Transferência Tecnológica e Joint-Ventures no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dahab, Sonia Salponik
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Guimarães, Fabio, Dantas, José Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10221
Resumo: Optou-se neste trabalho em conceituar Joint-Venture como um mecanismo de conhecimento tácito para atingir objetivos estratégicos. Busca-se instrumentalizar esse conceito entendendo-se a empresa como uma "cadeia de valor", e a partir do "compartilhamento" de atividades, delimitam-se as motivações que levaram empresas a se associarem. Na seção 2, uma revisão da literatura situa teoricamente o referencial analítico deste artigo, enquanto a seção 3 instrumentaliza o conceito de Joint-Venture, relacionando as motivações para a formação de Joint-Venture com a "cadeia de valor" das empresas. Na seção 4 a análise empírica de uma amostra de Joint-Ventures com a participação de sócios brasileiros enfoca, sobretudo, as motivações para associação segundo sua distribuíção setoriaI. Conclui-se o artigo apresentando sugestões para a formulação de uma política de Joint-Ventures que reflita o referencial teórico adotado e os resultados da análise empírica apresentados. 
id UFBA-4_3a18a51396d61b4020ee038f556e9502
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10221
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Transferência Tecnológica e Joint-Ventures no BrasilJoint-ventures. Cadeia de valor. BrasilOptou-se neste trabalho em conceituar Joint-Venture como um mecanismo de conhecimento tácito para atingir objetivos estratégicos. Busca-se instrumentalizar esse conceito entendendo-se a empresa como uma "cadeia de valor", e a partir do "compartilhamento" de atividades, delimitam-se as motivações que levaram empresas a se associarem. Na seção 2, uma revisão da literatura situa teoricamente o referencial analítico deste artigo, enquanto a seção 3 instrumentaliza o conceito de Joint-Venture, relacionando as motivações para a formação de Joint-Venture com a "cadeia de valor" das empresas. Na seção 4 a análise empírica de uma amostra de Joint-Ventures com a participação de sócios brasileiros enfoca, sobretudo, as motivações para associação segundo sua distribuíção setoriaI. Conclui-se o artigo apresentando sugestões para a formulação de uma política de Joint-Ventures que reflita o referencial teórico adotado e os resultados da análise empírica apresentados. Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10221Organizações & Sociedade; Vol. 1 No. 1 (1993)Organizações & Sociedade; v. 1 n. 1 (1993)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10221/7280Dahab, Sonia SalponikGuimarães, FabioDantas, José Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-14T11:16:26Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10221Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-14T11:16:26Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Transferência Tecnológica e Joint-Ventures no Brasil
title Transferência Tecnológica e Joint-Ventures no Brasil
spellingShingle Transferência Tecnológica e Joint-Ventures no Brasil
Dahab, Sonia Salponik
Joint-ventures. Cadeia de valor. Brasil
title_short Transferência Tecnológica e Joint-Ventures no Brasil
title_full Transferência Tecnológica e Joint-Ventures no Brasil
title_fullStr Transferência Tecnológica e Joint-Ventures no Brasil
title_full_unstemmed Transferência Tecnológica e Joint-Ventures no Brasil
title_sort Transferência Tecnológica e Joint-Ventures no Brasil
author Dahab, Sonia Salponik
author_facet Dahab, Sonia Salponik
Guimarães, Fabio
Dantas, José Roberto
author_role author
author2 Guimarães, Fabio
Dantas, José Roberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dahab, Sonia Salponik
Guimarães, Fabio
Dantas, José Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Joint-ventures. Cadeia de valor. Brasil
topic Joint-ventures. Cadeia de valor. Brasil
description Optou-se neste trabalho em conceituar Joint-Venture como um mecanismo de conhecimento tácito para atingir objetivos estratégicos. Busca-se instrumentalizar esse conceito entendendo-se a empresa como uma "cadeia de valor", e a partir do "compartilhamento" de atividades, delimitam-se as motivações que levaram empresas a se associarem. Na seção 2, uma revisão da literatura situa teoricamente o referencial analítico deste artigo, enquanto a seção 3 instrumentaliza o conceito de Joint-Venture, relacionando as motivações para a formação de Joint-Venture com a "cadeia de valor" das empresas. Na seção 4 a análise empírica de uma amostra de Joint-Ventures com a participação de sócios brasileiros enfoca, sobretudo, as motivações para associação segundo sua distribuíção setoriaI. Conclui-se o artigo apresentando sugestões para a formulação de uma política de Joint-Ventures que reflita o referencial teórico adotado e os resultados da análise empírica apresentados. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10221
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10221/7280
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 1 No. 1 (1993)
Organizações & Sociedade; v. 1 n. 1 (1993)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698967190044672