Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Castro, Roney Polato
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Periódicus
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12881
Resumo: O trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em educação cujo foco está na formação docente em uma disciplina que discute relações de gênero, sexualidades e educação no currículo do curso de Pedagogia de uma universidade federal. A pesquisa se organiza a partir das produções geradas por essa disciplina, em especial das narrativas em diários de bordo que as estudantes produzem ao longo de cada semestre. Tomando como embasamento principal a perspectiva de estudos sobre as sexualidades e relações de gênero inspirados no referencial foucaultiano e pós-estruturalista, o trabalho problematiza a heteronormatividade a partir das narrativas dessas estudantes, supondo que os discursos são constituidores de sujeitos e de tecnologias de si. A discussão parte de problematizações sobre os modos como a disciplina evoca nas estudantes um pensar sobre si mesmas que afeta as relações sociais, usando o conceito de heteronormatividade e os modos pelos quais nos constituímos a partir dele. Tal proposta gera tensões no embate com a crença de que a heterossexualidade é a única possibilidade legítima de exercício da sexualidade. Assim, a formação docente é pensada como parte dos processos de subjetivação que podem constituir experiências de dessubjetivação e afetar as práticas pedagógicas, questionando a relação dos sujeitos com as sexualidades.
id UFBA-8_17d5b55d7caf66fef8d036e631334891
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12881
network_acronym_str UFBA-8
network_name_str Revista Periódicus
repository_id_str
spelling Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino SuperiorO trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em educação cujo foco está na formação docente em uma disciplina que discute relações de gênero, sexualidades e educação no currículo do curso de Pedagogia de uma universidade federal. A pesquisa se organiza a partir das produções geradas por essa disciplina, em especial das narrativas em diários de bordo que as estudantes produzem ao longo de cada semestre. Tomando como embasamento principal a perspectiva de estudos sobre as sexualidades e relações de gênero inspirados no referencial foucaultiano e pós-estruturalista, o trabalho problematiza a heteronormatividade a partir das narrativas dessas estudantes, supondo que os discursos são constituidores de sujeitos e de tecnologias de si. A discussão parte de problematizações sobre os modos como a disciplina evoca nas estudantes um pensar sobre si mesmas que afeta as relações sociais, usando o conceito de heteronormatividade e os modos pelos quais nos constituímos a partir dele. Tal proposta gera tensões no embate com a crença de que a heterossexualidade é a única possibilidade legítima de exercício da sexualidade. Assim, a formação docente é pensada como parte dos processos de subjetivação que podem constituir experiências de dessubjetivação e afetar as práticas pedagógicas, questionando a relação dos sujeitos com as sexualidades.Universidade Federal da Bahia2015-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/1288110.9771/peri.v1i2.12881Revista Periódicus; Vol. 1 No. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 111-124Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 111-124Revista Periódicus; v. 1 n. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 111-1242358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12881/9191https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12881/9192http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Castro, Roney Polato2021-10-18T19:50:37Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12881Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-18T19:50:37Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino Superior
title Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino Superior
spellingShingle Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino Superior
de Castro, Roney Polato
title_short Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino Superior
title_full Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino Superior
title_fullStr Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino Superior
title_full_unstemmed Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino Superior
title_sort Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino Superior
author de Castro, Roney Polato
author_facet de Castro, Roney Polato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Castro, Roney Polato
description O trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em educação cujo foco está na formação docente em uma disciplina que discute relações de gênero, sexualidades e educação no currículo do curso de Pedagogia de uma universidade federal. A pesquisa se organiza a partir das produções geradas por essa disciplina, em especial das narrativas em diários de bordo que as estudantes produzem ao longo de cada semestre. Tomando como embasamento principal a perspectiva de estudos sobre as sexualidades e relações de gênero inspirados no referencial foucaultiano e pós-estruturalista, o trabalho problematiza a heteronormatividade a partir das narrativas dessas estudantes, supondo que os discursos são constituidores de sujeitos e de tecnologias de si. A discussão parte de problematizações sobre os modos como a disciplina evoca nas estudantes um pensar sobre si mesmas que afeta as relações sociais, usando o conceito de heteronormatividade e os modos pelos quais nos constituímos a partir dele. Tal proposta gera tensões no embate com a crença de que a heterossexualidade é a única possibilidade legítima de exercício da sexualidade. Assim, a formação docente é pensada como parte dos processos de subjetivação que podem constituir experiências de dessubjetivação e afetar as práticas pedagógicas, questionando a relação dos sujeitos com as sexualidades.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12881
10.9771/peri.v1i2.12881
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12881
identifier_str_mv 10.9771/peri.v1i2.12881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12881/9191
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12881/9192
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Periódicus; Vol. 1 No. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 111-124
Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 111-124
Revista Periódicus; v. 1 n. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 111-124
2358-0844
reponame:Revista Periódicus
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Periódicus
collection Revista Periódicus
repository.name.fl_str_mv Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaperiodicus@ufba.br
_version_ 1799318320476848128