Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Periódicus |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12881 |
Resumo: | O trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em educação cujo foco está na formação docente em uma disciplina que discute relações de gênero, sexualidades e educação no currículo do curso de Pedagogia de uma universidade federal. A pesquisa se organiza a partir das produções geradas por essa disciplina, em especial das narrativas em diários de bordo que as estudantes produzem ao longo de cada semestre. Tomando como embasamento principal a perspectiva de estudos sobre as sexualidades e relações de gênero inspirados no referencial foucaultiano e pós-estruturalista, o trabalho problematiza a heteronormatividade a partir das narrativas dessas estudantes, supondo que os discursos são constituidores de sujeitos e de tecnologias de si. A discussão parte de problematizações sobre os modos como a disciplina evoca nas estudantes um pensar sobre si mesmas que afeta as relações sociais, usando o conceito de heteronormatividade e os modos pelos quais nos constituímos a partir dele. Tal proposta gera tensões no embate com a crença de que a heterossexualidade é a única possibilidade legítima de exercício da sexualidade. Assim, a formação docente é pensada como parte dos processos de subjetivação que podem constituir experiências de dessubjetivação e afetar as práticas pedagógicas, questionando a relação dos sujeitos com as sexualidades. |
id |
UFBA-8_17d5b55d7caf66fef8d036e631334891 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12881 |
network_acronym_str |
UFBA-8 |
network_name_str |
Revista Periódicus |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino SuperiorO trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em educação cujo foco está na formação docente em uma disciplina que discute relações de gênero, sexualidades e educação no currículo do curso de Pedagogia de uma universidade federal. A pesquisa se organiza a partir das produções geradas por essa disciplina, em especial das narrativas em diários de bordo que as estudantes produzem ao longo de cada semestre. Tomando como embasamento principal a perspectiva de estudos sobre as sexualidades e relações de gênero inspirados no referencial foucaultiano e pós-estruturalista, o trabalho problematiza a heteronormatividade a partir das narrativas dessas estudantes, supondo que os discursos são constituidores de sujeitos e de tecnologias de si. A discussão parte de problematizações sobre os modos como a disciplina evoca nas estudantes um pensar sobre si mesmas que afeta as relações sociais, usando o conceito de heteronormatividade e os modos pelos quais nos constituímos a partir dele. Tal proposta gera tensões no embate com a crença de que a heterossexualidade é a única possibilidade legítima de exercício da sexualidade. Assim, a formação docente é pensada como parte dos processos de subjetivação que podem constituir experiências de dessubjetivação e afetar as práticas pedagógicas, questionando a relação dos sujeitos com as sexualidades.Universidade Federal da Bahia2015-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/1288110.9771/peri.v1i2.12881Revista Periódicus; Vol. 1 No. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 111-124Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 111-124Revista Periódicus; v. 1 n. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 111-1242358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12881/9191https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12881/9192http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Castro, Roney Polato2021-10-18T19:50:37Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12881Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-18T19:50:37Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino Superior |
title |
Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino Superior |
spellingShingle |
Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino Superior de Castro, Roney Polato |
title_short |
Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino Superior |
title_full |
Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino Superior |
title_fullStr |
Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino Superior |
title_sort |
Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino Superior |
author |
de Castro, Roney Polato |
author_facet |
de Castro, Roney Polato |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Castro, Roney Polato |
description |
O trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em educação cujo foco está na formação docente em uma disciplina que discute relações de gênero, sexualidades e educação no currículo do curso de Pedagogia de uma universidade federal. A pesquisa se organiza a partir das produções geradas por essa disciplina, em especial das narrativas em diários de bordo que as estudantes produzem ao longo de cada semestre. Tomando como embasamento principal a perspectiva de estudos sobre as sexualidades e relações de gênero inspirados no referencial foucaultiano e pós-estruturalista, o trabalho problematiza a heteronormatividade a partir das narrativas dessas estudantes, supondo que os discursos são constituidores de sujeitos e de tecnologias de si. A discussão parte de problematizações sobre os modos como a disciplina evoca nas estudantes um pensar sobre si mesmas que afeta as relações sociais, usando o conceito de heteronormatividade e os modos pelos quais nos constituímos a partir dele. Tal proposta gera tensões no embate com a crença de que a heterossexualidade é a única possibilidade legítima de exercício da sexualidade. Assim, a formação docente é pensada como parte dos processos de subjetivação que podem constituir experiências de dessubjetivação e afetar as práticas pedagógicas, questionando a relação dos sujeitos com as sexualidades. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12881 10.9771/peri.v1i2.12881 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12881 |
identifier_str_mv |
10.9771/peri.v1i2.12881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12881/9191 https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12881/9192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Periódicus; Vol. 1 No. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 111-124 Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 111-124 Revista Periódicus; v. 1 n. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 111-124 2358-0844 reponame:Revista Periódicus instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Periódicus |
collection |
Revista Periódicus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaperiodicus@ufba.br |
_version_ |
1799318320476848128 |