Foi assim: contribuição para um estudo histórico do samba-canção (1946-1957)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11896
Resumo: 109f.Acompanha CD de Audio.
id UFBA-2_fb6e93ae1ec371758549fe70ad78f2c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/11896
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Lopes, Maria AparecidaLopes, Maria AparecidaMoura, Milton Araújo2013-06-12T16:14:47Z2013-06-12T16:14:47Z2011http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11896109f.Acompanha CD de Audio.Este estudo trata do processo de demarcação do samba-canção no período 1946-1957, traçando um perfil do percurso desse samba diferente, da forma como essa música foi percebida, a sua trajetória, a sua ascensão, o seu “declínio” e a sua “continuidade”. Para tanto, tomou-se registros sonoros como principal fonte. Revisitou-se o rádio, principal veículo difusor e disseminador de então. Observou-se, numa perspectiva social e histórica, a incorporação de valores de outros gêneros e ritmos musicais, motivo de um ambiente musical tensionado. Constatou-se que, apesar das reações contrárias, os ritmos estrangeiros encontraram acolhimento por parte desse ambiente, e assim pôde se firmar através de fusões e trocas, próprias de tal processo, o que legou ao Brasil uma música mais rica. O samba tradicional – um dos emblemas maiores da cultura brasileira – não perdeu sua nuclearidade como temiam os defensores da sua “pureza”. Pelo contrário, continua a se desdobrar em inúmeras variações. This study deals with the process of demarcation of the samba-canção, in the period 1946-1957, establishing a profile of path the of that different kind of samba, the way this music was seen, its trajectory, its rising, its “decline” and “continuity”. For this, it was taken as main source the songs recorded. It was revisited the radio, the main vehicle for disseminating and diffusing of that time. It was observed, within a social and historical perspective, the incorporation of values of other musical genres and rhythms, cause of a tense musical environment. It was found that despite the backlash, the foreign rhythms have had receipt of this environment, and so was able to establish itself, through mergers and changes characteristic of this process, which have bequeathed to Brazil a more rich music. The traditional samba - one of the greatest symbols of Brazilian culture - has not lost its central nature, as they feared the defenders of its “purity”. Rather, it continues to unfold in countless variants.Submitted by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2013-06-07T18:48:18Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Final - Maria Aparecida Lopes.pdf: 920831 bytes, checksum: 6d60dd72b51b59210569daa069a05f61 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Portela(anapoli@ufba.br) on 2013-06-12T16:14:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Final - Maria Aparecida Lopes.pdf: 920831 bytes, checksum: 6d60dd72b51b59210569daa069a05f61 (MD5)Made available in DSpace on 2013-06-12T16:14:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Final - Maria Aparecida Lopes.pdf: 920831 bytes, checksum: 6d60dd72b51b59210569daa069a05f61 (MD5) Previous issue date: 2011CAPESSalvadorMúsica popular brasileiraSamba-cançãoHibridismoPopular brazilian musicHibridityFoi assim: contribuição para um estudo histórico do samba-canção (1946-1957)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação Final - Maria Aparecida Lopes.pdfDissertação Final - Maria Aparecida Lopes.pdfapplication/pdf920831https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11896/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20-%20Maria%20Aparecida%20Lopes.pdf6d60dd72b51b59210569daa069a05f61MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11896/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXTDissertação Final - Maria Aparecida Lopes.pdf.txtDissertação Final - Maria Aparecida Lopes.pdf.txtExtracted texttext/plain234348https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11896/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20-%20Maria%20Aparecida%20Lopes.pdf.txt302f2416d80f985541a700dc98e045c2MD53ri/118962022-07-05 14:02:52.174oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:02:52Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Foi assim: contribuição para um estudo histórico do samba-canção (1946-1957)
title Foi assim: contribuição para um estudo histórico do samba-canção (1946-1957)
spellingShingle Foi assim: contribuição para um estudo histórico do samba-canção (1946-1957)
Lopes, Maria Aparecida
Música popular brasileira
Samba-canção
Hibridismo
Popular brazilian music
Hibridity
title_short Foi assim: contribuição para um estudo histórico do samba-canção (1946-1957)
title_full Foi assim: contribuição para um estudo histórico do samba-canção (1946-1957)
title_fullStr Foi assim: contribuição para um estudo histórico do samba-canção (1946-1957)
title_full_unstemmed Foi assim: contribuição para um estudo histórico do samba-canção (1946-1957)
title_sort Foi assim: contribuição para um estudo histórico do samba-canção (1946-1957)
author Lopes, Maria Aparecida
author_facet Lopes, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria Aparecida
Lopes, Maria Aparecida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Milton Araújo
contributor_str_mv Moura, Milton Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Música popular brasileira
Samba-canção
Hibridismo
Popular brazilian music
Hibridity
topic Música popular brasileira
Samba-canção
Hibridismo
Popular brazilian music
Hibridity
description 109f.Acompanha CD de Audio.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-12T16:14:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-12T16:14:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11896
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11896/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20-%20Maria%20Aparecida%20Lopes.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11896/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11896/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20-%20Maria%20Aparecida%20Lopes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d60dd72b51b59210569daa069a05f61
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
302f2416d80f985541a700dc98e045c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459448116576256