HOMO ABSCONDITUS: O CONTEÚDO UTÓPICO-SUBVERSIVO DAS RELIGIÕES SEGUNDO L. FEUERBACH E E. BLOCH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schütz, Rosalvo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dialectus
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/70901
Resumo: Com o apoio decisivo da teoria de L. Feuerbach, Ernst Bloch pôde estabelecer, mesmo que de um ponto de vista materialista e até mesmo ateísta, uma relação teórica muito produtiva com a religião. A valorização blochiana da teoria de Feuerbach se situa numa perspectiva não usual na tradição crítica e marxiana a qual, geralmente se limita a indicá-lo como antecessor de Marx, principalmente no que diz respeito à análise do caráter fetichista da sociedade capitalista. Para além dos limites muitas vezes indicados quanto a compreensão histórica, política e antropológica, Bloch reconhece que em Feuerbach há uma verdadeira revolução no modo de compreender e atribuir significado a religião. Muito mais do que superar a religião, segundo Bloch, Feuerbach estava interessado no conteúdo humano e até mesmo subversivo inerente às religiões. Essa apropriação produtiva da teoria de Feuerbach possibilitou a Bloch trabalhar com o pressuposto de que os ‘segredos’ das religiões se fundam em dimensões humanas latentes, embora ainda não reconhecidas enquanto tal. As religiões estariam, portanto, carregadas de conteúdo utópico, sendo portadoras de um homo absconditus e, simultaneamente, representariam uma fronteira inigualável de emergência do inédito no mundo. O pensamento crítico estaria diante da tarefa de explicitar os conteúdos utópicos e subversivos aí emergentes em vez de abandoná-los ao pensamento e as ações conservadoras.
id UFC-11_a85802022a467bf746f3ca45b4f15e94
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/70901
network_acronym_str UFC-11
network_name_str Revista Dialectus
repository_id_str
spelling HOMO ABSCONDITUS: O CONTEÚDO UTÓPICO-SUBVERSIVO DAS RELIGIÕES SEGUNDO L. FEUERBACH E E. BLOCHReligiãoConteúdos utópicosAteísmo antropológicoCom o apoio decisivo da teoria de L. Feuerbach, Ernst Bloch pôde estabelecer, mesmo que de um ponto de vista materialista e até mesmo ateísta, uma relação teórica muito produtiva com a religião. A valorização blochiana da teoria de Feuerbach se situa numa perspectiva não usual na tradição crítica e marxiana a qual, geralmente se limita a indicá-lo como antecessor de Marx, principalmente no que diz respeito à análise do caráter fetichista da sociedade capitalista. Para além dos limites muitas vezes indicados quanto a compreensão histórica, política e antropológica, Bloch reconhece que em Feuerbach há uma verdadeira revolução no modo de compreender e atribuir significado a religião. Muito mais do que superar a religião, segundo Bloch, Feuerbach estava interessado no conteúdo humano e até mesmo subversivo inerente às religiões. Essa apropriação produtiva da teoria de Feuerbach possibilitou a Bloch trabalhar com o pressuposto de que os ‘segredos’ das religiões se fundam em dimensões humanas latentes, embora ainda não reconhecidas enquanto tal. As religiões estariam, portanto, carregadas de conteúdo utópico, sendo portadoras de um homo absconditus e, simultaneamente, representariam uma fronteira inigualável de emergência do inédito no mundo. O pensamento crítico estaria diante da tarefa de explicitar os conteúdos utópicos e subversivos aí emergentes em vez de abandoná-los ao pensamento e as ações conservadoras.Universidade Federal do Ceará (UFC)2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/7090110.30611/2021n21id70901Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 21 (2021): Dossiê Ernst Bloch; 189-2072317-201010.30611/2021n21reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/70901/196741Copyright (c) 2021 Rosalvo Schützhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchütz, Rosalvo2021-05-01T02:07:45Zoai:periodicos.ufc:article/70901Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2021-05-01T02:07:45Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv HOMO ABSCONDITUS: O CONTEÚDO UTÓPICO-SUBVERSIVO DAS RELIGIÕES SEGUNDO L. FEUERBACH E E. BLOCH
title HOMO ABSCONDITUS: O CONTEÚDO UTÓPICO-SUBVERSIVO DAS RELIGIÕES SEGUNDO L. FEUERBACH E E. BLOCH
spellingShingle HOMO ABSCONDITUS: O CONTEÚDO UTÓPICO-SUBVERSIVO DAS RELIGIÕES SEGUNDO L. FEUERBACH E E. BLOCH
Schütz, Rosalvo
Religião
Conteúdos utópicos
Ateísmo antropológico
title_short HOMO ABSCONDITUS: O CONTEÚDO UTÓPICO-SUBVERSIVO DAS RELIGIÕES SEGUNDO L. FEUERBACH E E. BLOCH
title_full HOMO ABSCONDITUS: O CONTEÚDO UTÓPICO-SUBVERSIVO DAS RELIGIÕES SEGUNDO L. FEUERBACH E E. BLOCH
title_fullStr HOMO ABSCONDITUS: O CONTEÚDO UTÓPICO-SUBVERSIVO DAS RELIGIÕES SEGUNDO L. FEUERBACH E E. BLOCH
title_full_unstemmed HOMO ABSCONDITUS: O CONTEÚDO UTÓPICO-SUBVERSIVO DAS RELIGIÕES SEGUNDO L. FEUERBACH E E. BLOCH
title_sort HOMO ABSCONDITUS: O CONTEÚDO UTÓPICO-SUBVERSIVO DAS RELIGIÕES SEGUNDO L. FEUERBACH E E. BLOCH
author Schütz, Rosalvo
author_facet Schütz, Rosalvo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schütz, Rosalvo
dc.subject.por.fl_str_mv Religião
Conteúdos utópicos
Ateísmo antropológico
topic Religião
Conteúdos utópicos
Ateísmo antropológico
description Com o apoio decisivo da teoria de L. Feuerbach, Ernst Bloch pôde estabelecer, mesmo que de um ponto de vista materialista e até mesmo ateísta, uma relação teórica muito produtiva com a religião. A valorização blochiana da teoria de Feuerbach se situa numa perspectiva não usual na tradição crítica e marxiana a qual, geralmente se limita a indicá-lo como antecessor de Marx, principalmente no que diz respeito à análise do caráter fetichista da sociedade capitalista. Para além dos limites muitas vezes indicados quanto a compreensão histórica, política e antropológica, Bloch reconhece que em Feuerbach há uma verdadeira revolução no modo de compreender e atribuir significado a religião. Muito mais do que superar a religião, segundo Bloch, Feuerbach estava interessado no conteúdo humano e até mesmo subversivo inerente às religiões. Essa apropriação produtiva da teoria de Feuerbach possibilitou a Bloch trabalhar com o pressuposto de que os ‘segredos’ das religiões se fundam em dimensões humanas latentes, embora ainda não reconhecidas enquanto tal. As religiões estariam, portanto, carregadas de conteúdo utópico, sendo portadoras de um homo absconditus e, simultaneamente, representariam uma fronteira inigualável de emergência do inédito no mundo. O pensamento crítico estaria diante da tarefa de explicitar os conteúdos utópicos e subversivos aí emergentes em vez de abandoná-los ao pensamento e as ações conservadoras.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/70901
10.30611/2021n21id70901
url http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/70901
identifier_str_mv 10.30611/2021n21id70901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/70901/196741
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Rosalvo Schütz
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Rosalvo Schütz
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 21 (2021): Dossiê Ernst Bloch; 189-207
2317-2010
10.30611/2021n21
reponame:Revista Dialectus
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Dialectus
collection Revista Dialectus
repository.name.fl_str_mv Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com
_version_ 1798320185648611328