O Uso de Coortes em Segmentação de Marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ikeda, Ana Akemi
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Campomar, Marcos Cortez, Pereira, Beatriz de Castro Sebastião
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10935
Resumo: O mercado de consumo é caracterizado por mudanças expressivas, principalmente no que diz respeito ao atendimento mais individualizado, preocupação expressada por esforços em desenvolver novas bases de segmentação para aumentar a eficácia das ações de marketing. Uma base de segmentação ainda pouco utilizada é a por coortes, a qual busca identificar grupos que passaram pelos mesmos eventos externos na passagem para a maioridade. Apesar do forte fator demográfico (idade), a segmentação por coortes é do tipo psicográfica já que visa à identificação de valores. O objetivo deste artigo é explorar o conceito de coorte como forma de segmentação de mercado em marketing e sua aplicação nas decisões de marketing. O método empregado neste ensaio é o levantamento bibliográfico de caráter descritivo e analítico. Conclui-se que o método ainda é pouco utilizado, mas que pode gerar contribuições importantes em marketing se os esforços necessários para sua aplicação forem empreendidos.
id UFBA-4_9374a9f5fefcf44b9b44623cf74d252e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10935
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling O Uso de Coortes em Segmentação de Marketingsegmentação por coortesmarketingO mercado de consumo é caracterizado por mudanças expressivas, principalmente no que diz respeito ao atendimento mais individualizado, preocupação expressada por esforços em desenvolver novas bases de segmentação para aumentar a eficácia das ações de marketing. Uma base de segmentação ainda pouco utilizada é a por coortes, a qual busca identificar grupos que passaram pelos mesmos eventos externos na passagem para a maioridade. Apesar do forte fator demográfico (idade), a segmentação por coortes é do tipo psicográfica já que visa à identificação de valores. O objetivo deste artigo é explorar o conceito de coorte como forma de segmentação de mercado em marketing e sua aplicação nas decisões de marketing. O método empregado neste ensaio é o levantamento bibliográfico de caráter descritivo e analítico. Conclui-se que o método ainda é pouco utilizado, mas que pode gerar contribuições importantes em marketing se os esforços necessários para sua aplicação forem empreendidos.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10935Organizações & Sociedade; Vol. 15 No. 44 (2008)Organizações & Sociedade; v. 15 n. 44 (2008)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10935/7861Ikeda, Ana AkemiCampomar, Marcos CortezPereira, Beatriz de Castro Sebastiãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-07T20:09:43Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10935Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-07T20:09:43Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso de Coortes em Segmentação de Marketing
title O Uso de Coortes em Segmentação de Marketing
spellingShingle O Uso de Coortes em Segmentação de Marketing
Ikeda, Ana Akemi
segmentação por coortes
marketing
title_short O Uso de Coortes em Segmentação de Marketing
title_full O Uso de Coortes em Segmentação de Marketing
title_fullStr O Uso de Coortes em Segmentação de Marketing
title_full_unstemmed O Uso de Coortes em Segmentação de Marketing
title_sort O Uso de Coortes em Segmentação de Marketing
author Ikeda, Ana Akemi
author_facet Ikeda, Ana Akemi
Campomar, Marcos Cortez
Pereira, Beatriz de Castro Sebastião
author_role author
author2 Campomar, Marcos Cortez
Pereira, Beatriz de Castro Sebastião
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ikeda, Ana Akemi
Campomar, Marcos Cortez
Pereira, Beatriz de Castro Sebastião
dc.subject.por.fl_str_mv segmentação por coortes
marketing
topic segmentação por coortes
marketing
description O mercado de consumo é caracterizado por mudanças expressivas, principalmente no que diz respeito ao atendimento mais individualizado, preocupação expressada por esforços em desenvolver novas bases de segmentação para aumentar a eficácia das ações de marketing. Uma base de segmentação ainda pouco utilizada é a por coortes, a qual busca identificar grupos que passaram pelos mesmos eventos externos na passagem para a maioridade. Apesar do forte fator demográfico (idade), a segmentação por coortes é do tipo psicográfica já que visa à identificação de valores. O objetivo deste artigo é explorar o conceito de coorte como forma de segmentação de mercado em marketing e sua aplicação nas decisões de marketing. O método empregado neste ensaio é o levantamento bibliográfico de caráter descritivo e analítico. Conclui-se que o método ainda é pouco utilizado, mas que pode gerar contribuições importantes em marketing se os esforços necessários para sua aplicação forem empreendidos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10935
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10935/7861
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 15 No. 44 (2008)
Organizações & Sociedade; v. 15 n. 44 (2008)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698968799608832