Análise dos conteúdos sobre "algas" ofertados em cursos de licenciatura em ciências biológicas de instituições públicas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Gesrael Silva De
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123058
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Natalia Pirani Ghilardi Lopes
id UFBC_1dd853743af704b3b2b66ee90d839722
oai_identifier_str oai:BDTD:123058
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Análise dos conteúdos sobre "algas" ofertados em cursos de licenciatura em ciências biológicas de instituições públicas brasileirasFICOLOGIA"ALGAS"PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIACURRÍCULO DO ENSINO SUPERIORPHYCOLOGY"ALGAE"SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERSHIGHER EDUCATION CURRICULUMPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Natalia Pirani Ghilardi LopesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino E História Das Ciências E Da Matemática. São Bernardo do Campo, 2022Conhecimentos atuais sobre as "Algas" precisam atingir os estudantes na educação básica, todavia, este processo de construção de conhecimentos precisa, primeiramente, chegar aos licenciandos dos cursos de Biologia, os quais serão os futuros professores e produtores de materiais didáticos. Pensando nisso, materializamos esta pesquisa, a partir do levantamento e análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, bem como em Planos de Ensino (PEs) das disciplinas de cursos de formação inicial de professores de biologia, com enfoque nas disciplinas que abordam conteúdos sobre as "Algas". Selecionados as IES objeto da presente análise a partir do ranking do "Conceito Preliminar de Curso", que é gerado por avaliação anual governamental. Selecionamos 4 IES por região do Brasil (duas litorâneas e duas não litorâneas) e, no caso da Região Centro-Oeste (sem litoral), selecionamos uma de cada estado. O estudo considerou os seguintes aspectos: 1) ano dos PPCs, associados aos anos de reestruturação e relacionados às avaliações internas e externas às instituições; 2) diferentes nomenclaturas dadas às disciplinas; 3) carga horária das atividades teóricas e práticas; 4) classificação e abordagem das "Algas"; 5) estratégias didáticas utilizadas; e 6) lista bibliográfica de livros, artigos e respectivos anos de publicação. Observou-se que muitos PPCs foram publicados há mais de três anos, indicando que não houve reestruturação recente. Na maioria dos documentos estudados, tanto no nome das disciplinas quanto nas ementas das mesmas, as "Algas" foram classificadas em grupos artificiais, distanciando-se dos estudos mais recentes sobre estes seres. Este fato pode estar ligado à utilização, nas disciplinas, de livros-texto publicados antes dos anos 1990, já que os conhecimentos mais atuais sobre as "Algas" são encontrados em artigos científicos publicados posteriormente. A abordagem de diversidade e de ciência aplicada esteve presente em diversas IES, sendo a abordagem filogenética menos frequente. Estratégias didáticas relacionadas ao "falar" e "fazer" foram as mais frequentes, mas algumas IES não apresentaram a carga horária dedicada às atividades teóricas e práticas, dificultando a análise do peso dado para cada estratégia utilizada. Encontramos indicativos de uso de artigos científicos, tanto como referência das disciplinas, quanto como estratégias didáticas, porém, salientamos que foi em poucos documentos analisados, o que é preocupante, uma vez que os conhecimentos sobre a evolução dos grupos de "algas" são bastante recentes (a partir de 2009 com a descoberta dos mecanismos de evolução dos plastídeos por endossimbiose) e ainda não estão presentes nos livros-texto. Sugerimos aqui que seja dada maior atenção à formação dos futuros professores de biologia, em especial à atualização dos conteúdos frente ao conhecimento acadêmico atual, o que, por consequência, poderá levar futuramente à produção de materiais didáticos também mais atualizados em relação aos que temos hoje nas escolas. Como sugestão para estudos futuros, seria importante a realização de entrevistas com os docentes responsáveis por estas disciplinas nas IES analisadas, para que alguns aspectos não explícitos nos documentos analisados possam ser melhor explorados.Current knowledge about "Algae" needs to reach students in basic education, however, this knowledge construction process needs, firstly, to reach the undergraduates of Biology courses, who will be future teachers and producers of teaching materials. With that in mind, we materialized this research, from the survey and analysis of Pedagogical Course Projects (PPCs) of Brazilian Higher Education Institutions (HEIs), as well as Teaching Plans (PEs) of the subjects of initial training courses for teachers of biology, with a focus on subjects dealing with "Algae" content. The HEIs object of this analysis were selected from the ranking of the "Preliminary Course Concept", which is generated by an annual government assessment. We selected 4 HEIs per region of Brazil (two coastal and two non-coastal) and, in the case of the Midwest Region (landlocked), we selected one from each state. The study considered the following aspects: 1) year of the PPCs, associated with the years of restructuring and related to internal and external evaluations of the institutions; 2) different nomenclatures given to the disciplines; 3) workload of theoretical and practical activities; 4) classification and approach of "Algae"; 5) didactic strategies used; and 6) bibliographic list of books, articles and respective years of publication. It was observed that many PPCs were published more than three years ago, indicating that there has been no recent restructuring. In most of the documents studied, both in the name of the disciplines and in their syllabus, the "Algae" were classified in artificial groups, distancing themselves from the most recent studies on these beings. This fact may be linked to the use, in the disciplines, of textbooks published before the 1990s, since the most current knowledge about "Algae" is found in scientific articles published later on. The diversity and applied science approach was present in several HEIs, with the phylogenetic approach being less frequent. Didactic strategies related to "talking" and "doing" were the most frequent, but some HEIs did not present the workload dedicated to theoretical and practical activities, making it difficult to analyze the weight given to each strategy used. We found indications of the use of scientific articles, both as a reference of the disciplines and as didactic strategies, however, we emphasize that it was in few documents analyzed, which is worrying, since the knowledge about the evolution of the groups of "algae" is quite recent (as of 2009 with the discovery of the mechanisms of plastid evolution by endosymbiosis) and are not yet present in textbooks. We suggest here that greater attention be given to the training of future biology teachers, especially to the updating of contents in the face of current academic knowledge, which, consequently, may lead in the future to the production of teaching materials that are also more up-to-date in relation to those we have today at schools. As a suggestion for future studies, it would be important to carry out interviews with the professors responsible for these subjects in the analyzed HEIs, so that some aspects not explicit in the analyzed documents can be better explored.Lopes, Natalia Pirani GhilardiAlbrecht, Mirian Pacheco SilvaBatista, Maria Gardenia SousaUniversidade Federal do ABCLima, Gesrael Silva De2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf93 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123058http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123058&midiaext=80209http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123058&midiaext=80210Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123058porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-14T15:31:02Zoai:BDTD:123058Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-14T15:31:02Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos conteúdos sobre "algas" ofertados em cursos de licenciatura em ciências biológicas de instituições públicas brasileiras
title Análise dos conteúdos sobre "algas" ofertados em cursos de licenciatura em ciências biológicas de instituições públicas brasileiras
spellingShingle Análise dos conteúdos sobre "algas" ofertados em cursos de licenciatura em ciências biológicas de instituições públicas brasileiras
Lima, Gesrael Silva De
FICOLOGIA
"ALGAS"
PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
CURRÍCULO DO ENSINO SUPERIOR
PHYCOLOGY
"ALGAE"
SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS
HIGHER EDUCATION CURRICULUM
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
title_short Análise dos conteúdos sobre "algas" ofertados em cursos de licenciatura em ciências biológicas de instituições públicas brasileiras
title_full Análise dos conteúdos sobre "algas" ofertados em cursos de licenciatura em ciências biológicas de instituições públicas brasileiras
title_fullStr Análise dos conteúdos sobre "algas" ofertados em cursos de licenciatura em ciências biológicas de instituições públicas brasileiras
title_full_unstemmed Análise dos conteúdos sobre "algas" ofertados em cursos de licenciatura em ciências biológicas de instituições públicas brasileiras
title_sort Análise dos conteúdos sobre "algas" ofertados em cursos de licenciatura em ciências biológicas de instituições públicas brasileiras
author Lima, Gesrael Silva De
author_facet Lima, Gesrael Silva De
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Natalia Pirani Ghilardi
Albrecht, Mirian Pacheco Silva
Batista, Maria Gardenia Sousa
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Gesrael Silva De
dc.subject.por.fl_str_mv FICOLOGIA
"ALGAS"
PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
CURRÍCULO DO ENSINO SUPERIOR
PHYCOLOGY
"ALGAE"
SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS
HIGHER EDUCATION CURRICULUM
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
topic FICOLOGIA
"ALGAS"
PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
CURRÍCULO DO ENSINO SUPERIOR
PHYCOLOGY
"ALGAE"
SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS
HIGHER EDUCATION CURRICULUM
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Natalia Pirani Ghilardi Lopes
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123058
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123058&midiaext=80209
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123058&midiaext=80210
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123058
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
93 f : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502109634396160