Os desafios de ser professora e lésbica nas escolas: a arte de viver e produzir o gênero na docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Periódicus |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/15433 |
Resumo: | Neste artigo exploro a produção do gênero no magistério, a partir dos depoimentos de sete professoras que se assumiram lésbicas e que atuaram na educação básica. Utilizo para esta análise os estudos de Michel Foucault, especialmente o dispositivo da sexualidade, e de Judith Butler, a respeito da crítica ao sistema corpo/sexo/gênero. Inicio problematizando o conceito de mulher no magistério a partir de alguns textos que discutem o gênero na educação e encerro esta parte do texto fazendo algumas provocações sobre a potência do conceito de gênero para as análises das mulheres nos processos de produção e profissionalização da docência. Posteriormente, apresento um recorte de dados de uma pesquisa concluída na qual as professoras lésbicas investigadas contam como veem a si como docentes nas escolas. Concluo este texto evidenciando não apenas como as professoras investigadas subvertem alguns padrões de gênero nas suas vidas pessoais e profissionais, mas também como elas, ao produzirem outros femininos ou artes de viver, reconfiguram os seus próprios estilos de pensar a si e a educação. |
id |
UFBA-8_531d299264ccdeb1661bd98c4e0b7cdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15433 |
network_acronym_str |
UFBA-8 |
network_name_str |
Revista Periódicus |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios de ser professora e lésbica nas escolas: a arte de viver e produzir o gênero na docênciaNeste artigo exploro a produção do gênero no magistério, a partir dos depoimentos de sete professoras que se assumiram lésbicas e que atuaram na educação básica. Utilizo para esta análise os estudos de Michel Foucault, especialmente o dispositivo da sexualidade, e de Judith Butler, a respeito da crítica ao sistema corpo/sexo/gênero. Inicio problematizando o conceito de mulher no magistério a partir de alguns textos que discutem o gênero na educação e encerro esta parte do texto fazendo algumas provocações sobre a potência do conceito de gênero para as análises das mulheres nos processos de produção e profissionalização da docência. Posteriormente, apresento um recorte de dados de uma pesquisa concluída na qual as professoras lésbicas investigadas contam como veem a si como docentes nas escolas. Concluo este texto evidenciando não apenas como as professoras investigadas subvertem alguns padrões de gênero nas suas vidas pessoais e profissionais, mas também como elas, ao produzirem outros femininos ou artes de viver, reconfiguram os seus próprios estilos de pensar a si e a educação.Universidade Federal da Bahia2016-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/1543310.9771/peri.v1i4.15433Revista Periódicus; Vol. 1 No. 4 (2015): Guerrilha de linguagem: re(ex)sistência cultural e subversão dos regimes de poder; 254-274Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 4 (2015): Guerrilha de linguagem: re(ex)sistência cultural e subversão dos regimes de poder; 254-274Revista Periódicus; v. 1 n. 4 (2015): Guerrilha de linguagem: re(ex)sistência cultural e subversão dos regimes de poder; 254-2742358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/15433/10572http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Patrícia Daniela2021-10-18T23:15:40Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15433Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-18T23:15:40Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios de ser professora e lésbica nas escolas: a arte de viver e produzir o gênero na docência |
title |
Os desafios de ser professora e lésbica nas escolas: a arte de viver e produzir o gênero na docência |
spellingShingle |
Os desafios de ser professora e lésbica nas escolas: a arte de viver e produzir o gênero na docência Maciel, Patrícia Daniela |
title_short |
Os desafios de ser professora e lésbica nas escolas: a arte de viver e produzir o gênero na docência |
title_full |
Os desafios de ser professora e lésbica nas escolas: a arte de viver e produzir o gênero na docência |
title_fullStr |
Os desafios de ser professora e lésbica nas escolas: a arte de viver e produzir o gênero na docência |
title_full_unstemmed |
Os desafios de ser professora e lésbica nas escolas: a arte de viver e produzir o gênero na docência |
title_sort |
Os desafios de ser professora e lésbica nas escolas: a arte de viver e produzir o gênero na docência |
author |
Maciel, Patrícia Daniela |
author_facet |
Maciel, Patrícia Daniela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Patrícia Daniela |
description |
Neste artigo exploro a produção do gênero no magistério, a partir dos depoimentos de sete professoras que se assumiram lésbicas e que atuaram na educação básica. Utilizo para esta análise os estudos de Michel Foucault, especialmente o dispositivo da sexualidade, e de Judith Butler, a respeito da crítica ao sistema corpo/sexo/gênero. Inicio problematizando o conceito de mulher no magistério a partir de alguns textos que discutem o gênero na educação e encerro esta parte do texto fazendo algumas provocações sobre a potência do conceito de gênero para as análises das mulheres nos processos de produção e profissionalização da docência. Posteriormente, apresento um recorte de dados de uma pesquisa concluída na qual as professoras lésbicas investigadas contam como veem a si como docentes nas escolas. Concluo este texto evidenciando não apenas como as professoras investigadas subvertem alguns padrões de gênero nas suas vidas pessoais e profissionais, mas também como elas, ao produzirem outros femininos ou artes de viver, reconfiguram os seus próprios estilos de pensar a si e a educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/15433 10.9771/peri.v1i4.15433 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/15433 |
identifier_str_mv |
10.9771/peri.v1i4.15433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/15433/10572 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Periódicus; Vol. 1 No. 4 (2015): Guerrilha de linguagem: re(ex)sistência cultural e subversão dos regimes de poder; 254-274 Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 4 (2015): Guerrilha de linguagem: re(ex)sistência cultural e subversão dos regimes de poder; 254-274 Revista Periódicus; v. 1 n. 4 (2015): Guerrilha de linguagem: re(ex)sistência cultural e subversão dos regimes de poder; 254-274 2358-0844 reponame:Revista Periódicus instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Periódicus |
collection |
Revista Periódicus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaperiodicus@ufba.br |
_version_ |
1799318320504111104 |