Foi assim: contribuição para um estudo histórico do samba-canção (1946-1957)
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Lopes, Maria AparecidaLopes, Maria AparecidaMoura, Milton Araújo2013-06-12T16:14:47Z2013-06-12T16:14:47Z2011http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11896109f.Acompanha CD de Audio.Este estudo trata do processo de demarcação do samba-canção no período 1946-1957, traçando um perfil do percurso desse samba diferente, da forma como essa música foi percebida, a sua trajetória, a sua ascensão, o seu “declínio” e a sua “continuidade”. Para tanto, tomou-se registros sonoros como principal fonte. Revisitou-se o rádio, principal veículo difusor e disseminador de então. Observou-se, numa perspectiva social e histórica, a incorporação de valores de outros gêneros e ritmos musicais, motivo de um ambiente musical tensionado. Constatou-se que, apesar das reações contrárias, os ritmos estrangeiros encontraram acolhimento por parte desse ambiente, e assim pôde se firmar através de fusões e trocas, próprias de tal processo, o que legou ao Brasil uma música mais rica. O samba tradicional – um dos emblemas maiores da cultura brasileira – não perdeu sua nuclearidade como temiam os defensores da sua “pureza”. Pelo contrário, continua a se desdobrar em inúmeras variações. This study deals with the process of demarcation of the samba-canção, in the period 1946-1957, establishing a profile of path the of that different kind of samba, the way this music was seen, its trajectory, its rising, its “decline” and “continuity”. For this, it was taken as main source the songs recorded. It was revisited the radio, the main vehicle for disseminating and diffusing of that time. It was observed, within a social and historical perspective, the incorporation of values of other musical genres and rhythms, cause of a tense musical environment. It was found that despite the backlash, the foreign rhythms have had receipt of this environment, and so was able to establish itself, through mergers and changes characteristic of this process, which have bequeathed to Brazil a more rich music. The traditional samba - one of the greatest symbols of Brazilian culture - has not lost its central nature, as they feared the defenders of its “purity”. Rather, it continues to unfold in countless variants.Submitted by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2013-06-07T18:48:18Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Final - Maria Aparecida Lopes.pdf: 920831 bytes, checksum: 6d60dd72b51b59210569daa069a05f61 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Portela(anapoli@ufba.br) on 2013-06-12T16:14:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Final - Maria Aparecida Lopes.pdf: 920831 bytes, checksum: 6d60dd72b51b59210569daa069a05f61 (MD5)Made available in DSpace on 2013-06-12T16:14:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Final - Maria Aparecida Lopes.pdf: 920831 bytes, checksum: 6d60dd72b51b59210569daa069a05f61 (MD5) Previous issue date: 2011CAPESSalvadorMúsica popular brasileiraSamba-cançãoHibridismoPopular brazilian musicHibridityFoi assim: contribuição para um estudo histórico do samba-canção (1946-1957)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação Final - Maria Aparecida Lopes.pdfDissertação Final - Maria Aparecida Lopes.pdfapplication/pdf920831https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11896/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20-%20Maria%20Aparecida%20Lopes.pdf6d60dd72b51b59210569daa069a05f61MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11896/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXTDissertação Final - Maria Aparecida Lopes.pdf.txtDissertação Final - Maria Aparecida Lopes.pdf.txtExtracted texttext/plain234348https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11896/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20-%20Maria%20Aparecida%20Lopes.pdf.txt302f2416d80f985541a700dc98e045c2MD53ri/118962022-07-05 14:02:52.174oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:02:52Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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