Interview with Millena Passos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rosa Meire Carvalho de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, César Gabriel Belem, Guimarães, Carlos Maurício Santos, Garcia, Yvana Calado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Periódicus
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/29462
Resumo: Trouxemos uma  entrevista com a  ativista baiana Millena Passos, a primeira transexual no Brasil a ocupar um cargo em uma secretaria de políticas para as mulheres. A conversa centrou-se na extensa militância de Millena que, segundo ela, já ultrapassou o movimento LGBT, dada a sua intensa atuação em torno de causas diversas dentro do movimento de travestis, transexuais, mas também no movimento negro e de mulheres. Na militância,  teve ativa participação na construção de importantes processos como a Transexualização no SUS e a defesa do nome social para travestis e trans, que resultou em 2013 na concretização da Portaria 120/2013, estendida pelo Conselho Estadual de Educação à população de estudantes das escolas baianas, que tiveram o direito ao uso do nome de escolha em documentos escolares e dentro das salas de aula. Para Millena, sua presença como primeira mulher trans a assumir um cargo técnico na SPM é um avanço muito importante no combate aos sistemas de preconceitos e discriminação que têm produzido a eliminação de corpos dissidentes àqueles considerados como padrão social. Nesta entrevista, Millena reflete sobre os próprios caminhos pessoais, a pobreza, a vida passada nas ruas e os caminhos na construção da própria autoidentidade como mulher trans. "Minha família achava que eu deveria ser  um garotinho gay, heteronormativo, bem escondidinho sem me mostrar pra sociedade, naquela caixinha. Hoje elas (minhas tias) me ligam e dizem: “Todo dia você está no jornal!”. Para Millena, sua presença na Secretaria de Mulheres é um marco. "Ter eu aqui numa secretaria como essa é um avanço, o começo de tudo".
id UFBA-8_4ddbc71649f0a72d3658632e9049fd1a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/29462
network_acronym_str UFBA-8
network_name_str Revista Periódicus
repository_id_str
spelling Interview with Millena PassosEntrevista com Millena PassosEntrevista com Millena PassosTrouxemos uma  entrevista com a  ativista baiana Millena Passos, a primeira transexual no Brasil a ocupar um cargo em uma secretaria de políticas para as mulheres. A conversa centrou-se na extensa militância de Millena que, segundo ela, já ultrapassou o movimento LGBT, dada a sua intensa atuação em torno de causas diversas dentro do movimento de travestis, transexuais, mas também no movimento negro e de mulheres. Na militância,  teve ativa participação na construção de importantes processos como a Transexualização no SUS e a defesa do nome social para travestis e trans, que resultou em 2013 na concretização da Portaria 120/2013, estendida pelo Conselho Estadual de Educação à população de estudantes das escolas baianas, que tiveram o direito ao uso do nome de escolha em documentos escolares e dentro das salas de aula. Para Millena, sua presença como primeira mulher trans a assumir um cargo técnico na SPM é um avanço muito importante no combate aos sistemas de preconceitos e discriminação que têm produzido a eliminação de corpos dissidentes àqueles considerados como padrão social. Nesta entrevista, Millena reflete sobre os próprios caminhos pessoais, a pobreza, a vida passada nas ruas e os caminhos na construção da própria autoidentidade como mulher trans. "Minha família achava que eu deveria ser  um garotinho gay, heteronormativo, bem escondidinho sem me mostrar pra sociedade, naquela caixinha. Hoje elas (minhas tias) me ligam e dizem: “Todo dia você está no jornal!”. Para Millena, sua presença na Secretaria de Mulheres é um marco. "Ter eu aqui numa secretaria como essa é um avanço, o começo de tudo".Universidade Federal da Bahia2020-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/2946210.9771/peri.v2i13.29462Revista Periódicus; Vol. 2 No. 13 (2020): Número 13, Volume 2; 183-192Revista Periódicus; Vol. 2 Núm. 13 (2020): Número 13, Volume 2; 183-192Revista Periódicus; v. 2 n. 13 (2020): Número 13, Volume 2; 183-1922358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/29462/23377Copyright (c) 2020 Revista Periódicushttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rosa Meire Carvalho deSantos, César Gabriel BelemGuimarães, Carlos Maurício SantosGarcia, Yvana Calado2021-10-27T20:25:25Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/29462Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-27T20:25:25Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Interview with Millena Passos
Entrevista com Millena Passos
Entrevista com Millena Passos
title Interview with Millena Passos
spellingShingle Interview with Millena Passos
Oliveira, Rosa Meire Carvalho de
title_short Interview with Millena Passos
title_full Interview with Millena Passos
title_fullStr Interview with Millena Passos
title_full_unstemmed Interview with Millena Passos
title_sort Interview with Millena Passos
author Oliveira, Rosa Meire Carvalho de
author_facet Oliveira, Rosa Meire Carvalho de
Santos, César Gabriel Belem
Guimarães, Carlos Maurício Santos
Garcia, Yvana Calado
author_role author
author2 Santos, César Gabriel Belem
Guimarães, Carlos Maurício Santos
Garcia, Yvana Calado
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rosa Meire Carvalho de
Santos, César Gabriel Belem
Guimarães, Carlos Maurício Santos
Garcia, Yvana Calado
description Trouxemos uma  entrevista com a  ativista baiana Millena Passos, a primeira transexual no Brasil a ocupar um cargo em uma secretaria de políticas para as mulheres. A conversa centrou-se na extensa militância de Millena que, segundo ela, já ultrapassou o movimento LGBT, dada a sua intensa atuação em torno de causas diversas dentro do movimento de travestis, transexuais, mas também no movimento negro e de mulheres. Na militância,  teve ativa participação na construção de importantes processos como a Transexualização no SUS e a defesa do nome social para travestis e trans, que resultou em 2013 na concretização da Portaria 120/2013, estendida pelo Conselho Estadual de Educação à população de estudantes das escolas baianas, que tiveram o direito ao uso do nome de escolha em documentos escolares e dentro das salas de aula. Para Millena, sua presença como primeira mulher trans a assumir um cargo técnico na SPM é um avanço muito importante no combate aos sistemas de preconceitos e discriminação que têm produzido a eliminação de corpos dissidentes àqueles considerados como padrão social. Nesta entrevista, Millena reflete sobre os próprios caminhos pessoais, a pobreza, a vida passada nas ruas e os caminhos na construção da própria autoidentidade como mulher trans. "Minha família achava que eu deveria ser  um garotinho gay, heteronormativo, bem escondidinho sem me mostrar pra sociedade, naquela caixinha. Hoje elas (minhas tias) me ligam e dizem: “Todo dia você está no jornal!”. Para Millena, sua presença na Secretaria de Mulheres é um marco. "Ter eu aqui numa secretaria como essa é um avanço, o começo de tudo".
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/29462
10.9771/peri.v2i13.29462
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/29462
identifier_str_mv 10.9771/peri.v2i13.29462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/29462/23377
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Periódicus
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Periódicus
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Periódicus; Vol. 2 No. 13 (2020): Número 13, Volume 2; 183-192
Revista Periódicus; Vol. 2 Núm. 13 (2020): Número 13, Volume 2; 183-192
Revista Periódicus; v. 2 n. 13 (2020): Número 13, Volume 2; 183-192
2358-0844
reponame:Revista Periódicus
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Periódicus
collection Revista Periódicus
repository.name.fl_str_mv Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaperiodicus@ufba.br
_version_ 1799318322448171008