A infância afrodescendente : iniciação e socialização religiosas em um terreiro de candomblé jeje-nagô

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Érica Jorge
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110414
Resumo: Orientdora: Profª. Drª. Ana Keila Mosca Pinezi
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spelling A infância afrodescendente : iniciação e socialização religiosas em um terreiro de candomblé jeje-nagôCRIANÇASCandombléINFÂNCIASOCIALIZAÇÃOINICIAÇÃOCHILDRENCHILDHOODSOCIALIZATIONINITIATIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABCOrientdora: Profª. Drª. Ana Keila Mosca PineziCoorientador: Prof. Dr. Donizete Aparecido RodriguesTese (doutorado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, Santo André, 2018.Esta pesquisa tem por objetivo entender o espaço das crianças no candomblé jeje-nagô com base nos processos de iniciação e socialização religiosos. A fim de alcançar o objetivo esperado, proponho duas formas de ação: a primeira, de caráter mais geral, procurando observar como as crianças criam e recriam os fundamentos do candomblé estabelecendo vínculos entre si e entre os adultos. A segunda, opto por um olhar mais particular, especificamente com a iniciação religiosa da criança no candomblé. A primeira abordagem trabalhará com o aporte teórico antropológico e sociológico sobre socialização de crianças em ambientes religiosos, ao passo que a segunda discutirá o processo de iniciação, com subsídio teórico dos trabalhos de cientistas sociais que evidenciaram a iniciação no candomblé. Os dois processos ¿ a socialização e a iniciação ¿ referem-se, respectivamente, a uma abordagem em favor do grupo social e ao caráter individualizante. Para isso, estabeleço como metodologia uma abordagem qualitativa utilizando a etnografia nos rituais e pesquisa com as crianças do Ile Funfun Axé Awo Osogun, terreiro de candomblé jeje-nagô localizado em Itanhaém, litoral paulista.This research aims to understand the space of children in the Jeje - Nago Candomblé based on the processes of socialization and religious initiation. In order to achieve the expected goal , I propose two forms of action : the first , more general trying to observe how children create and recreate the foundations of the Candomblé establishing ties between them and among adults. The second, opt for a more unique look , especially with the religious initiation of children in Candomblé . The first approach will work with the anthropological and sociological theoretical basis of socialization of children in religious environments , while the second will discuss the process of initiation, with theoretical benefit of social scientists work showed that the initiation in Candomblé . The two processes - socialization and initiation - refer , respectively , to an approach in favor of the social group and individualizing character. For this, establish methodology as a qualitative approach using ethnography in the rituals and research with children of Ile Funfun Axé Awo Osogun, Terreiro Candomblé Jeje - Nago located in Itanhaém , Sao Paulo coast .Pinezi, Ana Keila MoscaRodrigues, Donizete AparecidoPires, Flávia FerreiraSouza, Sandra Duarte deMenezes, Marilda Aparecida deCarneiro, Érica Jorge2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf222 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110414http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110414&midiaext=76294http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110414&midiaext=76295Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=110414porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T18:01:40Zoai:BDTD:110414Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T18:01:40Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
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