Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Raquel Celia Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dialectus
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5167
Resumo: O objetivo da pesquisa é analisar os conceitos sujeito, cultura e educação imbricados à lógica que sustenta ou desestabiliza a crise do Capitalismo. A ordem estabelecida pelo sistema é sustentada por subjetividades sobrepujadas pelo progresso técnico-científico, sustentando o status quo vigente. A ciência como paradigma para o alcance civilizatório torna a técnica o centro de controle das ações subjetivas, delimitando os campos da cultura e da educação. A força fáustica devastadora e incontrolável da técnica recai sobre a educação em conformidade com o progresso cujo pressuposto prepara o campo visual de crianças e jovens a partir da apreensão de um sujeito que se constitui no campo simbólico e imaginário. O hábito na sociedade de consumo prescreve as aptidões subjetivas, alimentando escolhas e ações de crianças e jovens obedientes à lógica do Capital. São três os aspectos essenciais que delineiam a ação da técnica: o primeiro aspecto diz respeito à cultura, cuja sobrevivência depende da força do hábito determinando o modo como o sujeito capta a própria existência, tornando suas ações enrijecidas e/ou flexíveis. O segundo aspecto corresponde à interferência do hábito na formação das aptidões, fundamentais à existência individual e coletiva, porque nele se revela o caminho trilhado pela educação. E o terceiro concerne à educação, responsável pelo processo de formação das subjetividades capazes de estabilizarem e/ou desestabilizarem paradigmas sociais, econômicos e culturais.
id UFC-11_3867a5003bcd86f5e77d5b45d99ceb73
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/5167
network_acronym_str UFC-11
network_name_str Revista Dialectus
repository_id_str
spelling Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitávelO objetivo da pesquisa é analisar os conceitos sujeito, cultura e educação imbricados à lógica que sustenta ou desestabiliza a crise do Capitalismo. A ordem estabelecida pelo sistema é sustentada por subjetividades sobrepujadas pelo progresso técnico-científico, sustentando o status quo vigente. A ciência como paradigma para o alcance civilizatório torna a técnica o centro de controle das ações subjetivas, delimitando os campos da cultura e da educação. A força fáustica devastadora e incontrolável da técnica recai sobre a educação em conformidade com o progresso cujo pressuposto prepara o campo visual de crianças e jovens a partir da apreensão de um sujeito que se constitui no campo simbólico e imaginário. O hábito na sociedade de consumo prescreve as aptidões subjetivas, alimentando escolhas e ações de crianças e jovens obedientes à lógica do Capital. São três os aspectos essenciais que delineiam a ação da técnica: o primeiro aspecto diz respeito à cultura, cuja sobrevivência depende da força do hábito determinando o modo como o sujeito capta a própria existência, tornando suas ações enrijecidas e/ou flexíveis. O segundo aspecto corresponde à interferência do hábito na formação das aptidões, fundamentais à existência individual e coletiva, porque nele se revela o caminho trilhado pela educação. E o terceiro concerne à educação, responsável pelo processo de formação das subjetividades capazes de estabilizarem e/ou desestabilizarem paradigmas sociais, econômicos e culturais.Universidade Federal do Ceará (UFC)2013-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/516710.30611/2012n1id5167Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 1 (2012): Dossiê Indivíduo e Educação no Contexto da Crise do Capitalismo; 143-1552317-201010.30611/2012n1reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5167/3799Vasconcelos, Raquel Celia Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-03T13:45:57Zoai:periodicos.ufc:article/5167Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-07-03T13:45:57Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitável
title Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitável
spellingShingle Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitável
Vasconcelos, Raquel Celia Silva
title_short Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitável
title_full Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitável
title_fullStr Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitável
title_full_unstemmed Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitável
title_sort Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitável
author Vasconcelos, Raquel Celia Silva
author_facet Vasconcelos, Raquel Celia Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Raquel Celia Silva
description O objetivo da pesquisa é analisar os conceitos sujeito, cultura e educação imbricados à lógica que sustenta ou desestabiliza a crise do Capitalismo. A ordem estabelecida pelo sistema é sustentada por subjetividades sobrepujadas pelo progresso técnico-científico, sustentando o status quo vigente. A ciência como paradigma para o alcance civilizatório torna a técnica o centro de controle das ações subjetivas, delimitando os campos da cultura e da educação. A força fáustica devastadora e incontrolável da técnica recai sobre a educação em conformidade com o progresso cujo pressuposto prepara o campo visual de crianças e jovens a partir da apreensão de um sujeito que se constitui no campo simbólico e imaginário. O hábito na sociedade de consumo prescreve as aptidões subjetivas, alimentando escolhas e ações de crianças e jovens obedientes à lógica do Capital. São três os aspectos essenciais que delineiam a ação da técnica: o primeiro aspecto diz respeito à cultura, cuja sobrevivência depende da força do hábito determinando o modo como o sujeito capta a própria existência, tornando suas ações enrijecidas e/ou flexíveis. O segundo aspecto corresponde à interferência do hábito na formação das aptidões, fundamentais à existência individual e coletiva, porque nele se revela o caminho trilhado pela educação. E o terceiro concerne à educação, responsável pelo processo de formação das subjetividades capazes de estabilizarem e/ou desestabilizarem paradigmas sociais, econômicos e culturais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5167
10.30611/2012n1id5167
url http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5167
identifier_str_mv 10.30611/2012n1id5167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5167/3799
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 1 (2012): Dossiê Indivíduo e Educação no Contexto da Crise do Capitalismo; 143-155
2317-2010
10.30611/2012n1
reponame:Revista Dialectus
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Dialectus
collection Revista Dialectus
repository.name.fl_str_mv Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com
_version_ 1798320184425971712