista, identificada no processo de aprovação da Lei de Modernização dos portos, em 1993. A coalizão em prol da privatização não apresentou ação coordenada suficiente para superar a centralidade e dominância da Coalizão Industrial Nacional Corporativa, o que repercutiu no caráter incremental da nova regulamentação.Why were the regulatory frameworks approved between 1985 and 1993, the 1988 Constitution and the Port Modernization Law, insufficient to overcome the precarious and disintegrating condition of maritime infrastructure and activity in Brazil? How and which defense coalitions affected the Maritime Shipping Policy in Brazil during the period studied and what were the beliefs and values that outlined these coalitions? The hegemony of the National Corporate Industrial Coalition in decisions involving the Maritime Cargo Transport Policy in the related period studied, whose beliefs and interests affirmed the centralization of the federal government, the direct exploitation by the public authorities of port and navigation services and obstacles to the participation of foreign capital, prevented significant changes in the guidelines formulated and implemented in politics even during the military regime (1964-1985). This is the reading key defended by this dissertation. To achieve the objectives of the work, the ACF model (Advocacy Coalition Framework) was adopted as an intelligibility scheme to explain the phenomenon. The model has been applied to study a wide range of policy arenas and decisionmaking processes (JENKINS-SMITH; NOHRSTEDT; WEIBLE; INGOLD, 2017). To operationalize the research, the declarations and proposals of laws of the actors present in the shorthand notes of the 1988 constituent processes and the approval of Law 8.630 / 93 were recovered. In this stage of data collection, the actor was the primary analysis unit. The affiliation and the federative level were attributes of the aggregation of the actors. The policy core beliefs (paradigms) and coordinated action were the Boolean concepts used to identify the positions of the actors given the possibilities of eight coalitions. Then, the analysis of social networks was applied to describe the connection between the actors. The following indicators were used: centrality by betweenness degree and frequency of participation of actors and beliefs; convergence index with paradigms and, in the case of coordinated action, between actors. These indicators were used in the comparison by statistical correlation. As a result, of the eight possible coalitions, only the National Industrial Corporate coalition occupied the central and dominant position in the subsystem. This coalition starts to dispute space with the rise of the Privatizer coalition, identified in the process of approval of the Modernization of Ports Law, in 1993. The coalition favorable to privatization did not present enough coordinated action to overcome the centrality and dominance of the coalition Industrial Nacional Corporative, which reflected on the incremental character of the new regulation.Submitted by Henrique Oliveira (henriquecoliveira@yahoo.com.br) on 2021-09-30T20:58:36Z No. of bitstreams: 1 TESE_HCO_30-09-2021.pdf: 5846128 bytes, checksum: 0819c5c8f17b4e89bb70ee16a7196f1c (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2021-10-13T14:00:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_HCO_30-09-2021.pdf: 5846128 bytes, checksum: 0819c5c8f17b4e89bb70ee16a7196f1c (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-13T14:00:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_HCO_30-09-2021.pdf: 5846128 bytes, checksum: 0819c5c8f17b4e89bb70ee16a7196f1c (MD5)CAPESCiência PolíticaPlanejamento de TransportesPolíticas PúblicasAdvocacy Coalition FrameworkPolítica de transporte marítimo de cargasAnálise de redes sociaisNo centro das coalizões de defesa da política de transporte marítimo de carga: participação, intermediação e incrementalismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE_HCO_30-09-2021.pdfTESE_HCO_30-09-2021.pdfapplication/pdf5846128https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34340/1/TESE_HCO_30-09-2021.pdf0819c5c8f17b4e89bb70ee16a7196f1cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1582https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34340/2/license.txt907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6MD52TEXTTESE_HCO_30-09-2021.pdf.txtTESE_HCO_30-09-2021.pdf.txtExtracted texttext/plain407547https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34340/3/TESE_HCO_30-09-2021.pdf.txt4d56df5ecc2e885f6875bbf4ad5a2223MD53ri/343402022-07-05 14:03:49.901oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:49Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
No centro das coalizões de defesa da política de transporte marítimo de carga: participação, intermediação e incrementalismo |
title |
No centro das coalizões de defesa da política de transporte marítimo de carga: participação, intermediação e incrementalismo |
spellingShingle |
No centro das coalizões de defesa da política de transporte marítimo de carga: participação, intermediação e incrementalismo Oliveira, Henrique Campos de Ciência Política Planejamento de Transportes Políticas Públicas Advocacy Coalition Framework Política de transporte marítimo de cargas Análise de redes sociais |
title_short |
No centro das coalizões de defesa da política de transporte marítimo de carga: participação, intermediação e incrementalismo |
title_full |
No centro das coalizões de defesa da política de transporte marítimo de carga: participação, intermediação e incrementalismo |
title_fullStr |
No centro das coalizões de defesa da política de transporte marítimo de carga: participação, intermediação e incrementalismo |
title_full_unstemmed |
No centro das coalizões de defesa da política de transporte marítimo de carga: participação, intermediação e incrementalismo |
title_sort |
No centro das coalizões de defesa da política de transporte marítimo de carga: participação, intermediação e incrementalismo |
author |
Oliveira, Henrique Campos de |
author_facet |
Oliveira, Henrique Campos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Henrique Campos de Oliveira, Henrique Campos de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sanches Filho, Alvino Oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Dantas Neto, Paulo Fábio Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de Albuquerque, Rodrigo Barros de Santos, Íris Gomes dos Souza, José Gileá de Sanches Filho, Alvino Oliveira |
contributor_str_mv |
Sanches Filho, Alvino Oliveira Dantas Neto, Paulo Fábio Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de Albuquerque, Rodrigo Barros de Santos, Íris Gomes dos Souza, José Gileá de Sanches Filho, Alvino Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciência Política Planejamento de Transportes Políticas Públicas |
topic |
Ciência Política Planejamento de Transportes Políticas Públicas Advocacy Coalition Framework Política de transporte marítimo de cargas Análise de redes sociais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Advocacy Coalition Framework Política de transporte marítimo de cargas Análise de redes sociais |
description |
Por que os marcos regulatórios aprovados entre 1985 e 1993, a Constituição de 1988 e a Lei de Modernização dos Portos não foram suficientes para superar a condição de precariedade e desintegração da infraestrutura e atividade marítima no Brasil? Como e quais coalizões de defesa incidiram sobre a Política do Transporte Marítimo de cargas no Brasil no período estudado e quais foram as crenças e os valores delineadores dessas coalizões? A hegemonia da Coalizão Industrial Nacional Corporativa nas decisões que envolveram a Política de Transporte Marítimo de Cargas no período estudado, cujas crenças e interesses afirmaram a centralização do governo federal, a exploração direta pelo poder público dos serviços portuários e de navegação e os obstáculos à participação de capital estrangeiro, impediram mudanças significativas nas diretrizes formuladas e implementadas na política ainda durante o regime militar (1964-1985). Esta é a chave de leitura defendida por esta tese. Para alcançar os objetivos do trabalho, adotou-se o modelo ACF (Advocacy Coalition Framework) como esquema de inteligibilidade para explicar o fenômeno. O modelo vem sendo aplicado para estudar uma ampla gama de arenas de políticas e processos de tomada de decisão (JENKINS-SMITH; NOHRSTEDT; WEIBLE; INGOLD, 2017). Para operacionalizar a pesquisa, recuperaram-se as declarações e propostas de leis dos atores presentes nas notas taquigráficas dos processos constituinte de 1988 e aprovação da Lei 8.630/93. Nessa etapa de coleta de dados, o ator foi a unidade de análise primária. A filiação e o nível federativo foram atributos de agregação dos atores. As crenças centrais da política (paradigmas) e ação coordenada foram os conceitos booleanos utilizados para identificar as posições dos atores frente à possibilidade de oito coalizões. Em seguida, aplicou-se a análise de redes sociais para descrever a conexão entre os atores. Utilizaram-se os seguintes indicadores: centralidade via grau de intermediação (betweeness) de arestas e frequência de participação dos atores e das crenças; índice de convergência com os paradigmas e, no caso da ação coordenada, entre atores. Estes indicadores foram utilizados na comparação por correlação estatística. Como resultados, das oito coalizões possíveis, somente a coalizão Industrial Nacional Corporativa ocupou a posição central e dominante no subsistema. Essa coalizão passa a disputar espaço com a ascensão da Coalizão Privatista, identificada no processo de aprovação da Lei de Modernização dos portos, em 1993. A coalizão em prol da privatização não apresentou ação coordenada suficiente para superar a centralidade e dominância da Coalizão Industrial Nacional Corporativa, o que repercutiu no caráter incremental da nova regulamentação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-11-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-13T14:00:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-13T14:00:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-10-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34340 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
tese |
identifier_str_mv |
tese |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34340/1/TESE_HCO_30-09-2021.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34340/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34340/3/TESE_HCO_30-09-2021.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0819c5c8f17b4e89bb70ee16a7196f1c 907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6 4d56df5ecc2e885f6875bbf4ad5a2223 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459633672585216 |