Cidade estratégica e gestão empreendedora: uma operação de planejamento, pacto e marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: McAllister,Mônica
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Moura,Suzana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92301996000300001
Resumo: Distingue-se, nesse estudo, o planejamento estratégico de cidade em relação a outras abordagens, mesmo voltadas para o setor público, à medida que se trata de uma organização complexa e sui generis, em que o interorganizacional é fator dominante. Nesse sentido, enfoca-se o processo de planejamento, não se detendo no plano, em considerando este último apenas um dos resultados parciais do primeiro. Mais exatamente, discute-se a difusão recente de um modelo de planejamento estratégico em cidades européias e latino-americanas. Tomando a experiência desenvolvida em Barcelona a partir do final de 80, a qual vem servindo de modelo para muitas cidades, desenvolve-se, inicialmente, uma análise do que seriam as suas novidades, articulando a referência teórica à prática de planejamento estratégico e urbano, em particular. Seguindo-se na linha de interpretação do fenômeno, destaca-se a noção de "empreendedorismo competitivo" a partir da conjugação de algumas abordagens acerca das novas e atuais coordenadas postas à gestão pública local. Por fim, à luz da experiência concreta, problematiza-se alguns dos aspectos do ideário mais diretamente relacionados ao elemento de novidade, a saber: a articulação entre uma técnica específica de análise e projeção e as idéias de pacto e lobby de cidade e, inclusive, a sua instrumentalização pelo marketing. Contudo, o questionamento do pacto e do marketing no planejamento não se esgota nessa reflexão, podendo, por um lado, ser desdobrado e ampliado no confronto com outras experiências e realidades e, por outro lado, ser diferentemente problematizado na seleção de outros aspectos. Desse modo, avança-se na análise crítica das possibilidades e limites dessa técnica de planejamento para a gestão pública local.
id UFBA-4_f2bdcb9283b5cd9961a592ff4fd06a94
oai_identifier_str oai:scielo:S1984-92301996000300001
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Cidade estratégica e gestão empreendedora: uma operação de planejamento, pacto e marketingCidadegestãoplanejamentopactomarketingDistingue-se, nesse estudo, o planejamento estratégico de cidade em relação a outras abordagens, mesmo voltadas para o setor público, à medida que se trata de uma organização complexa e sui generis, em que o interorganizacional é fator dominante. Nesse sentido, enfoca-se o processo de planejamento, não se detendo no plano, em considerando este último apenas um dos resultados parciais do primeiro. Mais exatamente, discute-se a difusão recente de um modelo de planejamento estratégico em cidades européias e latino-americanas. Tomando a experiência desenvolvida em Barcelona a partir do final de 80, a qual vem servindo de modelo para muitas cidades, desenvolve-se, inicialmente, uma análise do que seriam as suas novidades, articulando a referência teórica à prática de planejamento estratégico e urbano, em particular. Seguindo-se na linha de interpretação do fenômeno, destaca-se a noção de "empreendedorismo competitivo" a partir da conjugação de algumas abordagens acerca das novas e atuais coordenadas postas à gestão pública local. Por fim, à luz da experiência concreta, problematiza-se alguns dos aspectos do ideário mais diretamente relacionados ao elemento de novidade, a saber: a articulação entre uma técnica específica de análise e projeção e as idéias de pacto e lobby de cidade e, inclusive, a sua instrumentalização pelo marketing. Contudo, o questionamento do pacto e do marketing no planejamento não se esgota nessa reflexão, podendo, por um lado, ser desdobrado e ampliado no confronto com outras experiências e realidades e, por outro lado, ser diferentemente problematizado na seleção de outros aspectos. Desse modo, avança-se na análise crítica das possibilidades e limites dessa técnica de planejamento para a gestão pública local.Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia1996-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92301996000300001Organizações & Sociedade v.3 n.6 1996reponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBA10.1590/S1984-92301996000300001info:eu-repo/semantics/openAccessMcAllister,MônicaMoura,Suzanapor2015-06-01T00:00:00Zoai:scielo:S1984-92301996000300001Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2015-06-01T00:00Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Cidade estratégica e gestão empreendedora: uma operação de planejamento, pacto e marketing
title Cidade estratégica e gestão empreendedora: uma operação de planejamento, pacto e marketing
spellingShingle Cidade estratégica e gestão empreendedora: uma operação de planejamento, pacto e marketing
McAllister,Mônica
Cidade
gestão
planejamento
pacto
marketing
title_short Cidade estratégica e gestão empreendedora: uma operação de planejamento, pacto e marketing
title_full Cidade estratégica e gestão empreendedora: uma operação de planejamento, pacto e marketing
title_fullStr Cidade estratégica e gestão empreendedora: uma operação de planejamento, pacto e marketing
title_full_unstemmed Cidade estratégica e gestão empreendedora: uma operação de planejamento, pacto e marketing
title_sort Cidade estratégica e gestão empreendedora: uma operação de planejamento, pacto e marketing
author McAllister,Mônica
author_facet McAllister,Mônica
Moura,Suzana
author_role author
author2 Moura,Suzana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv McAllister,Mônica
Moura,Suzana
dc.subject.por.fl_str_mv Cidade
gestão
planejamento
pacto
marketing
topic Cidade
gestão
planejamento
pacto
marketing
description Distingue-se, nesse estudo, o planejamento estratégico de cidade em relação a outras abordagens, mesmo voltadas para o setor público, à medida que se trata de uma organização complexa e sui generis, em que o interorganizacional é fator dominante. Nesse sentido, enfoca-se o processo de planejamento, não se detendo no plano, em considerando este último apenas um dos resultados parciais do primeiro. Mais exatamente, discute-se a difusão recente de um modelo de planejamento estratégico em cidades européias e latino-americanas. Tomando a experiência desenvolvida em Barcelona a partir do final de 80, a qual vem servindo de modelo para muitas cidades, desenvolve-se, inicialmente, uma análise do que seriam as suas novidades, articulando a referência teórica à prática de planejamento estratégico e urbano, em particular. Seguindo-se na linha de interpretação do fenômeno, destaca-se a noção de "empreendedorismo competitivo" a partir da conjugação de algumas abordagens acerca das novas e atuais coordenadas postas à gestão pública local. Por fim, à luz da experiência concreta, problematiza-se alguns dos aspectos do ideário mais diretamente relacionados ao elemento de novidade, a saber: a articulação entre uma técnica específica de análise e projeção e as idéias de pacto e lobby de cidade e, inclusive, a sua instrumentalização pelo marketing. Contudo, o questionamento do pacto e do marketing no planejamento não se esgota nessa reflexão, podendo, por um lado, ser desdobrado e ampliado no confronto com outras experiências e realidades e, por outro lado, ser diferentemente problematizado na seleção de outros aspectos. Desse modo, avança-se na análise crítica das possibilidades e limites dessa técnica de planejamento para a gestão pública local.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92301996000300001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92301996000300001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1984-92301996000300001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade v.3 n.6 1996
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1750297568866205696