As TDIC e o ensino de matemática : um mapeamento sistemático sobre sua relação com a educação matemática crítica e a educação em ciência, tecnologia e sociedade no ensino básico nos últimos dez anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Karina Aguiar De
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126579
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Evonir Albrecht
id UFBC_35e72356b2ec32f28509326d46f9d579
oai_identifier_str oai:BDTD:126579
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling As TDIC e o ensino de matemática : um mapeamento sistemático sobre sua relação com a educação matemática crítica e a educação em ciência, tecnologia e sociedade no ensino básico nos últimos dez anosENSINO DE MATEMÁTICAEDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICAREVISÃO DE LITERATURAEDUCAÇÃO EM CIÊNCIATECNOLOGIA E SOCIEDADEUSO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃOPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Evonir AlbrechtDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, São Bernardo do Campo, 2023.Com as excepcionais mudanças ocorridas na sociedade devido ao crescente uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), vem sendo exigida dos novos alunos uma atuação crítica no contexto sociocultural e sociopolítico atual e também uma formação capaz de fazê-los se situar no contexto em que vivem. Nesse quadro, se fazem perceptíveis as vertentes educacionais denominadas Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS), que abrangem uma formação mais humana, íntegra e de qualidade. Diante destes apontamentos, surge o interesse em investigar a seguinte questão: As atividades de ensino de Matemática mediadas pelas TDIC podem oferecer contribuições didático-pedagógicas que promovam uma formação crítica, cidadã e humanitária dos estudantes, alinhando-se aos princípios teóricos da EMC e da ECTS? Nessa conjuntura, o objetivo desta pesquisa é o de realizar uma investigação acerca do ensino de Matemática mediado pelas TDIC, de modo a averiguar se o seu uso pode proporcionar aos estudantes uma formação pautada na criticidade, cidadania e humanismo, de modo a estar alinhado aos princípios teóricos da EMC e da ECTS. A pesquisa possui abordagem de caráter qualitativo, seu objetivo é descritivo e utilizamos de procedimentos bibliográficos para o seu desenvolvimento. Este trabalho não possui o objetivo de mensurar os resultados, porém sim o de realizar uma interpretação de cunho reflexivo e subjetivo. Nesta perspectiva, a fim de satisfazermos o seu objetivo, buscamos analisar artigos encontrados nos bancos de dados SciELO Brasil e Portal de Periódicos da Capes, que abordam experiências de ensino de Matemática que utilizam as TDIC como mediação, no Ensino Básico, conforme o padrão de busca estabelecido na pesquisa. O foco foi analisar, em específico, os resultados que estas atividades alcançaram, notados e descritos pelos próprios autores nos materiais analisados. De acordo com os resultados, houve a constatação de que a maioria dos artigos examinados apresentam evidências - embora não diretamente na preponderância dos casos - da ECTS ou da EMC em seus resultados. Além disso, embora não estejam relacionados com os resultados diretos da aplicação das TDIC no ensino de Matemática, uma parcela significativa dos artigos analisados apresenta uma preocupação com elementos que estão em consonância com a EMC ou a ECTS e também o reconhecimento da importância destas duas vertentes no ensino. Logo, é possível sustentar que a incorporação das TDIC nas atividades de ensino de Matemática certamente contribuem com a ECTS e com a EMC.With the exceptional changes occurring in society due to the increasing use of Information and Communication Digital Technologies (ICTs), new students are being demanded to have a critical role in the current sociocultural and sociopolitical context and also to be educated in a way that enables them to navigate the environment they live in. In this scenario, noticeable educational approaches known as Critical Mathematics Education (CME) and Education in Science, Technology, and Society (ESTS) emphasize a more humane, integral, and quality education. Given these points, there is an interest in investigating the following question: Can Mathematics teaching activities mediated by ICTs offer didactic-pedagogical contributions that promote critical, civic, and humanitarian education for students, aligning with the theoretical principles of CME and ESTS? In this context, the aim of this research is to investigate Mathematics teaching mediated by ICTs to ascertain if their use can provide students with an education based on critical thinking, citizenship, and humanism, aligning with the theoretical principles of CME and ESTS. The research follows a qualitative approach with a descriptive objective, utilizing bibliographic procedures for its development. This work does not aim to measure the results but rather to offer a reflective and subjective interpretation. To achieve this goal, articles found in the SciELO Brazil and Capes Periodicals Portal databases were analyzed, focusing on experiences of Mathematics teaching that utilize ICTs as mediation in Basic Education, following the established search pattern. Specifically, the focus was on analyzing the results achieved by these activities, as observed and described by the authors in the materials analyzed. According to the findings, it was observed that most examined articles present evidence—although not directly predominant in most cases—of ESTS or CME in their outcomes. Moreover, while not directly related to the direct outcomes of implementing ICTs in Mathematics education, a significant portion of the analyzed articles demonstrates concern with elements that align with CME or ESTS and acknowledges the importance of these two approaches in education. Therefore, it can be argued that the incorporation of ICTs in Mathematics teaching activities certainly contributes to ESTS and CME.Albrecht, EvonirSilveira, Ismar FrangoBezerra, Francisco José BraboUniversidade Federal do ABCFreitas, Karina Aguiar De2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf150 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126579http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126579&midiaext=81235Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126579porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-04T09:02:55Zoai:BDTD:126579Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-04T09:02:55Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv As TDIC e o ensino de matemática : um mapeamento sistemático sobre sua relação com a educação matemática crítica e a educação em ciência, tecnologia e sociedade no ensino básico nos últimos dez anos
title As TDIC e o ensino de matemática : um mapeamento sistemático sobre sua relação com a educação matemática crítica e a educação em ciência, tecnologia e sociedade no ensino básico nos últimos dez anos
spellingShingle As TDIC e o ensino de matemática : um mapeamento sistemático sobre sua relação com a educação matemática crítica e a educação em ciência, tecnologia e sociedade no ensino básico nos últimos dez anos
Freitas, Karina Aguiar De
ENSINO DE MATEMÁTICA
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
REVISÃO DE LITERATURA
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA
TECNOLOGIA E SOCIEDADE
USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
title_short As TDIC e o ensino de matemática : um mapeamento sistemático sobre sua relação com a educação matemática crítica e a educação em ciência, tecnologia e sociedade no ensino básico nos últimos dez anos
title_full As TDIC e o ensino de matemática : um mapeamento sistemático sobre sua relação com a educação matemática crítica e a educação em ciência, tecnologia e sociedade no ensino básico nos últimos dez anos
title_fullStr As TDIC e o ensino de matemática : um mapeamento sistemático sobre sua relação com a educação matemática crítica e a educação em ciência, tecnologia e sociedade no ensino básico nos últimos dez anos
title_full_unstemmed As TDIC e o ensino de matemática : um mapeamento sistemático sobre sua relação com a educação matemática crítica e a educação em ciência, tecnologia e sociedade no ensino básico nos últimos dez anos
title_sort As TDIC e o ensino de matemática : um mapeamento sistemático sobre sua relação com a educação matemática crítica e a educação em ciência, tecnologia e sociedade no ensino básico nos últimos dez anos
author Freitas, Karina Aguiar De
author_facet Freitas, Karina Aguiar De
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albrecht, Evonir
Silveira, Ismar Frango
Bezerra, Francisco José Brabo
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Karina Aguiar De
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO DE MATEMÁTICA
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
REVISÃO DE LITERATURA
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA
TECNOLOGIA E SOCIEDADE
USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
topic ENSINO DE MATEMÁTICA
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
REVISÃO DE LITERATURA
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA
TECNOLOGIA E SOCIEDADE
USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Evonir Albrecht
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126579
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126579&midiaext=81235
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126579
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
150 f : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502112682606592