Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Dialectus |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5167 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa é analisar os conceitos sujeito, cultura e educação imbricados à lógica que sustenta ou desestabiliza a crise do Capitalismo. A ordem estabelecida pelo sistema é sustentada por subjetividades sobrepujadas pelo progresso técnico-científico, sustentando o status quo vigente. A ciência como paradigma para o alcance civilizatório torna a técnica o centro de controle das ações subjetivas, delimitando os campos da cultura e da educação. A força fáustica devastadora e incontrolável da técnica recai sobre a educação em conformidade com o progresso cujo pressuposto prepara o campo visual de crianças e jovens a partir da apreensão de um sujeito que se constitui no campo simbólico e imaginário. O hábito na sociedade de consumo prescreve as aptidões subjetivas, alimentando escolhas e ações de crianças e jovens obedientes à lógica do Capital. São três os aspectos essenciais que delineiam a ação da técnica: o primeiro aspecto diz respeito à cultura, cuja sobrevivência depende da força do hábito determinando o modo como o sujeito capta a própria existência, tornando suas ações enrijecidas e/ou flexíveis. O segundo aspecto corresponde à interferência do hábito na formação das aptidões, fundamentais à existência individual e coletiva, porque nele se revela o caminho trilhado pela educação. E o terceiro concerne à educação, responsável pelo processo de formação das subjetividades capazes de estabilizarem e/ou desestabilizarem paradigmas sociais, econômicos e culturais. |
id |
UFC-11_3867a5003bcd86f5e77d5b45d99ceb73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/5167 |
network_acronym_str |
UFC-11 |
network_name_str |
Revista Dialectus |
repository_id_str |
|
spelling |
Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitávelO objetivo da pesquisa é analisar os conceitos sujeito, cultura e educação imbricados à lógica que sustenta ou desestabiliza a crise do Capitalismo. A ordem estabelecida pelo sistema é sustentada por subjetividades sobrepujadas pelo progresso técnico-científico, sustentando o status quo vigente. A ciência como paradigma para o alcance civilizatório torna a técnica o centro de controle das ações subjetivas, delimitando os campos da cultura e da educação. A força fáustica devastadora e incontrolável da técnica recai sobre a educação em conformidade com o progresso cujo pressuposto prepara o campo visual de crianças e jovens a partir da apreensão de um sujeito que se constitui no campo simbólico e imaginário. O hábito na sociedade de consumo prescreve as aptidões subjetivas, alimentando escolhas e ações de crianças e jovens obedientes à lógica do Capital. São três os aspectos essenciais que delineiam a ação da técnica: o primeiro aspecto diz respeito à cultura, cuja sobrevivência depende da força do hábito determinando o modo como o sujeito capta a própria existência, tornando suas ações enrijecidas e/ou flexíveis. O segundo aspecto corresponde à interferência do hábito na formação das aptidões, fundamentais à existência individual e coletiva, porque nele se revela o caminho trilhado pela educação. E o terceiro concerne à educação, responsável pelo processo de formação das subjetividades capazes de estabilizarem e/ou desestabilizarem paradigmas sociais, econômicos e culturais.Universidade Federal do Ceará (UFC)2013-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/516710.30611/2012n1id5167Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 1 (2012): Dossiê Indivíduo e Educação no Contexto da Crise do Capitalismo; 143-1552317-201010.30611/2012n1reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5167/3799Vasconcelos, Raquel Celia Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-03T13:45:57Zoai:periodicos.ufc:article/5167Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-07-03T13:45:57Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitável |
title |
Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitável |
spellingShingle |
Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitável Vasconcelos, Raquel Celia Silva |
title_short |
Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitável |
title_full |
Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitável |
title_fullStr |
Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitável |
title_full_unstemmed |
Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitável |
title_sort |
Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitável |
author |
Vasconcelos, Raquel Celia Silva |
author_facet |
Vasconcelos, Raquel Celia Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Raquel Celia Silva |
description |
O objetivo da pesquisa é analisar os conceitos sujeito, cultura e educação imbricados à lógica que sustenta ou desestabiliza a crise do Capitalismo. A ordem estabelecida pelo sistema é sustentada por subjetividades sobrepujadas pelo progresso técnico-científico, sustentando o status quo vigente. A ciência como paradigma para o alcance civilizatório torna a técnica o centro de controle das ações subjetivas, delimitando os campos da cultura e da educação. A força fáustica devastadora e incontrolável da técnica recai sobre a educação em conformidade com o progresso cujo pressuposto prepara o campo visual de crianças e jovens a partir da apreensão de um sujeito que se constitui no campo simbólico e imaginário. O hábito na sociedade de consumo prescreve as aptidões subjetivas, alimentando escolhas e ações de crianças e jovens obedientes à lógica do Capital. São três os aspectos essenciais que delineiam a ação da técnica: o primeiro aspecto diz respeito à cultura, cuja sobrevivência depende da força do hábito determinando o modo como o sujeito capta a própria existência, tornando suas ações enrijecidas e/ou flexíveis. O segundo aspecto corresponde à interferência do hábito na formação das aptidões, fundamentais à existência individual e coletiva, porque nele se revela o caminho trilhado pela educação. E o terceiro concerne à educação, responsável pelo processo de formação das subjetividades capazes de estabilizarem e/ou desestabilizarem paradigmas sociais, econômicos e culturais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5167 10.30611/2012n1id5167 |
url |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5167 |
identifier_str_mv |
10.30611/2012n1id5167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5167/3799 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 1 (2012): Dossiê Indivíduo e Educação no Contexto da Crise do Capitalismo; 143-155 2317-2010 10.30611/2012n1 reponame:Revista Dialectus instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Dialectus |
collection |
Revista Dialectus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com |
_version_ |
1798320184425971712 |