As interações discursivas nas regências de futuros professores : implicações para a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Regina Campos Salles Moraes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76724
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Rosana Louro Ferreira Silva
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spelling As interações discursivas nas regências de futuros professores : implicações para a formação docenteFORMAÇÃO INICIALINTERAÇÕES DISCURSIVASPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à DocênciaINITIAL FORMATIONDISCURSIVE INTERACTIONSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Rosana Louro Ferreira SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2015.Estudos da área de pesquisa em ensino de ciências têm ressaltado a importância de investigações que tenham a sala de aula como local de pesquisa. Este trabalho apresenta um "retrato"das interações discursivas em torno do conhecimento científico, nas aulas de Ciências regidas por uma licencianda em Biologia da Universidade Federal do ABC. O objetivo desta investigação foi tornar visíveis as interações discursivas e refletir sobre aspectos dessa abordagem, do ponto de vista do ensino e da aprendizagem da docência. A licencianda fazia parte do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), que, entre outras atribuições, cria condições para que seus participantes ministrem aulas. As regências ocorreram nos 6º e 8º anos de uma escola pública. A metodologia de pesquisa, de cunho qualitativo, caracterizou-se como um estudo de caso. Para análise dos dados, utilizamos o sistema de referência proposto por Mortimer e Scott (2002), em cujo artigo apresentam uma ferramenta para identificar o papel da linguagem e especificamente das interações discursivas na construção do conhecimento científico em aulas de ciências. Considerando-se o contexto particular em que as regências aconteceram, as intenções de ensino que orientaram as intervenções da licencianda transitaram entre a exploração do que os alunos já sabiam sobre o tema e a introdução da "estória científica". As sequências triádicas, fechadas, com poucos feedbacks, predominaram sobre as abertas, oportunizando o aparecimento de poucas ideias oriundas dos alunos. As intervenções pedagógicas concentraram-se naquelas em que o foco foi selecionar e dar forma aos significados. A abordagem do discurso foi de autoridade, não pelo fato de as ideias dos alunos haverem sido desconsideradas, mas porque as que foram desenvolvidas baseavam-se unicamente no discurso científico escolar. Entendemos que, mais que identificar os aspectos das interações discursivas individualmente, é preciso analisarmos como eles se relacionam entre si, buscando entender o que leva os professores a conduzirem as discussões em sala de aula de uma forma e não de outra. Concluímos que o conhecimento da dinâmica discursiva das próprias aulas pode se constituir em subsídio para orientar as escolhas dos professores no que tange às suas perguntas, abordagem comunicativa e intervenções. Propomos que se discuta e amplifique a concepção de dialogia nos cursos de formação, bem como o potencial pedagógico da ferramenta analítica utilizada nesta investigação.Research studies on Science teaching have emphasized the importance of investigations that have classrooms as the field of research. The present work presents a "portrait" of the discursive interactions around scientific knowledge in Science classes conducted by an undergraduate student (major: Biology, minor: Education) of the Universidade Federal do ABC. The objective of this work has been, beyond rendering visible these discursive interactions, to reflect upon aspects of this approach from the perspective of teaching and learning to be a teacher. The undergraduate student was enrolled in the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID), a program which among other attributions provides conditions for participants to teach classes. She taught her classes in the 6th and 8th Years of a public school. Our research employed qualitative methodology, and it is characterized as a case study. To analyze data we have used the reference system proposed by Mortimer and Scott (2002), who present in their article a tool designed to identify the role of language, and specifically the role of discursive interactions in the construction of scientific knowledge. Considering the particular context where classes took place, the teaching intentions directing this teacher¿s interventions ranged between exploring what pupils already knew of the subject, and introducing the scientific "story". Closed triadic sequences, with few feedbacks, predominated upon open sequences, propitiating few ideas coming from students. Pedagogic interventions were mostly made with the aim to select and give shape to meanings. The approach of discourse was authoritarian, not because students¿ ideas were disregarded, but because the ideas that got developed were based only on scholastic scientific discourse. We think that it is less important to identify individual aspects of discursive interactions than to analyze how they relate between them, trying to understand what makes teachers conduct discussions in class in a given manner and not in another one. We conclude that learning about the discursive dynamics of one¿s own classes can constitute a subsidy to teachers, in order to guide their choices as regards their questions, communicative approach, and interventions. We propose that the concept of dialogue should be discussed and amplified in teacher formation courses, as well as the pedagogic potential of the analytic tool used in the present work.Silva, Rosana Louro FerreiraCapecchi, Maria Candida Varone de MoraisTrivelato, Silvia L. FrateschiAbreu, Regina Campos Salles Moraes2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf221 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76724http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76724&midiaext=69921http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76724&midiaext=69922Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76724porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-18T13:26:28Zoai:BDTD:76724Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2016-08-18T13:26:28Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
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