Um estudo sobre o papel do curso BC&T na formação dos licenciandos em física da UFABC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme, Cristiane Sommer
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=95839
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Lucio Campos Costa
id UFBC_8b11f32e459cd78d3d3253e6fdf844ec
oai_identifier_str oai:BDTD:95839
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Um estudo sobre o papel do curso BC&T na formação dos licenciandos em física da UFABCBC&T - UFABCLICENCIATURAFÍSICA - ESTUDO E ENSINOTEACHING DEGREEPHYSICS - STUDY AND TEACHINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Lucio Campos CostaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2015.O currículo do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) condiciona uma série de cursos oferecidos pela Universidade Federal do ABC (UFABC) a um conjunto de disciplinas obrigatórias de caráter introdutório. Observa-se que, destas, as que tratam conteúdos de Física, manifestam problemas de desmotivação em estudantes e professores, refletindo-se, nos primeiros, em altas taxas de reprovação e desistência e, nos últimos, desinteresse para ministrarem turmas destas disciplinas. Somado a isso, questões relativas ao projeto pedagógico da universidade (PP da UFABC), como ausência de pré-requisitos e turmas com um elevado número de estudantes, parecem contribuir para o aprofundamento deste quadro que, no caso dos cursos de Licenciatura, ainda é agravado, uma vez que a legislação vigente versa sobre a terminalidade e integralidade próprias que as Licenciaturas passaram a ter em relação aos Bacharelados. À luz destas questões e partindo-se da hipótese de que o entendimento destas problemáticas pode estar associado a uma pluralidade de interpretações do PP da UFABC. Este trabalho buscou investigar as representações que professores e estudantes vêm construindo a respeito do impacto do BC&T no curso de Licenciatura em Física. A escolha deste curso se deu em função do grau acentuado com que neste os problemas mencionados se manifestam. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas com professores e questionários (com questões abertas e fechadas) aos estudantes. A categorização e análise dos dados foram efetuadas através da Teoria de Análise Textual Discursiva desenvolvida por Moraes e Galiazzi.The Bachelor¿s Degree in Science and Technology (BC&T) requires students from number of courses offered by the Federal University of ABC (UFABC) to complete a set of mandatory subjects of an introductory character. It has been observed that from these subjects, those related to Physics show problems related to both students and professors¿ lack of motivation. This is reflected in high failure and waiver rates at the beginning of the courses and a lack of interest from professors to teach these classes towards the end of the course. Added to this there are issues related to the University¿s pedagogical project (UFABC¿s PP), such as an absence of prerequisites and classes with high student numbers which seem to intensify this condition. In the case of the Teaching Degree this is aggravated since the current legislation delimitates the inherent integrity that the Teaching Degree has in contrast to the Bachelor¿s Degree. By highlighting these issues and starting with the hypothesis that the understanding of these affairs can be associated with many interpretations of the UFABC¿s Pedagogical Project this thesis seeks to investigate professors and students¿ representations that have been built around the BC&T¿s impact in the Teaching Degree in Physics course. This course was chosen due to the high level of aforementioned problems associated with it. From a methodological perspective, the data was collected using semi-structured interviews with professors and questionnaires (containing open and closed questions) with students. The data categorization and analyzes was performed using the Textual Discourse Analyses Theory developed by Moraes and Galiazzi.Costa, Lúcio CamposAzevedo, Maria Antonia Ramos deAltarugio, Maisa HelenaLeme, Cristiane Sommer2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf177 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=95839http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=95839&midiaext=72024http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=95839&midiaext=72025Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=95839porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-05T15:37:15Zoai:BDTD:95839Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2018-11-05T15:37:15Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre o papel do curso BC&T na formação dos licenciandos em física da UFABC
title Um estudo sobre o papel do curso BC&T na formação dos licenciandos em física da UFABC
spellingShingle Um estudo sobre o papel do curso BC&T na formação dos licenciandos em física da UFABC
Leme, Cristiane Sommer
BC&T - UFABC
LICENCIATURA
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
TEACHING DEGREE
PHYSICS - STUDY AND TEACHING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short Um estudo sobre o papel do curso BC&T na formação dos licenciandos em física da UFABC
title_full Um estudo sobre o papel do curso BC&T na formação dos licenciandos em física da UFABC
title_fullStr Um estudo sobre o papel do curso BC&T na formação dos licenciandos em física da UFABC
title_full_unstemmed Um estudo sobre o papel do curso BC&T na formação dos licenciandos em física da UFABC
title_sort Um estudo sobre o papel do curso BC&T na formação dos licenciandos em física da UFABC
author Leme, Cristiane Sommer
author_facet Leme, Cristiane Sommer
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Lúcio Campos
Azevedo, Maria Antonia Ramos de
Altarugio, Maisa Helena
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme, Cristiane Sommer
dc.subject.por.fl_str_mv BC&T - UFABC
LICENCIATURA
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
TEACHING DEGREE
PHYSICS - STUDY AND TEACHING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic BC&T - UFABC
LICENCIATURA
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
TEACHING DEGREE
PHYSICS - STUDY AND TEACHING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Lucio Campos Costa
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=95839
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=95839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=95839&midiaext=72024
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=95839&midiaext=72025
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=95839
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
177 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502096776757248